null Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada na Pós-Unifor

Qui, 8 Dezembro 2022 17:31

Pós-graduação amplia oportunidades de trabalho e favorece a ascensão profissional

O Programa de Pós-Graduação atua na formação de mestres e doutores que possam contribuir com atividades de pesquisa de excelência, tanto no Brasil quanto no exterior, por meio de uma postura autônoma e espírito inovador (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, abre edital para seleção de mestrado e doutorado em Informática Aplicada. As inscrições acontecem de 28 de novembro de 2022 a 9 de janeiro de 2023, e serão feitas por meio de formulário on-line. Para o doutorado, podem se candidatar mestres em Computação, Matemática, Física, Engenharias e afins. Já para o mestrado, os candidatos precisam ter passado pela graduação nas áreas citadas.

Com mais de 20 anos no desenvolvimento de pesquisa científica em Ciências da Computação, o Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) tem como diferencial o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, atendendo a demandas do mercado e buscando o embasamento científico e tecnológico.

Vládia Pinheiro, coordenadora do PPGIA, explica que, durante os cursos, os estudantes têm a oportunidade de participar de diversos projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação com várias empresas, inclusive do Parque Tecnológico da Unifor, além de estabelecerem parcerias nacionais e internacionais. “Diversos egressos do PPGIA estão continuando seus estudos no exterior, fruto de parcerias acadêmicas com os docentes da Unifor”, complementa.

Fomento à pesquisa

O programa oferece seis linhas de pesquisa: Computação Aplicada; Sistemas Inteligentes; Visualização e Interação; Redes e Sistemas Distribuídos, Engenharia de Software e - a mais recente - Ciência de Dados e Inteligência Artificial. Esta última, com foco totalmente voltado para problemas de mercado, atendendo a uma demanda crescente de profissionais que desejam tomar decisões baseadas em dados, nas empresas de todos os setores.

O PPGIA tem atualmente disponibilidade de cinco bolsas para participação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, conduzidas pelos professores. “O aluno precisa ter disponibilidade de tempo para participar dos projetos, mas não é exigido tempo de dedicação integral”, informa Vládia.

Impactos na vida profissional

A formação dos mestres e doutores em Informática Aplicada é pautada na inserção dos alunos em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação desde o primeiro ano, possibilitando a divulgação desses conteúdos em publicações de alto impacto científico, além da aplicação imediata do conhecimento adquirido nas disciplinas. Esses fatores favorecem a empregabilidade e a ascensão profissional.

Alinhados à busca pelo avanço científico e por soluções inovadoras, as pesquisas e projetos desenvolvidos no PPGIA podem trazer alternativas para problemas da sociedade em diversos segmentos, como as áreas da justiça, saúde, segurança pública, indústria e gestão pública.

Caio Ponte foi estagiário do Laboratório de Engenharia do Conhecimento (LEC) durante a graduação. Apesar de ser favorável à ideia de trabalhar com pesquisa, acreditava que no LEC trabalharia com poucos temas e assuntos excessivamente teóricos e distantes da realidade. “Essa visão foi desfeita, trabalhei com diversos assuntos, resolvendo problemas reais do setor público e privado”.

A nova percepção o impulsionou a dar continuidade à carreira acadêmica, tanto que concluiu o mestrado e atualmente é aluno do doutorado. Hoje, atua como professor do curso de Ciências da Computação da Unifor, além de ser pesquisador na área de Inteligência Artificial e Ciências de Dados nos laboratórios do LEC e do Laboratório de Ciência de Dados e Inteligência Artificial (LCDIA).

“Vejo que dá para trilhar vários caminhos com os cursos de pós-graduação do PPGIA, tanto acadêmicos quantos voltados para o mercado, mas que demandam conhecimentos que estão na fronteira da pesquisa”, analisa.

Para Fernando Siqueira, a experiência como doutorando está lhe proporcionando um novo olhar para a área de inteligência artificial e ciências de dados. “O PPGIA oferece um curso com muita profundidade e qualidade na área, excelente equilíbrio entre conteúdo teórico e prático aplicável no mercado, além de dispor de um corpo docente comprometido e de alto nível”, avalia.

Ele conta que tem sido um período de crescimento e aprendizado, e enfatiza a transformação pela qual está passando profissionalmente. “Não há dúvidas de que essa qualificação me permitirá atuar com mais propriedade em meus projetos profissionais e também nas minhas pesquisas de interesse particular”, conclui Siqueira.

As informações completas de como se candidatar a uma vaga no PPGIA podem ser consultadas nos editais (abaixo) dos processos seletivos.

Seleção para mestrado e doutorado em Informática Aplicada
Data: 28 de novembro de 2022 a 9 de janeiro de 2023