Orgulho Unifor: Egressa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva realiza o primeiro doutorado sanduíche internacional do curso

sex, 13 março 2026 16:33

Orgulho Unifor: Egressa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva realiza o primeiro doutorado sanduíche internacional do curso

Médica neurologista, Luciana Neves, desenvolveu parte da pesquisa em Portugal e concluiu o doutorado com um ano de antecedência


Pesquisa desenvolvida no Brasil e em Portugal reforça a colaboração científica internacional na área da saúde (Foto: Arquivo Pessoal)
Pesquisa desenvolvida no Brasil e em Portugal reforça a colaboração científica internacional na área da saúde (Foto: Arquivo Pessoal)

A egressa Luciana Neves, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, alcançou um marco importante para o programa ao realizar o primeiro doutorado sanduíche internacional aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A experiência possibilitou que a pesquisadora desenvolvesse parte de seus estudos em Portugal e concluísse o doutorado com um ano de antecedência.

Luciana, que é médica neurologista, realizou o período internacional na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, em Portugal. A doutora afirma que essa conquista representa maior segurança e compromisso com a ciência, com a saúde coletiva e com o atendimento ao paciente.

“A responsabilidade e o compromisso com esses pilares aumentaram exponencialmente, junto com maiores oportunidades na vida acadêmica e profissional”, explica. 

A oportunidade surgiu a partir da divulgação feita pela coordenadora e professora do programa, Mirna Frota, que compartilhou informações sobre o edital com os estudantes. Após isso, Luciana buscou orientação da coordenadora e também de sua orientadora, a professora Karla Rolim

“Como em todos os projetos durante minha pós-graduação do mestrado e doutorado, ambas incentivaram e apoiaram a inscrição, processo de seleção e período do doutorado”, afirma.

Experiência internacional fortalece a ciência

Durante o doutorado, a neurologista aprofundou seus estudos relacionados ao  acidente vascular cerebral, cuidados paliativos, humanização e o cuidado centrado na pessoa. Segundo ela, a experiência internacional consegue fortalecer a qualidade da pesquisa ao promover o intercâmbio científico entre países. 

“A troca de experiências entre duas nações tendo a ciência como elo em comum, promove que a metodologia e os resultados sejam mais fidedignos, pois não foram gerados em um ambiente ou com um grupo específico. Ele transcende culturas”, destaca.

Luciana também ressalta que, com a confiança depositada em universidades de dois países diferentes, o compromisso dos pesquisadores com a produção científica se torna inevitável, com um aperfeiçoamento na pesquisa ainda maior.

A conquista de Luciana representa um avanço no processo de internacionalização do PPGSC e reforça o potencial do programa na formação de pesquisadores comprometidos com a inovação e a melhoria das práticas em saúde coletiva.


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), contribuindo para os ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, 4 – Educação de Qualidade e 17 – Parcerias e Meios de Implementação.