null Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho traz diferenciais para a carreira de engenheiros e arquitetos

Qui, 12 Agosto 2021 10:50

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho traz diferenciais para a carreira de engenheiros e arquitetos

A formação na área torna-se cada vez mais necessária devido ao aumento das exigências nacionais e internacionais na busca de melhoria de qualidade dos produtos e serviços


O curso amplia, em um curto período, o conhecimento prático de profissionais da área (Foto: Getty Images)
O curso amplia, em um curto período, o conhecimento prático de profissionais da área (Foto: Getty Images)

O que esperar do mercado de trabalho em 2022? Com a ampliação da vacinação contra a Covid-19 e a retomada gradativa da economia, o cenário deve ser mais promissor para as empresas e a tendência é que mais contratações ocorram no próximo ano. Nesse contexto, é imprescindível que os empreendimentos contemplem profissionais capazes de eliminar áreas prejudiciais à saúde ou promover a proteção dos empregados. Pensando nisso, a Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, oferta a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

O coordenador de Pós-Graduação, Roberto César de Moura Silva, explica que a especialização é importante não somente pelo aspecto legal, que exige que as empresas incluam em seus quadros o profissional de Engenharia de Segurança do Trabalho, mas também por ampliar, em um curto período, o conhecimento prático de engenheiros e arquitetos. 

“O curso de Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho é o único curso de pós-graduação que oferece outra habilitação profissional, com atribuições específicas e restritas ao profissional de Engenharia de Segurança, ampliando, em curto prazo, o campo de atuação de engenheiros e arquitetos, além da necessidade sempre renovada de se fortalecer o processo de formação de recursos humanos de alto nível, pode-se destacar sua importante contribuição para o desenvolvimento local e regional com base nos pontos de vista técnico, econômico e social”, comenta o coordenador. 

Relevância na formação

Além disso, Roberto César ressalta que o aumento das exigências nacionais e internacionais na busca de melhoria de qualidade dos produtos e serviços tem forçado as indústrias e empresas brasileiras a procurarem profissionais na área de segurança do trabalho. 

“A imposição dos grandes mercados globalizados, que forçam seus fornecedores a cumprir as Normas ISO, têm contribuído com a ampliação do mercado para os profissionais de segurança e medicina do trabalho, pois em todas as normas de qualidade estão inseridos procedimentos de segurança, higiene e prevenção de acidentes a serem cumpridos pelas empresas”, pontua Roberto César. 

O professor Roberto César ressalta que procedimentos de segurança, higiene e prevenção de acidentes precisam ser cumpridos pelas empresas que atuam em mercados globalizados (Foto: acervo pessoal)

O curso, que tem duração de 24 meses, busca capacitar engenheiros e arquitetos/urbanistas para atuar nas áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho, de acordo com a Lei nº 7.410 de 27/11/1985, regulamentada pelo Decreto nº 92.530 de 09/04/1986.

O MBA oferece as competências exigidas pelo mercado, com foco nos aspectos técnicos legais e científicos, jurídicos e organizacionais através da transversalidade e multidisciplinaridade dos assuntos abordados nas disciplinas.

Especialização na Unifor

O curso de especialização ofertado na Unifor é voltado para profissionais graduados em Engenharia, Arquitetura, e demais interessados em atuar na prevenção de acidentes de trabalho. O objetivo da Pós-Unifor é preparar os profissionais para assessorar as empresas para que elas possam cumprir as normas Regulamentadoras da Secretaria do Trabalho, antigo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) no que diz respeito à segurança, e estabelecer a melhoria dos ambientes de produção, eliminando as áreas consideradas prejudiciais à saúde ou promovendo a proteção dos empregados.