null Mestrado da Pós-Unifor prepara profissionais para pensar o coletivo das cidades

Sex, 29 Setembro 2023 16:07

Mestrado da Pós-Unifor prepara profissionais para pensar o coletivo das cidades

O Mestrado em Ciências da Cidade visa capacitar profissionais de várias áreas que desejam impactar a qualidade de vida da população e construir ambientes mais saudáveis

O Mestrado qualifica científica e tecnicamente a atuação profissional nas áreas de planejamento, execução, avaliação e gestão de cidades (Foto: Getty Images)

A cidade é constituída por agentes que evoluem através do conhecimento e da tecnologia. Assim, a união entre saberes com o desejo de intervir nesse desenvolvimento urbano de forma sustentável e resiliente é o cenário que motiva a Universidade de Fortaleza – mantida pela Fundação Edson Queiroz – a ofertar o Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC)

Fundado em 2016, o objetivo do curso é aprimorar a formação teórica e prática dos graduados em engenharia, arquitetura e urbanismo, tecnologia da informação e demais interessados, visando qualificá-los como profissionais capazes de assumir responsabilidades e tomar decisões de modo objetivo, sistematizado e crítico para interferir na dinâmica do desenvolvimento da cidade no contexto contemporâneo.

O Mestrado oferece duas linhas de pesquisa: Planejamento, Gestão e Relações Sociais da Cidade e Ciências e Tecnologias de Cidades. São 13 vagas ofertadas e as inscrições seguirão abertas até 16 de outubro. Ofertada na modalidade presencial e com duração de 24 meses, somando 450 horas/aula, o curso tem previsão de início em novembro de 2023.

Humanização que faz a diferença

No Mestrado Profissional em Ciências da Cidade é possível aprimorar a formação teórica e prática, aliando saberes para um bem comum – a comunidade. As pesquisas desenvolvidas ao longo do curso focam na integração do conhecimento, aplicado à atividade profissional na compreensão do espaço urbano e da cidade conectada e sua potencialidade para a inovação e criatividade.

Segundo Cristina Romcy, professora e coordenadora do curso, a importância do Mestrado está na chance de impactar positivamente a qualidade de vida da população. “Ele (o curso) trabalha diversas áreas do saber de forma integrada para um bem maior que é a qualidade de vida da população”, destaca a profissional.

O MPCC tem como compromisso formar cidadãos que busquem tornar as cidades mais criativas e humanas a partir do desenvolvimento socioambiental, científico e cultural. Para desenvolver uma visão crítica e interdisciplinar com vistas a garantir um futuro sustentável nos âmbitos social, econômico, cultural e ambiental, com cidades inteligentes, seguras, acessíveis e funcionais, novos pensamentos são necessários em várias áreas de atuação.

“Um dos diferenciais do curso é aliar o conhecimento acadêmico com a prática. É você transformar a sua atuação nesse cenário, que pode ser na cidade, em uma indústria, empresa ou no setor público, buscando, assim, construir com um ambiente mais saudável” - Cristina Romcy, coordenadora do MPCC

A professora ainda cita os conceitos “sustentabilidade e resiliência” como fundamentais no decorrer dos estudos.

Diferenciais da Pós-Unifor

O MPCC qualifica científica e tecnicamente a atuação profissional nas áreas de planejamento, execução, avaliação e gestão de cidades. O diferencial do curso também reside na parceria com a Columbia University, de Nova Iorque, por meio da qual professores estrangeiros ministram aulas na Unifor e, em outro momento, os alunos da Unifor têm aulas no exterior.

O curso é composto por disciplinas que retratam a diversidade de políticas setoriais, na busca por um ambiente mais sustentável e habitável. Visando a inserção dessas produções de conhecimento para o bem público, também possui forte ligação com várias áreas da Prefeitura de Fortaleza. “Estamos sempre participando de reuniões e conversando sobre os problemas e como os alunos podem contribuir para as soluções”, relata Cristina.

A grade do curso também aborda a “Cidade Inteligente” e como a tecnologia dos softwares pode ajudar na decisão do projeto e na sustentabilidade. A partir disso, usando tanto a automação como a integração, o objetivo é produzir e direcionar essa cidade para as pessoas. A formatação de cidades inteligentes é de natureza multidisciplinar, exigindo competências e capacidades para junção de soluções e sistemas, principalmente nas áreas das redes de energia, transporte e logística, recursos hídricos e meio ambiente, focando-os na comunidade.

A formação também oferta disciplina que trabalha o lado social, indispensável quando se pensa em gestão de cidades. Nesse sentido, os conceitos de “resiliência urbana”, “infraestrutura verde”, soluções baseadas na natureza e as noções de direito ambiental e urbano também se fazem deveras importantes para a capacitação do mestrando.

Para a professora Cristina, o aspecto mais impactante é o modo como é desenvolvido o gerenciamento de diferentes áreas em um projeto específico. Ela exemplifica: “como o setor imobiliário consegue juntar a inovação e a criatividade para promover a qualidade de vida da população? Precisa ter uma noção de gestão integrada”.

A coordenadora também destaca o quanto ela fica grata quando algum aluno fala que nunca pensou que outras áreas do saber pudessem contribuir com seu projeto. “Por meio do nosso trabalho temos a oportunidade de colaborar para uma sociedade melhor, essa é a humanização que faz a diferença”, conclui.