Violência e assédio na formação médica são temas de seminário da Pós-Unifor

Violência e assédio na formação médica são temas de seminário da Pós-Unifor

A iniciativa propõe uma reflexão sobre as relações de poder e os desafios que marcam a vivência dos residentes nos ambientes de formação em saúde


Palestra discute os impactos das relações abusivas no processo de ensino-aprendizagem em saúde (Foto: Ares Soares)
Palestra discute os impactos das relações abusivas no processo de ensino-aprendizagem em saúde (Foto: Ares Soares)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), da Fundação Edson Queiroz, promove, no dia 13 de novembro, quinta-feira, às 18h, o seminário “Pedagogia da intimidação: violência e assédio no ambiente educacional das residências em saúde”, que será ministrado pela professora Olívia Bessa, docente do curso de Medicina e do Mestrado em Ciências Médicas da Unifor. O evento acontece na sala B28 e é aberto ao público.

A palestra discutirá as diversas formas de violência e assédio presentes na formação em saúde, especialmente nos programas de residência médica, refletindo sobre suas consequências para o desenvolvimento profissional e para o ambiente educacional. A proposta é fomentar o debate sobre práticas pedagógicas mais éticas, acolhedoras e transformadoras no contexto da educação médica.

A professora Olívia Bessa é médica, com mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutorado em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Sua trajetória acadêmica inclui atuação nas áreas clínica e educacional, com pesquisas voltadas à saúde da criança, doenças alérgicas e respiratórias, além de temas relacionados à educação para as profissões da saúde.

Entre seus principais campos de interesse estão desenvolvimento docente, gestão acadêmica, desenho curricular, avaliação de estudantes e programas. Atua nas linhas de pesquisa Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas.

Serviço 

Seminário Pedagogia da intimidação: violência e assédio no ambiente educacional das residências em saúde
Data: 13 de novembro
Horário: 18h
Local: sala B28

 

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade.

A Universidade de Fortaleza, assim, assegura a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promove oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.