null Docente da Pós-Unifor lança livro que explora a riqueza e diversidade da cultura alimentar cearense

Obra assinada pelo chef Elcio Nagano, professor da pós-graduação em Gastronomia da Universidade de Fortaleza, será apresentada no auditório da Biblioteca Central

O livro apresenta narrativas sobre a cozinha cearense, as experimentações independentes, as receitas autorais, a busca pela qualificação e os insumos locais de qualidade (Foto: Divulgação)

No dia 7 de dezembro, o curso de pós-graduação em Gastronomia da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, vai promover o lançamento do livro “Ceará à Mesa – Sabores, Histórias e Receitas”, assinado pelo chefs Elcio Nagano, que é docente da Especialização, Fernando Barroso (in memoriam) e Bernard Twardy. Aberto ao público, o evento será realizado às 19h, no auditório da Biblioteca Central.

Na ocasião, Elcio Nagano vai realizar uma explanação sobre a construção da obra e o conteúdo dos capítulos. O livro apresenta narrativas sobre a cozinha cearense, experimentações independentes, receitas autorais, busca pela qualificação e insumos locais de qualidade.

A publicação é fruto do projeto “Ceará à Mesa”, que vinha sendo conduzido há anos pelos três chefs/autores na busca pela valorização da riqueza e diversidade da cultura alimentar, da valorização dos insumos cearenses, do uso destacado de produtos regionais de qualidade e a mistura de técnicas tradicionais com influências particulares.

Sobre Elcio Nagano

Chef e empresário do ramo de alimentação, professor de Gastronomia, colunista gastronômico do Jornal O Povo, consultor gastronômico e CEO da empresa de prestação de serviços de catering, palestras e cursos na área de Gastronomia. É protagonista do movimento Ceará à Mesa, juntamente com os parceiros chefs Fernando Barroso e Bernard Twardy.

Estude na Unifor

No curso de pós-graduação em Gastronomia: do Clássico ao Contemporâneo, os alunos terão a oportunidade de interagir com os mais renomados chefs e professores especializados da região do Ceará, reconhecidos por suas valiosas contribuições tanto no âmbito acadêmico quanto em restaurantes de destaque.

Além disso, conforme sugere o próprio título, a estrutura curricular oferece uma jornada global por meio da culinária. As atividades são integralmente práticas, e uma disciplina de nivelamento foi incorporada ao programa para assegurar que todos os estudantes iniciem o curso com o mesmo nível de conhecimento.

Lançamento do livro “Ceará à Mesa – Sabores, Histórias e Receitas”
Data: 7 de dezembro
Local: Auditório da Biblioteca Central