qua, 11 novembro 2020 16:45
Do papel à partitura: projeto de aluna da Pós-Unifor ajuda músicos durante a pandemia
Aluna do MBA em Gestão e Assessoria de Comunicação da Pós-Unifor realiza trabalho que visa beneficiar escola de música atingida pela crise econômica
O que começou como uma ideia para uma das disciplinas do MBA em Gestão e Assessoria de Comunicação da Escola de Comunicação e Gestão da Pós-Unifor, da aluna e jornalista Eveline Frota, virou projeto de Trabalho de Conclusão de Curso e ação com impacto na vida real. Todos os trabalhos realizados pelos alunos de conclusão são pautados na filosofia Líderes que Transformam, na qual a ideia é que os projetos tragam um sentido maior para a sociedade.
Eveline Frota, responsável pelo trabalho explica qual era a ideia do seu projeto, “a ideia inicial era ajudar os músicos de uma escola que perderam trabalhos de uma hora para outra com a pandemia. Aí surgiu o plano de conseguir alunos e eles, retomarem as aulas. Tudo online”. Segundo Eveline, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF-Ceará) se prontificou imediatamente em participar do projeto e assim se tornarem os primeiros alunos da escola de música juntamente com seus familiares. A iniciativa tomou uma proporção maior e se tornou uma campanha que recebeu como nome “Bem em casa”.
Os associados terão desconto significativo na mensalidade, com duas aulas online semanais, estas em parceria com a Escola de Música Adriano Azevedo. A ideia é oferecer descontos exclusivos para associados do IBEF-CE nos diversos cursos que a escola oferece, como canto, violão, guitarra, baixo, entre outros. As turmas serão divididas em faixas etárias a partir de 16 anos e poderão ser de até 15 pessoas.
“Tenho um sentimento de grande alegria e realização quando vejo projetos como este da Eveline se tornarem realidade. A nossa filosofia, nossa razão de ser, e o que nos difere das outras instituições é nossa metodologia Líderes que Transformam. Guiada pelos ODS e reconhecida pela ONU, pois acredito que somos multiplicadores de conhecimento que se materializa e transforma a vida não só dos nossos alunos, mas da sociedade e de realidades que nos cercam”, destaca Raquel Bastos, professora e coordenadora da Pós-Unifor.
Incentivo à cultura
"Estamos muito contentes com essa parceria, pois é uma forma de trazer benefícios para os nossos associados por meio de uma iniciativa que irá colaborar com músicos cearenses, um setor que tem sido muito prejudicado em razão da situação de pandemia pela qual estamos passando. É um fomento do IBEF Ceará à cultura", destaca o presidente do Instituto, Luiz Antônio Trotta Miranda.
O comentário do presidente do IBEF ecoa nas palavras de Adriano Azevedo, proprietário da Escola de Música. "Esse projeto vem em uma hora muito especial, pois os músicos precisam desse apoio. Sabemos o efeito positivo que a música tem na vida das pessoas. Então todo mundo é beneficiado, os alunos, os músicos, a escola", ressalta.
Perguntado sobre o cenário dos últimos meses devido a pandemia, Adriano explica que em todo o país os músicos ainda estão passando por um momento difícil. "Mas sempre ouço dos nossos professores: 'Pelo menos temos a música'. É como se ela nos protegesse. Ela é um convite para uma festa. E os resultados são incontestáveis. Não é toda coisa que tem força para mudar uma realidade, para tirar alguém de uma depressão, por exemplo. A música tem essa força. Ela é a nossa missão e temos o objetivo de propagar essa alegria", avalia Adriano.
Eveline Frota, responsável pelo trabalho ressalta, “é um sonho antigo trabalhar com músicos. Sentir que pode ser realidade graças ao que aprendi aqui na Pós-graduação da Unifor. Meus agradecimentos em especial ao professor Wagner Borges, que incentivou e orientou no processo de criação do plano comunicação para a Escola Adriano Azevedo. Felicidade é meu sobrenome neste momento”, completa Eveline Frota.
Mais informações
Inscrições para associados do IBEF Ceará
As aulas online para associados do IBEF Ceará serão realizadas pelo aplicativo Zoom e divididas em teóricas e práticas. As aulas teóricas serão em grupo, já todas as práticas serão individuais. Os 10 primeiros alunos a fecharem com a escola na campanha “Bem em casa”, terão, além das aulas práticas individuais, aulas teóricas individuais nos dois primeiros meses. A partir do segundo mês, as aulas teóricas serão em grupo, como o demais alunos da campanha.
Para não associados
Quem não for associado do IBEF Ceará mas apresentar matéria sobre a campanha publicada na imprensa, terá desconto no cronograma com uma aula por semana ao custo de R$195,50 mensais.