Parque Tecnológico da Unifor recebe visita de representantes do Serpro

ter, 9 julho 2024 18:16

Parque Tecnológico da Unifor recebe visita de representantes do Serpro

A iniciativa visou encontrar oportunidades de cooperação entre as duas instituições

Representantes do Serpro visitaram equipamentos como o Unifor Hub e o LAPIN (Foto: Arquivo pessoal)

O TEC Unifor, parque tecnológico da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — recebeu a visita técnica  de representantes do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A ocasião, que aconteceu no dia 25 de junho, teve como objetivo encontrar oportunidades de cooperação entre as duas instituições.

Segundo Rafaelle Girão, representante do Serpro da área de Prospecção de Soluções Inovadoras voltadas para a região Nordeste, a iniciativa faz parte da atual estratégia de regionalização da empresa, que visa ampliar a sua participação no ecossistema local de inovação: “visitamos o Parque Tecnológico da Unifor por ser referência em planejamento, desenvolvimento e inovação no Estado do Ceará”.

Durante a visita aos laboratórios do TEC Unifor, houve um interesse especial do órgão no programa de aceleração do Unifor Hub (hub de inovação da universidade) e nos projetos desenvolvidos pelo LAPIN (Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades)

“Houve sinergia com os objetivos e soluções inovadoras sugeridas no TEC Unifor para o desenvolvimento e progresso tecnológico nos municípios  do Nordeste, de forma sustentável. O programa de PD&I da Unifor poderá ampliar a capacidade do Serpro de estar em constante evolução tecnológica”, disse Rafaelle.

A equipe do Serviço foi acompanhada pelo coordenador de inovação da Unifor, Naiderson Lucena, que destacou: “ficamos felizes em receber o Serpro, pois é uma oportunidade de nos conectarmos na cocriação de soluções inovadoras para o mercado, por meio de pesquisa de fronteira e inovação tecnológica advinda dos laboratórios do TEC Unifor.”

O coordenador do TEC Unifor, professor Luiz Stephany Filho, falou sobre uma possível parceria com otimismo: “O Serpro é a maior referência em termos de produtos e serviços tecnológicos no setor público. Tenho absoluta certeza de que o TEC Unifor pode contribuir com a estratégia de regionalização do órgão, pois temos expertise em desenvolvimento de projetos para a área pública, além de reputação e capacidade de gerar profissionais talentosos para serem inseridos  nesses projetos”.

Principal provedor de soluções tecnológicas do país, o Serpro tem a missão de conectar governo e sociedade por meio de soluções digitais. Há 59 anos, desenvolve sistemas estratégicos para as ações do governo e busca soluções mais inovadoras e ágeis para atender ao Estado e ao cidadão com eficiência.