Unifor promove formação sobre técnicas básicas de trabalho com couro

ter, 9 julho 2024 17:46

Unifor promove formação sobre técnicas básicas de trabalho com couro

Ofertado pela Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada, o curso visa capacitar os participantes para dominar técnicas como corte, costura, tingimento, moldagem e acabamento

O curso é voltado para pessoas oriundas de formações diversas, tais como Moda, Arquitetura, Design, dentre outros (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza – instituição da Fundação Edson Queiroz – abre inscrições para o curso de curta duração Introdução ao Trabalho com Couro. A formação destina-se a pessoas que tenham interesse em aprender noções básicas do trabalho com o couro, que podem ser oriundas de diversas áreas, tais como moda, arquitetura e design, embora não sejam exigidos pré-requisitos específicos de habilidade ou experiência.

Ofertada por meio da Divisão de Pós-Graduação e Educação Continuada, o curso tem como objetivo capacitar os participantes a dominar técnicas básicas de trabalho com couro, como corte, costura, tingimento, moldagem e acabamento. Ao longo do curso, o aluno terá a oportunidade de:

• Explorar os diferentes tipos de couro, suas características e uso adequados;
  • Aprender o manuseio correto e seguro das ferramentas básicas e/ou especializadas;
  • Aplicar técnicas na criação de projetos simples de acessórios;
  • Explorar questões ambientais e práticas sustentáveis na indústria do couro;
  • Compreender a importância da qualidade, precisão e atenção aos detalhes no trabalho com o couro.

A capacitação será ministrada pelo artesão, empresário e engenheiro químico, Cândido Couto, autor de vários livros, que, há mais de 40 anos, produz artigos de couro, utilizando novas tecnologias e promovendo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da indústria de couro. O artesão foi pioneiro na curtição de peles de peixe.

Conforme enfatiza o Cândido, ao longo da história, o couro já foi usado com muitas finalidades, por exemplo, como proteção, como arma, como matéria prima para bolsa, sapatos, móveis, etc, e até como matéria prima do colágeno.

“O couro, além da sua história, motiva jovens empreendedores e pesquisadores no uso dessa matéria prima. Neste curso, os participantes vão aprender como curtir o couro, como pintar, como estampar, por meio de um método que permite a impressão de estampas em couro, cujo processo é similar à sublimação (serigrafia) em tecidos, e também sobre a tecnologia inédita do couro jeans”, detalha.

As aulas estão previstas para iniciar em 5 de agosto e serão realizadas às segundas e quartas, das 14h às 18h. A formação tem carga horária de 24 horas, distribuídas em seis dias. No total, estão sendo disponibilizadas 30 vagas. Os interessados devem se inscrever no link abaixo.

Mais sobre Cândido Couto

Cândido Couto Filho nasceu em 30 de outubro de 1947, na região de Solonópole, localizada no Sertão Central cearense. Conheceu e aprendeu bem novo a gostar de caprinos por possuir esses animais na fazenda de sua família. Desde criança ele utilizava os retalhos de couro que encontrava nas sapatarias e levava para sua casa para fazer sela, sandália, cabrestos.

O artesão desenvolveu a habilidade, ainda criança, de manusear diversos tipos de couros, como, couro espichado da cabra e do carneiro, o couro de boi espichado e vendido na feira, couro de boi utilizado para fazer bainha, corda de chocalho, enfim, couros para enviar para os curtumes.

Formou-se em engenharia química, especializou-se em couro, tendo a oportunidade de trabalhar na Alemanha, em companhias químicas, sempre aprendendo e desenvolvendo tecnologias novas para o couro.

Trabalhou no maior curtume da América Latina – Cimpel –, onde teve pode trabalhar com uma vasta gama de peles exóticas de animais do Brasil.

Curso Introdução ao Trabalho com Couro
Data: 05, 07, 12, 14 e 19 de agosto de 2024