ter, 8 abril 2025 10:04
Pós-Unifor lança especialização em Direito Médico e Bioética com foco na judicialização da saúde
Curso inédito no Ceará atende à crescente demanda por profissionais capacitados nas fronteiras entre o Direito e a Saúde, diante de mais de 800 mil processos judiciais em tramitação no Brasil

Diante do aumento expressivo de ações judiciais envolvendo o setor da saúde, a Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — lança a especialização em Direito Médico e Bioética, com início previsto para junho de 2025.
A proposta do curso é formar profissionais preparados para atuar nas interseções entre o Direito e a Saúde, com domínio das legislações, normas e questões éticas que envolvem a prática médica e a prestação de serviços à população. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas a 20 participantes.
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), até o início de 2025 havia mais de 800 mil processos em andamento relacionados a demandas da saúde pública e suplementar. A crescente complexidade das relações entre profissionais, instituições e usuários do sistema de saúde tem exigido uma formação cada vez mais especializada e multidisciplinar.
Formação em sintonia com o mercado
Com duração de 21 meses e carga horária total de 386 horas-aula, o curso será ministrado de forma presencial, com aulas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h30. Algumas disciplinas acontecerão no formato síncrono (ao vivo), com intervalos entre os módulos, permitindo maior flexibilidade para quem concilia a especialização com a rotina profissional.
Sob a coordenação acadêmica do professor Diego Martins, doutor em Direito, e com curadoria de Isabele Cartaxo e Germano Andrade, a formação reúne um corpo docente de excelência, composto por especialistas com ampla vivência acadêmica e profissional.
“A especialização contará com professores locais e de outras localidades, além de profissionais atuantes no setor da saúde e do direito à saúde, incluindo advogados e gestores da área da saúde, principalmente da Medicina e da Bioética”, destaca Diego Martins.
O curso é voltado a graduados em Medicina, Direito, e também a advogados, magistrados, promotores, procuradores, defensores públicos e demais profissionais da área jurídica ou de áreas afins que tenham interesse no campo do Direito Médico e da Bioética.
A curadora Isabele Cartaxo ressalta que a especialização surge em um momento oportuno, em que as demandas do setor exigem um olhar técnico, ético e interdisciplinar. Ela destaca como fatores determinantes o crescimento da judicialização da saúde, a complexidade das normas regulatórias, a promoção da saúde, a prevenção de conflitos e o apoio à inovação e tecnologia.
Serviço
Especialização em Direito Médico e Bioética
Início das aulas: Junho de 2025
Duração: 21 meses (386 horas-aula)
Aulas presenciais: Segundas e quartas, das 19h às 22h30 (com disciplinas síncronas)
Vagas: 20
Inscreva-se aqui!
Mais informações: sejaposunifor@unifor.br | 3477.3174