Pós-Unifor oferta disciplinas em línguas estrangeiras para alunos de mestrado e doutorado

qui, 1 fevereiro 2024 09:21

Pós-Unifor oferta disciplinas em línguas estrangeiras para alunos de mestrado e doutorado

A iniciativa é uma das ações da Unifor focadas no processo de internacionalização, que inclui ainda parcerias, convênios e acordos internacionais com instituições fora do País


Atualmente, a Pós-Unifor oferta 10 disciplinas em língua estrangeira, sendo oito em inglês e duas em francês (Foto: Ares Soares)
Atualmente, a Pós-Unifor oferta 10 disciplinas em língua estrangeira, sendo oito em inglês e duas em francês (Foto: Ares Soares)

Com o objetivo de elevar ensino, pesquisa e extensão à esfera internacional, a Universidade de Fortaleza - mantida pela Fundação Edson Queiroz - tem investido, cada dia mais, no processo de internacionalização da instituição, consolidando sua trajetória de excelência além-fronteira. No âmbito da Pós-Unifor, uma das iniciativas com essa finalidade consiste na oferta de disciplinas em línguas estrangeiras para alunos dos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado acadêmico) e dos mestrados profissionais.

Na grade curricular do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA (Mestrado e Doutorado), são ofertadas três disciplinas em inglês, e na do Mestrado Profissional em Administração (MPA) é disponibilizada uma disciplina na língua inglesa. Para os alunos do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) e do Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos (MPDir), são disponibilizadas duas disciplinas em inglês para cada um. Já para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE), a Pós-Unifor oferta duas disciplinas em francês para os estudantes. Confira abaixo as disciplinas.

PPGA (inglês)

  • Corporate Social Responsibility
  • Internationalization Strategies 
  • Social Innovation for Sustainable Consumption

MPA (inglês)

  • Emerging Markets: Latin America

MPCC (inglês)

  • International Seminar on City Sciences
  • International Module in City Sciences

MPDir (inglês)

  • Mediation and negotiation: techniques and skills 
  • Mediation of conflicts 

MPTIE (francês)

  • Health Technologies and Innovation, International Module Rouen, France
  • Special Seminar I: Perspectives on Paramedic Research

Conexões internacionais

A Universidade de Fortaleza completou, em 2023, 50 anos e 37 anos de internacionalização, evidenciando que o entendimento da importância das conexões com outros países do globo não é algo recente. Conforme estudo realizado pelo professor do PPGA, Sérgio Forte, o processo de internacionalização da Unifor teve início ainda nos anos 1980. Entre 1986 e 2000, a Unifor fez os primeiros acordos internacionais, participou de feiras em outros países, promoveu eventos científicos e culturais e começou a receber e enviar estudantes para universidades no exterior.

Por se tratar de um dos objetivos estratégicos da Unifor, o processo de internacionalização é conduzido pela Reitoria, por meio do Núcleo de Estratégias Internacionais - NEI (Center for International Strategies), instância articuladora da instituição responsável pelo fomento das relações acadêmico-científicas internacionais. O NEI tem como objetivo maximizar a inserção da Unifor no cenário internacional e fortalecer a interação com instituições do exterior, tendo como guia o Plano de Internacionalização da Unifor, com metas estabelecidas para ganhar o mundo nos próximos quatro anos, da graduação à pós.

No último ano, os programas de pós-graduação stricto sensu contabilizaram 121 parcerias e acordos internacionais e 13 convênios firmados com universidades estrangeiras, resultando em 191 publicações em periódicos científicos internacionais. Além disso, 76 professores da Unifor colaboraram em projetos científicos com instituições internacionais; alunos estrangeiros ou em intercâmbio internacional foram nove. 

Dentre as instituições com as quais a Unifor mantém relações internacionais estão: Deggendorf Institute of Technology (Alemanha), Universidad Nacional de Asunción (Paraguai), Columbia University (EUA), Université de Rouen-Normandie (França), Instituto Tecnológico Y de Estudios Superiores de Monterrey (México), University of Toronto (Canadá), The University of Sydney (Austrália), Universidade Católica de Lisboa (Portugal), entre outras.

Participaram das atividades acadêmicas ainda 83 pesquisadores internacionais, entre colaboradores e visitantes. Uma dessas atividades é o Programa Conexões Internacionais, criado em 2022 com o objetivo de trazer grandes nomes de diversas áreas para dialogar com a comunidade acadêmica e fortalecer a internacionalização da pós-graduação da Unifor. Isso se deu em eventos que apresentaram debates sobre temas relevantes e atuais, objetos de estudo de especialistas estrangeiros que trabalham em parceria com professores da Pós-Unifor.

Em consonância com o planejamento institucional e contribuindo para os propósitos mais amplos da universidade (fortalecimento da internacionalização e posicionamento nos rankings internacionais), outro importante marco de 2023 foi a contemplação de alguns programas de pós-graduação stricto sensu em edital de fomento à internacionalização da Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap)

Segundo a diretora de Pós-Graduação da Unifor, professora Christina Praça, destacam-se entre os benefícios para os programas contemplados, a consolidação de redes internacionais, mobilidade de docentes e discentes, atuação de professores visitantes, melhoria na formação acadêmica e produção científica do programa.


“Em termos globais, participar de editais como esse contribui para fortalecer a reputação da instituição por meio das ações de internacionalização voltadas à de pesquisa, publicações, visibilidade e reconhecimento no exterior” - Christina Praça, diretora da Pós-Unifor

Sobre as missões internacionais da Pós-Unifor

Por meio das Missões Pós-Unifor, os estudantes dos cursos de pós-graduação têm a oportunidade de vivenciar experiências internacionais, acompanhados de professores especializados nas respectivas áreas, retornando com a bagagem cheia de conhecimento, associando aprendizagem, networking e vivências em empresas e instituições que agregam valor à formação profissional.

Considerando especializações, mestrados e doutorados, são realizadas missões nas áreas de Direito, Comunicação e Gestão e Tecnologia em países como Portugal, França, Estados Unidos, Argentina e Chéquia, além de outros lugares na Itália e Espanha. 

“Os alunos participam de vivências, aulas teóricas e práticas em universidades e instituições renomadas, favorecendo a prática de uma segunda língua; o conhecimento de uma nova cultura; o estabelecimento de contato com professores, pesquisadores e alunos estrangeiros; além do fortalecimento de pesquisas e grupos de pesquisa em parceria”, destaca a diretora da Pós-Unifor sobre a experiência.

De acordo com Christina, para 2024, são preparadas várias atividades, mas outras delas podem surgir por demanda, voltadas especificamente a grupos de uma determinada empresa ou instituição que procuram a Pós-Unifor para formar seus colaboradores em uma área específica.

Missões previstas para 2024

Stricto Sensu:

  • Missão Columbia | Mestrado Profissional em Administração - MPA
  • Missão Columbia | Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos - MPDIR
  • Missão Columbia | Mestrado Profissional em Ciências da Cidade - MPCC
  • Missão Rouen | Mestrado Profissional Tecnologia e Inovação em Enfermagem
  • MPTIE Missão Universidade Técnica Tcheca | Sustentabilidade e Revitalização das Cidades | CCT e Mestrado em Ciências das Cidades

Lato Sensu:

  • Missão Coimbra | Direito
  • Missão Buenos Aires | Direito