ter, 28 dezembro 2021 10:24
Parcerias internacionais colaboram na formação de profissionais em Saúde Coletiva
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor prepara profissionais para diferentes contextos da área, como funções acadêmicas, administrativas e gerenciais na atenção à saúde.
O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, ajuda o profissional a tornar-se diferenciado no mercado. Através do aprofundamento do conhecimento aplicado por meio do domínio de teorias e métodos diversos de pesquisa, o aluno compreende os vários espaços de atuação na área da Saúde.
Dessa forma, os profissionais são habilitados a atuarem no atendimento das demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), como também da rede privada. Além disso, são capacitados na área para colaborarem com a melhoria das condições sanitárias das regiões em que atuam, orientando e conduzindo projetos de promoção e prevenção para a saúde da população.
“O especialista em Saúde Coletiva pode atuar em áreas como Gestão de Saúde, Sanitarista, Auditoria, Promoção da Saúde, Supervisão de unidades, centros e pólos de saúde, Educação em Saúde e serviços de Epidemiologia, por exemplo”, fala a coordenadora do PPGSC/ Unifor, Mirna Frota.
De acordo com ela, o mestre e o doutor em Saúde Coletiva trabalham com agendas de pesquisa que impactam na Promoção da Saúde das populações. Através do programa de pós-graduação da Unifor, a atuação do profissional é aprimorada nos vários contextos com foco na realização de ações que atendam os Desafios da Saúde Global.
“O diferencial do curso da Unifor para o profissional que deseja se qualificar em saúde coletiva é que, além de docentes com pós-doutorado em Saúde Coletiva, o PPGSC possui convênios internacionais com a França, Portugal e os Estados Unidos. Isso permite o desenvolvimento de parcerias que vão além de pesquisas, como os estágios nos serviços sanitários da França e Portugal”, destaca Mirna Frota.
Com relação às tendências para 2022, a coordenadora é otimista. “As tendências são as melhores, pois o profissional que busca um Mestrado ou Doutorado em Saúde Coletiva amplia o leque de possibilidades para atuar em muitas áreas que serão abertas. A exemplo disso são os concursos para as diversas áreas da saúde, lançados em 2021 e previstos outros para 2022”, ressalta.
Saúde Coletiva na Unifor
Como aluno egresso do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, o profissional será capaz de atuar em diferentes contextos da saúde coletiva através do exercício de funções acadêmicas, administrativas e gerenciais na atenção à saúde, na construção do conhecimento, na liderança e desenvolvimento de recursos humanos em instituições públicas e privadas do país.
Dessa forma, terá competência de exercer a docência em instituições de ensino superior com domínio nas estratégias inovadoras e na elevação da qualidade e ampliação de conhecimento, na busca de atender à expressiva demanda local, regional e nacional por docentes e pesquisadores na área de saúde coletiva.
O aluno aprende a exercer liderança nos diferentes contextos dos serviços de saúde, ensino de graduação e especialização e nas atividades de extensão com foco na promoção da saúde. O curso ainda estimula o crescimento e desenvolvimento do potencial científico e cultural de pessoas no âmbito das instituições de ensino e serviço.
Serviço
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unifor
Mestrado: confira aqui.
Doutorado: confira aqui.