Ciência da Computação Bacharelado

Estudante olha com concentração para um notebook.

Esse curso é para quem quer...

... trabalhar com projeto e desenvolvimento de software, incluindo aplicações para dispositivos móveis e jogos eletrônicos

e planeja...

... atuar na elaboração autoral de produções gráficas, manutenção do ambiente tecnológico das organizações, gestão de projetos e governança de Tecnologia da Informação (TI).

Período
Manhã | Noite

Duração
4 anos

Vagas
40

Informações para contato

Coordenação: Profª Liádina Camargo

  • E-mail de contato: computacao@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477-3170
  • Endereço de contato: Bloco J | Sala 06

Diferenciais

Como aluno de Ciência da Computação, você tem acesso a uma formação abrangente e transdisciplinar que alia conhecimento científico e capacitação técnica. Isto é possível porque o currículo estimula o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, análise, síntese e reflexão.

Aqui, você é capacitado para exercer atividades profissionais, lidar com ferramentas e processos inovadores em ambientes de complexidade elevada. Todos os professores são mestres ou doutores, com forte atuação no mercado de trabalho ou líderes de projetos de pesquisa.

Na Unifor, você tem a oportunidade de estudar em um curso com excelente estrutura formada por laboratórios, ferramentas e equipamentos sempre atualizados, e participar de iniciativas e projetos desenvolvidos em cooperação com instituições, através das quais têm-se o uso de softwares e realização de certificações de mercado. O curso recebeu 4 das 5 estrelas do Guia do Estudante 2017 e tem conceito 3 (satisfatório) na avaliação do MEC (2011).

Entre os diversos espaços à disposição dos alunos do curso de Ciência da Computação, o destaque é para os laboratórios de circuitos eletrônicos, redes convergentes e visão computacional. O aluno se integra também a projetos de inovação desenvolvidos em parceria com o Núcleo de Aplicações em Tecnologia da Informação (NATI) da Unifor.

O mercado de trabalho é um dos grandes atrativos da área de Ciências da Computação, com grande oferta de oportunidades nos mais diversos setores, processos e atividades produtivas, no Brasil e exterior. Na Unifor, o direcionamento do estudante ao mercado de trabalho ocorre, também, através de parcerias estratégicas com organizações nacionais e internacionais de TI, como ABRAMTI, IBM e Microsoft.

Para isso, o aluno de Ciências da Computação da Unifor conta com o Núcleo de Aplicação em Tecnologia da Informação (NATI) na sua formação. Projeto especial vinculado à Reitoria da Universidade, o NATI propicia a interação do conhecimento teórico com a aplicação prática dos alunos nos diversos cursos de graduação. Nele, alunos e professores desenvolvem projetos de inovação voltados às necessidades do mercado.

Por meio do relacionamento com empresas fornecedoras de recursos de informática, assim como com organizações interessadas nos produtos finais obtidos, o Nati é o elo entre as unidades de ensino e o mercado de trabalho. O núcleo intensifica a relação universidade x empresa e apoia a missão da Universidade em formar profissionais de alta qualidade, ao permitir aos alunos conhecer e utilizar ferramentas e equipamentos de última geração. Dessa forma, você é habilitado a conduzir projetos de informatização nas organizações.

Um dos principais diferenciais do curso de Ciências da Computação da Unifor é a adoção da robótica educacional, através da plataforma LEGO EV3, para o ensino do Pensamento Computacional. Além de facilitar a compreensão de conteúdos curriculares, a robótica possibilita o desenvolvimento de diferentes habilidades, como o trabalho colaborativo, o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos.

Na Unifor, o Pensamento Computacional é trabalhado nos contextos dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Engenharia de Controle e Automação tanto em disciplinas introdutórias quanto no Laboratório de Desenvolvimento (I-16).

A área da Robótica Educacional envolve práticas de operação e fabricação de robôs com o intuito de criar um cenário de aprendizagem capaz de possibilitar aos alunos construírem o próprio conhecimento e desenvolver o raciocínio lógico, tendo em vista que eles próprios projetam, programam e constroem os seus robôs.

O curso de Ciência da Computação da Unifor possui 4 estrelas no Guia do Estudante

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4