Pós-Unifor: professores franceses participam de mesa-redonda e palestra sobre psicanálise

Pós-Unifor: professores franceses participam de mesa-redonda e palestra sobre psicanálise

Eventos são promovidos pela graduação e pós-graduação em Psicologia e são abertos ao público 


A psicanálise é uma abordagem terapêutica e uma teoria sobre o funcionamento da mente humana (Foto: Ares Soares)
A psicanálise é uma abordagem terapêutica e uma teoria sobre o funcionamento da mente humana (Foto: Ares Soares)

O curso de Psicologia e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, promovem nos dias 27 e 28 de outubro uma mesa-redonda e uma palestra com convidados internacionais. Os eventos têm entrada livre e, mediante inscrição, fornecerão certificado de participação. 

No dia 27, às 17h no auditório A3, a mesa-redonda com o tema "Hibridismos na nossa modernidade" convida os professores Jean-Luc Gaspard, Mélinda Marx e Quentin Dumoulin para abordar a questão de corpos híbridos e as relações de dominação e insurreição política dos sujeitos. O momento terá a mediação das professoras da Unifor, Leônia Teixeira, Danielle Maia e Aíla Sampaio.

No dia 28, às 9h, no auditório do bloco M, a palestra com o tema "Quando a urgência causa trauma" será ministrada por Jean-Luc Gaspard. Os eventos visam fortalecer a internacionalização das atividades de pesquisa, extensão e ensino, além de proporcionarem um espaço de diálogo acadêmico sobre temas contemporâneos da psicanálise.

A programação é organizada pelo Laboratório de Psicanálise, Sujeito e Subjetividade (LAEpCUS) do PPGP, coordenado pela professora Leônia Teixeira e pelo professor Leonardo Danziato. O grupo reúne docentes da Unifor e de outras instituições de ensino superior, além de doutorandos, mestrandos, pós-doutores e alunos de iniciação científica.

Sobre os palestrantes

Jean-Luc Gaspard
Psicanalista, doutor em Psicologia, professor de Psicopatologia e diretor do Laboratório Recherches en Psychopathologie et Psychanalyse, da Universidade Rennes II, da França.


(Foto: Divulgação)

Mélinda Marx
Psicanalista, doutora em Psicopatologia e membro associado do Laboratório Recherches en Psychopathologie et Psychanalyse, da Universidade Rennes II, da França.


(Foto: Divulgação)

Quentin Dumoulin
Psicanalista, doutor em Psicopatologia e professor de Psicologia Clínica e Psicopatologia na Universidade de Côte d'Azur, da França.


(Foto: Divulgação)

Serviço

Eventos da Psicologia
Data: 27 e 28 de outubro de 2025
Horário: 17h (27/10) | 9h (28/10)
Local: Auditório A3 (27/10) | Auditório do bloco M (28/10)


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance dos ODS 3 – Saúde e Bem-EstarODS 4 – Educação de Qualidade 

A Universidade de Fortaleza reafirma, assim, seu compromisso com educação, inovação, saúde e sustentabilidade.