Pós-Unifor realiza palestra sobre reúso e dessalinização dos recursos hídricos
Aberto ao público mediante inscrição gratuita, evento vai reunir especialistas do setor dia 26 de abril
A Pós-Unifor realiza na próxima terça-feira, 26 de abril, palestra presencial sobre o tema “Diversificação da matriz hídrica: reúso e dessalinização”, com a participação de José Carlos Asfor, diretor de Engenharia da Cagece, e de Osvaldo Benedito Dib Melo e Júlio Sales, presidente e vice-presidente do Instituto Água, respectivamente. O evento acontecerá a partir das 17h, na sala B03, do bloco B do Campus da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Fundação Edson Queiroz.
Aberto ao público mediante inscrição gratuita, o evento é destinado principalmente a engenheiros, estudantes de engenharia, gestores de órgãos públicos e empresas privadas dos setores de saneamento básico e infraestrutura e demais interessados na temática da água.
Suellen Galvão Moraes, coordenadora dos cursos de Educação Continuada da Pós-Unifor, salienta que muito se tem falado da dessalinização nos últimos anos no Ceará. “Além de viável, a dessalinização é uma opção realmente necessária. A viabilidade se dá quando conseguimos atender, com qualidade, diversas demandas, tanto de consumo humano como no setor produtivo e agricultura. Ao garantirmos segurança hídrica, possibilitamos maiores investimentos e geração de emprego e renda”, frisa”
Já o vice-presidente do Instituto Água, Júlio Sales, destaca que estamos numa época em que as questões ambientais assumem grande relevância, principalmente num cenário de pandemia, mudanças climáticas e de transição energética. “A disponibilidade de água em quantidade e qualidade está diretamente relacionada a esses eventos de ordem mundial”, complementa.
O debate sobre diversificar a matriz hídrica no Brasil vem se tornando mais frequente nos últimos anos (Foto: Getty Images)
As discussões sobre a diversificação da matriz hídrica vêm se intensificando desde 2015, quando uma severa crise hídrica se abateu sobre o Brasil. “Devido às suas características ecossistêmicas, o Ceará sofre ainda mais, devido às irregularidades nas precipitações em quantidade e em espaço geográfico. Atualmente, temos inúmeros açudes sangrando ou em vias disso e outros com volume morto. Entretanto, países com precipitações ainda menores que nosso estado desenvolveram tecnologias eficientes e políticas públicas de Estado capazes de fornecer água de qualidade para os múltiplos usos de forma perene”, finaliza Suellen Galvão.
Serviço
Palestra presencial sobre “Diversificação da matriz hídrica: reúso e dessalinização”
Data: 26 de abril (terça-feira)
Horário: 17h
Local: Sala B03 (Bloco B - Pós-Unifor)
Aberto ao público mediante inscrição gratuita.
Mais informações: (85) 3477.3229 - latosensu@unifor.br