sex, 11 fevereiro 2022 11:28
Pós-Graduação em Saúde Coletiva realiza aula inaugural com casos de sucesso do programa
Ingressantes de mestrado e doutorado do PPGSC da Unifor tiveram a oportunidade de conhecer projetos e interagir com os professores

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizou nesta quinta-feira, 10 de fevereiro, a aula inaugural do semestre 2022.1 para os novos alunos de mestrado e doutorado. O encontro, que contou com a participação do corpo docente e de estudantes veteranos, abordou o tema “Cases de Sucesso do PPGSC”.
Na ocasião, as professoras Maria Alix e Christina Praça apresentaram projetos de pesquisa desenvolvidos pelo programa que ganharam destaque nacional. Dentre eles, a elaboração da cefixima, medicamento para o tratamento de sífilis em mulheres não grávidas, que está em fase de ensaio clínico. Coordenado pela professora Maria, o projeto tem financiamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde do Brasil.
O Programa eVoice também foi apresentado para os alunos ingressantes do PPGSC. Conduzida pela professora Christina Praça, a iniciativa é fruto de uma pesquisa acadêmica que visa promover a saúde vocal de profissionais da educação por meio de tecnologias eHealth. Hoje, o programa oferta diversos serviços sociais para todo Brasil, como oficinas, cursos EaD e o aplicativo VoiceGuard, desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Fortaleza.
Além de conhecer projetos do programa, os estudantes também tiveram a oportunidade de acompanhar falas e apresentações da coordenação, dos professores e de alunos veteranos, o que fortaleceu a integração no ambiente acadêmico. Os discentes também receberam um kit de boas-vindas e participaram de sorteios de livros.
"Este momento, de aula inaugural, é engrandecedor. Estamos dando boas-vindas aos novos estudantes e passando para eles essa energia, acolhimento e gosto pela pesquisa científica. Além disso, é uma oportunidade de um contato direto com a instituição, corpo docente e nossos projetos”, afirma Mirna Albuquerque, coordenadora do PPGSC.