null Evento da Pós-Unifor destaca uso de ultrassom em unidades de terapia intensiva

Evento da Pós-Unifor destaca uso de ultrassom em unidades de terapia intensiva

Promovida pela Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva, a iniciativa acontecerá nos laboratórios morfofuncionais do NAMI

O NAMI foi criado em 1978 como um centro de práticas para os cursos de saúde da Unifor e hoje atende mais de 10 mil pessoas por mês (Foto: Getty Images)

No dia 9 de dezembro, a Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, vai realizar a primeira edição do workshop “A beira do leito”. Voltado exclusivamente para estudantes do curso, o evento acontecerá de 8h às 17h, nos laboratórios morfofuncionais do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI).

A iniciativa tem como proposta destacar situações clínicas relevantes nas quais os profissionais de enfermagem podem empregar o ultrassom em unidades de terapia intensiva. O momento de imersão será ministrado pelo enfermeiro Ítalo Andrade

Juliana Oliveira, coordenadora do curso, enfatiza a notoriedade do evento para a formação de profissionais de saúde interdisciplinares, capacitando-os para enfrentar desafios do cotidiano da profissão. “O uso do ultrassom por enfermeiros tem como objetivo qualificar a assistência e proporcionar aos pacientes mais conforto e segurança. Participar de um momento assim capacita ainda mais os nossos alunos para os desafios no cuidado ao paciente crítico”, explica a profissional.

Sobre o palestrante

Enfermeiro, formado pela Universidade de Fortaleza, é um profissional qualificado com expertise em Terapia Intensiva, sendo titulado pela Associação Brasileira de Enfermagem em Terapia Intensiva (ABENTI) e pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Sua contribuição para a formação de novos profissionais é evidenciada pelo papel de Professor no Estágio Supervisionado da pós-graduação de Enfermagem em Terapia Intensiva na Unifor.

Atualmente, encontra-se dedicado ao doutoramento no Programa de Pós Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde, com enfoque na Simulação Clínica. Seu interesse em aprimorar técnicas e metodologias de ensino destaca-se como linha de sua trajetória acadêmica. Adicionalmente, desempenha o papel de Preceptor POCUS (Point of care ultrasound) à beira leito, demonstrando interesse em integrar tecnologias avançadas aos cuidados intensivos.

Workshop “A Beira do Leito”
Data: 9 de dezembro
Local: Laboratórios Morfofuncionais do NAMI