Mestrado em Ciências Médicas

Pesquisador faz testes com substância líquida com tubo de ensaio e microscópio.

Esse curso é para quem quer...

Aprimorar e qualificar a prática profissional, agregar conhecimentos e habilidades relacionados à gestão ágil, competente e criativa do conhecimento científico na área das Ciências Médicas, assim como desenvolver de competências de liderança, tomada de decisões, criatividade e inovação.

Com o objetivo de...

Estar apto a melhor aproveitar as oportunidades profissionais na área da saúde, sejam elas relacionadas à prática assistencial, docência no ensino superior, pesquisa científica, gestão educacional ou de saúde.

DURAÇÃO
24 meses

CARGA HORÁRIA
450 horas

VAGAS
25

Informações para contato

Coordenação: Profa. Adriana Rolim Campos Barros, Doutora

  • E-mail de contato: ppgcm@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3846
  • Endereço de contato: Bloco F | Sala 33

Diferenciais

Como aluno do Mestrado em Ciências Médicas, você estuda em uma universidade com tradição na área do ensino, dotada de todo o suporte necessário para possibilitar o desenvolvimento dos aspectos teóricos e práticos da pesquisa científica e a formação de mestres. Com ótima estrutura física, a Unifor oferece condições adequadas para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, conta com uma rede de colaboração local, nacional e internacional que potencializa as oportunidades à comunidade acadêmica.

Aqui, o campus universitário único potencializa as oportunidades de desenvolvimento de projetos de pesquisa multidisciplinares e inovadores, visto que o seu Centro de Ciências da Saúde (CCS) oferta o maior portfólio de cursos na área no estado (11 cursos), de maneira a favorecer a colaboração interdisciplinar e amplifica o potencial de produção e inovação.

Os modelos curriculares inovadores e integrados dos cursos do CCS da Unifor utilizam as metodologias ativas e outras técnicas educacionais modernas que favorecem a formação do docente preparado para os desafios do século XXI. Nesse sentido, a matriz curricular é estruturada de forma a promover o desenvolvimento integrado das competências educacionais, técnicas e científicas necessárias ao profissional da saúde.

Com estrutura organizacional otimizada e flexível, o Programa de Pós Graduação em Ciências Médicas (PPGCM) facilita o planejamento e participação de alunos já inseridos no mercado de trabalho. Aqui, você dispõe de laboratórios modernos equipados com recursos tecnológicos de ponta e é orientado por um corpo docente dedicado e capacitado para o desenvolvimento de pesquisa de alta qualidade, além de orientação do desenvolvimento profissional de cada mestrando.

Aqui, você e outros profissionais têm excelente oportunidade para desenvolver pesquisa na área clínica (envolvendo seres humanos), translacional (laboratorial, mas voltada para aplicação à saúde humana) e educacional. A Unifor também conta com grupo de pesquisa na área de educação para as profissões da saúde, considerada área estratégica pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e disponível em poucos programas da área.

Na Unifor, como mestrando em Ciências Médicas, você trabalha o desenvolvimento de novas habilidades consideradas para os profissionais do século XXI, como liderança, capacidade de tomar decisões, compromisso social, consciência global, capacidade criativa e de inovação.

Mais do que o aprimoramento técnico, o PPGCM busca oferecer a você a possibilidade de mudança da compreensão de sua área profissional e seu papel na transformação social de nossa realidade. Além da qualificação profissional, o mestrado amplia os horizontes e favorece a descoberta do papel histórico do cientista, ao desenvolver aspectos como autoconhecimento, protagonismo e a busca da sua realização pessoal.

O PPGCM surge em contexto conectado à percepção de alguns aspectos de nossa atualidade. Entre eles, estão a ampliação do acesso ao ensino do nível superior e alta de demanda de docentes qualificados em cursos na área da saúde. Isso diante da defasagem da maioria das instituições de ensino, cuja oferta do modelo tradicional de ensino tem se mostrado ultrapassada, especialmente para as novas gerações, acostumadas com a dinâmica, interatividade e inovação características da era digital.

Nesse sentido, o Mestrado em Ciências Médicas da Unifor se constitui em uma proposta moderna e atualizada, com característica diferente da maioria dos cursos de pós-graduação atuais, ainda centrados na formação técnico-científica de pesquisadores, mas pouco voltados ao desenvolvimento do pensamento científico. Aqui, a produção científica tem o olhar voltado para as necessidades da sociedade, com atenção à formação do docente do nível superior, especialmente quando considerada a abordagem de novos princípios e métodos educacionais.

Como egresso do Mestrado em Ciências Médicas da Unifor, você terá perfil marcado pela ampla visão científica. Será capaz de compreender o papel da criação de novos conhecimentos e tecnologias como contribuição para o desenvolvimento humano, econômico e social de nossa região.

Na Unifor, você aperfeiçoa seu currículo com elevada capacitação técnico-científica, que lhe possibilitará a inserção em instituições de pesquisa ou em atividades produtivas. Não menos importante será a sua capacitação didática, marcada pelo embasamento teórico-prático nos métodos mais avançados para o ensino de graduação e pós-graduação.

Outras características do Mestre em Ciências Médicas da Unifor são o desenvolvimento da sua capacidade de liderança, capaz de atuar em equipes motivadas para a catalisar as mudanças necessárias em seu ambiente de trabalho. Você irá agir como facilitador do aprendizado e da ação crítica e transformadora ao incentivar a reflexão, a criatividade e o autodesenvolvimento.

Com base nas abordagens teóricas, metodológicas e práticas, você deverá estar apto a desempenhar funções na formação acadêmica, na orientação e avaliação de alunos de graduação, especialização e pós-graduação, na produção científica, na atuação qualificada no campo da assistência à população e participação eficiente no setor produtivo.

Com uma área de concentração em Ciências Médicas e Ensino em Saúde, o PPGCM da Unifor, tem como objetivos a investigação de aspectos de interesse clínico, cirúrgico, laboratorial ou experimental envolvendo ou interessando a saúde de seres humanos. Os estudos são feitos no sentido de elucidar processos fisiopatológicos, desenvolver ferramentas diagnósticas ou terapêuticas, com potencial para a aplicação na prevenção, tratamento ou reabilitação de entidades mórbidas que costumam acometer os vários sistemas orgânicos, com foco prioritário nos problemas de saúde mais prevalentes em nossa região.

O mestrado foi concebido com a missão de promover a capacitação de alto nível para profissionais da área da saúde, inseridos ou interessados na atuação em instituições educacionais, de pesquisa, de caráter assistencial ou ainda no setor produtivo. O objetivo principal é promover a formação integral de futuros profissionais, docentes ou pesquisadores na área das Ciências Médicas, que deverão ser caracterizados pela formação técnica, científica e didática de alto nível, de forma a estarem capacitados para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras que invistam no conhecimento científico, na transformação qualitativa de seus espaços de prática profissional, além da contribuição para a formação de profissionais adequados, ética e tecnicamente, para responder às necessidades de nossa sociedade.

O público-alvo do PPGCM é formado, prioritariamente, profissionais de saúde atuantes nas regiões Norte e Nordeste, graduados nas áreas biomédicas, entre elas Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional. Poderão ser beneficiados ainda profissionais de outras áreas de atuação, porém interessados em contribuir na solução de problemas relacionados às ciências biomédicas.

O fio condutor do processo formativo do Mestrado em Ciências Médicas da Unifor é o desenvolvimento da capacidade profissional de lidar com o crescente volume de conhecimento científico produzido na área biomédica. O egresso saberá acessá-lo de forma rápida e eficiente, ao fazer a seleção das fontes de acordo com a sua qualidade e pelo seu grau de evidência científica, sabendo interpretar e utilizar esse conhecimento de forma criativa na solução de problemas reais existentes em sua realidade prática.

O mestrado valoriza ainda o desenvolvimento de formação metodológica e atitude proativa, que possibilitem ao desenvolvimento de novas abordagens ou tecnologias que venham a possibilitar a solução de problemas enfrentados em seu ambiente de trabalho.

Além da habilidade de lidar com o conhecimento, o egresso estará capacitado para identificar as suas lacunas, no momento de abordagem dos problemas reais de saúde. Essas lacunas podem, inclusive, servir como ponto de partida para a elaboração de projetos de pesquisa.

Tais iniciativas poderão ter importante papel na busca de soluções criativas e custo-efetivas para os diversos problemas relacionados à realidade sanitária da comunidade, possibilitando assim a melhoria das condições de saúde da população, além de contribuir para a produção científico-tecnológica, progressivamente reduzindo nossa dependência em relação aos países mais desenvolvidos.

O  Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PPGCM) da Unifor promove anualmente o Simpósio de Pesquisa em Ciências Médicas, que tem por objetivo divulgar o curso e os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Mestrado em Ciências Médicas

Visite a página do Simpósio

Áreas de Concentração

Linhas de Pesquisa

 

Estudos Clínicos em Ciências Médicas

Compreende estudos envolvendo seres humanos e relacionados às grandes áreas das ciências médicas (saúde da criança, saúde da mulher, saúde do adulto, saúde do idoso e saúde mental), envolvendo desde estudos observacionais até ensaios clínicos.

Estudos Translacionais em Ciências Médicas

Compreende estudos conduzidos em ambiente laboratorial, porém envolvendo assuntos relacionados à saúde de seres humanos, incluindo a investigação de processos fisiopatológicos, estudo de substâncias bioativas naturais ou sintéticas e desenvolvimento de técnicas de diagnóstico.

Linha de Pesquisa

 

Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas

Compreende estudos e pesquisas em liderança educacional, com ênfase na inserção nos sistemas de serviços sócio-sanitários, a partir da análise baseada em evidências no ensino superior das profissões da saúde. Os temas incluem a avaliação, as teorias e processos de ensino e aprendizagem em ambientes de prática profissional; o ensino em pequenos e grandes grupos; planejamento e avaliação curricular e o desenvolvimento docente.

Dúvidas frequentes sobre o MCM

Sim. O curso é autorizado e recomendado pela CAPES desde 10/12/2013, tendo iniciado suas atividades em 07/08/2014.

Profissionais com Graduação em algum dos cursos da área da Saúde.

Duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses. Depende do cumprimento dos créditos e conclusão do trabalho.

A periodicidade é anual. O edital convocatório costuma ser lançado no início do mês de maio e o processo seletivo costuma ocorrer em junho. As novas turmas costumam iniciar suas atividades letivas no mês de agosto.

As aulas costumam se concentrar nas quintas e sextas, pela manhã e à tarde, mas não de forma contínua. Estes quatro turnos da semana dificilmente são ocupados simultaneamente. A maioria das disciplinas ocupa somente um turno por semana, durante 8 semanas. Cada aluno poderá planejar seus horários, escolhendo as disciplinas de acordo com seu interesse ou disponibilidade (ver Matriz Curricular). Nosso currículo possui 18 disciplinas, mas apenas 3 possuem caráter obrigatório. As disciplinas são planejadas seguindo ordem lógica, mas poderão ser cursadas de forma alternativa (não há pré-requisitos).

Docente: Danielle Malta 
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas / Estudos Clínicos em Ciências Médicas / Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas
Optativa

Docente: Olívia Bessa
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas
Optativa

Docente: Renato Moreira
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas / Estudos Clínicos em Ciências Médicas / Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas
Obrigatória

Docente: Josué de Castro 
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas / Estudos Clínicos em Ciências Médicas / Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas
Optativa

Docente: Alexandre Lbório
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas / Estudos Clínicos em Ciências Médicas / Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas
Obrigatória

Docente: Danielle Malta 
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas / Estudos Clínicos em Ciências Médicas
Optativa

Docente: Keny Colares 
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas
Optativa

Docente: Adriana Rolim
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas
Optativa

Docente: Fernanda Maia
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas / Estudos Clínicos em Ciências Médicas
Optativa

Docente: Josué de Castro 
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas / Estudos Clínicos em Ciências Médicas / Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas
Optativa

Docente: Ewerton Rodrigues 
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas
Optativa

Docente: Olívia Bessa
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas
Optativa

Docente: Ana Cristina Moreira
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas 
Optativa

Docente: Ewerton Rodrigues 
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas / Estudos Clínicos em Ciências Médicas / Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas
Obrigatória

Docente: Dionne Rolim
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas
Optativa

Docente: Rodrigo Escalante 
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Clínicos em Ciências Médicas
Optativa

Docente: Fernanda Maia
CH: 60h
Créditos: 4
Linhas de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas / Estudos Clínicos em Ciências Médicas / Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas
Optativa

Docente: Renato Moreira
CH: 30h
Créditos: 2
Linhas de Pesquisa: Estudos Translacionais em Ciências Médicas 
Optativa

E-mail: adrirolim@unifor.br

Currículo Lattes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA - Biotecnologia

É graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1999). É Mestre (2002) e Doutora (2005) em Farmacologia, pelo Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Concluiu estágio Pós-Doutoral, também nesse Departamento, em 2007. Contribui periodicamente com diversas agências de fomento e revistas científicas de circulação nacional e internacional. Atualmente é Professora Titular da Universidade de Fortaleza.

E-mail: alexandreliborio@yahoo.com.br

Currículo Lattes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA MD - Medicina

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (2000). Especialista em Clínica Médica e Nefrologia com Residência Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Doutorado em Nefrologia pela Faculdade de Medicina da USP. Professor do Curso de MEdicina da Universidade de Fortaleza. Orientador de mestrado e doutorado do Curso de Pós-Graduação em Ciências Médicas. Tem experiência na área de Nefrologia, com ênfase em Insuficiência Renal Aguda, Glonerulopatias, Distúrbios Hidroeletrolíticos e ácido-base.

E-mail: acomoreira@unifor.br

Currículo Lattes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1995), mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1998) , doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (2002) e curso-técnico-profissionalizante pela Escola Técnica Federal do Ceará (1990) . Atualmente é professor titular da Universidade de Fortaleza, Permanente da Rede Nordeste de Biotecnologia, Revisora de periódico da Polímeros (São Carlos. Impresso) e Banco de Avaliadores do SINAES do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Macromoléculas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Artocarpus incisa, Propriedades químicas e físico-químicas, Estrutura, Lectinas.

E-mail: carlosewerton@hotmail.com

Currículo Lattes

Professor da Pós-Graduação em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza-UNIFOR e Professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Ciências Médicas do Serviço de Reumatologia da Universidade de São Paulo (USP)/2011.Título de Especialista em Reumatologia- São Paulo/2009. Membro da Comissão de Vasculopatias da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2002). Residência em Clínica Médica(2007) e em Reumatologia no Hospital Geral de Fortaleza(2009). Médico Intensivista da Secretaria de Saúde do Estado(SESA) e da Cooperativa de Médicos Intensivistas do Ceará. Membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Reumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imunobiológicos, síndrome antifosfolípide, vasculites, lúpus eritematoso sistêmico, doenças do tecido conjuntivo, auto-anticorpos, dislipidemia e aterosclerose.

E-mail: danimalta@unifor.br

Currículo Lattes

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 - CA MP - Microbiologia e Parasitologia

Bolsista de Produtividade em Pesquisa-CNPq, Pós-doutorado (2008-FAPESP, FMRP-USP) em Ciências Médicas, área de concentração Clínica Médica, pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FMRP-USP), doutorado (2006-FAPESP, FMRP-USP) e mestrado (2001-FAPESP, FMRP-USP). Atualmente atua como professora e pesquisadora da Universidade de Fortaleza-UNIFOR, integra o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Patologia-UFC) da Universidade Federal do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (Renorbio). É líder do grupo de pesquisa “Aspectos epidemiológicos, clínicos, imunológicos e microbiológicos de bioagentes patogênicos” junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (CNPq). Tem experiência na área de imunologia, microbiologia e virologia com ênfase em biologia molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: vacina de DNA, diagnóstico molecular, arboviroses (dengue, zika e Chikungunya), hantavírus, HIV, tuberculose e vacina de DNA.

E-mail: dionnerolim@unifor.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1992), Residência Médica em Clínica Médica, Residência Médica em Doenças Infeciosas, Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará (2009). Atualmente é professora adjunta e pesquisadora da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), integra o quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas e do Curso de Medicina. É membro da Sociedade Internacional de Melioidose, representando o Brasil e a América Latina. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: melioidose, doenças emergentes, ambiente e saúde, prevenção e controle das doenças infecciosas e epidemiologia.

E-mail: fabricio_oliveira_lima@yahoo.com.br

Currículo Lattes

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2001), fez residência em Clínica Médica (Hospital Universitário Walter Cantídeo - UFC, 2004) e Neurologia (Escola de Saúde Pública do Ceará - Hospital Geral de Fortaleza, 2007). Possui mestrado em Saúde Pública com ênfase em epidemiologia clínica e bioestatística pela Harvard School Of Public Health (2010). É doutor em neurociências pela UNICAMP (2015). Atualmente é coordenador da Unidade de Doenças Cerebrovasculares do Hospital Geral de Fortaleza e professor do curso de medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia e epidemiologia clínica.

 

E-mail: fernandamaia@unifor.br

Currículo Lattes

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2000), concluindo residência em neurologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2003), com ano adicional em Neurologia Geral e posteriormente estágio prático em Distúrbios do Movimento no Hospital das Clinicas - FMUSP. Título de especialista em neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Doutora em Ciências Médicas, com área de concentração em Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Atualmente atua como Professora Assistente do curso de medicina e professora do curso de Pós-Graduação em Ciências Médicas, ambos da Universidade de Fortaleza (Unifor). Co-tutora do Programa PET-Medicina da Unifor. Orientadora de bolsista de iniciação científica do CNPq. Orientadora do programa de monitoria da Unifor Atua como médica neurologista no Hospital Geral de Fortaleza/SESA. Membro da Academia Brasileira de Neurologia, da Movement Disorders Society e da Academia Americana de Neurologia. Atualmente realizando pesquisas clinicas em neurologia, com temática em distúrbios do movimento, doença cerebrovascular e neuroinfecção

E-mail: geraldobezerrajr@unifor.br

Currículo Lattes

Médico graduado pela Universidade Federal do Ceará; Residência em Clínica Médica pelo Hospital Geral César Cals, da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará; Residência em Nefrologia pelo Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará; Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Ceará; Pós-Doutorado em Saúde Coletiva/Epidemiologia pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Medicina e dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza e Médico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, atuando principalmente nas áreas de Clínica Médica e Nefrologia. Desenvolve pesquisas na área de Medicina e Saúde Coletiva, com ênfase nas doenças renais. Membro da Sociedade Brasileira de Nefrologia, Sociedad Latinoamericana de Nefrología e Hipertensión e International Society of Nephrology.

E-mail: kenycolares@unifor.br

Currículo Lattes

Concluiu graduação em Medicina (1992) e residência médica em Clínica Médica (1996) pela Universidade Federal do Ceará. Posteriormente concluiu residência médica em Infectologia (1998), Mestrado (2001) e Doutorado (2007) em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP. Atuou como médico assistente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (1996-2007) e professor da Organização Educacional Barão de Mauá (2003-2007). Foi assessor em Infectologia da Coordenação Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Fortaleza (2010-2013). Atualmente é professor e pesquisador do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza (desde 2007), coordenando o Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas desta instituição (desde 2013). Além disso, é preceptor da residência médica em infectologia do Hospital São José de Doenças Infecciosas (SESA-CE) (desde 2008), Médico de Referência em Genotipagem (MRG), da Rede Nacional de Genotipagem (RENAGENO) do Ministério da Saúde (desde 2002) e professor colaborador do Mestrado em Patologia do DPML-UFC (desde 2013). Tem experiência na área de Clínica Médica, com ênfase em Infectologia, especialmente Virologia Clínica. Desenvolve pesquisa na área de HIV/Aids, dengue, hepatites, além de arboviroses e roboviroses emergentes.

E-mail: gomes.josenilia@gmail.com

Currículo Lattes

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1997) e doutorado na mesma área pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é anestesiologista com Título superior em anestesiologia pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia e especialista em terapia de dor pela associação médica brasileira. Responsável pelo centro de estudo e treinamento em anestesiologia da Santa Casa de Sobral. Professora assistente de medicina da Universidade de Fortaleza(UNIFOR), onde desempenhou as funções de assessora pedagógica e coordenadora do curso nos anos 2009 à 2012. Professora Adjunta do departamento de cirurgia da Universidade Federal do Ceará(UFC). Médica assistente do serviço de anestesiologia e responsável pelo ambulatório de dor oncológica e cuidados paliativos do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC. Tem experiência como médica anestesiologista com ênfase na terapia de dor e cuidados paliativos, além de cuidados perioperatórios e ensino utilizando metodologias ativas. Atua principalmente nos seguintes temas: dor neoplásica, dor aguda pós-operatória analgesia multimodal, dor neuropática clínica e experimental, fármacos analgésicos, técnicas de analgesia, ensino médico e educação para as profissões da saúde.

E-mail: jvcn@uol.com.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1996), doutorado em Cirurgia Torácica e Cardiovascular pela Universidade de São Paulo (2005). Foi cirurgião do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia em São Paulo, onde fez residência médica, cirurgião estagiário do Texas Heart Institute em Houston, Texas e do NRW Herzzentrum, em Bad Oyenhausen, Alemanha. Atualmente é professor assistente da Universidade de Fortaleza, cirurgião cardiovascular do Hospital Universitário Walter Cantídio e do Hospital Geral de Fortaleza. Tem experiência na área de cirurgia cardiovascular, com ênfase em videocirurgia cardíaca e cirurgia minimamente invasiva. Foi responsável pela realização pioneira de procedimentos minimamente invasivos em cardiologia cirúrgica nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife e Belo Horizonte. Compõe a atual diretoria da Sociedade Brasileira de Videocirurgia - regional CE que tem como premissa a transferência do conhecimento em videocirurgia.

E-mail: kaio@unifor.br

Currículo Lattes

Tem experiência nas áreas de biologia molecular, biologia celular, genética e biotecnologia. Atualmente é professor e pesquisador da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), atuando na produção de biofármacos e modelos de animais geneticamente modificados para o estudo de doenças humanas. Possui Doutorado em Biotecnologia (2015, RENORBIO), Mestrado em Ciência Animal (2011, UDESC) e Graduação em Medicina Veterinária (2008, UDESC).

E-mail: ltm@unifor.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestrado em Ciência Animal pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com ênfase em Fisiologia da Reprodução, e Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO). Leonardo T. Martins especializou-se na Universidade da Florida e Universidade de Cornell no âmbito da reprodução e nutrição, entre 2008 e 2010, e atua, atualmente, como professor e pesquisador da Universidade de Fortaleza (Unifor). Leonardo T. Martins tem experiência nas áreas de embriologia, biologia celular, terapia celular com células-tronco e trabalha em estudos atrelados à transgênese voltada à produção de biofármacos, por meio da plataforma animal, e ao desenvolvimento de modelos murinos geneticamente modificados para a investigação de doenças e fármacos. Leonardo T. Martins é fundador do Grupo Fortgen Technologies que atua em três diferentes áreas: (a) no desenvolvimento de biofármacos e na transferência da tecnologia para o mercado; (b) na produção in vitro de embriões; e (c) na terapia celular com células-tronco adultas.

E-mail: oliviabessa@unifor.br

Currículo Lattes

É médica formada pela Universidade Federal do Ceará, com Residência em Pediatria, Mestrado em Patologia das Doenças Tropicais e Doutorado em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP. Tem Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria e em Educação para as Profissões da Saúde pelo Programa da Foundation for Advancement of International Medical Education and Research (FAIMER-Brasil). É professora Adjunta do Curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, onde fez parte da equipe responsável pela concepção, implantação e estruturação do curso e atuou como coordenadora no período de 2006-2012. Atua ainda como professora do Mestrado de Ciências Médicas e orientadora dos Programas de Monitoria e de Iniciação Científica da Universidade de Fortaleza. É médica pediatra do Hospital Infantil Albert Sabin-HIAS, onde coordena o Núcleo de Pesquisa. Tem experiência na área de Saúde da Criança, com foco nas doenças alérgicas e respiratórias e na área de Educação para as Profissões da Saúde, com ênfase nos seguintes temas: desenvolvimento docente, gestão acadêmica, desenho de currículo, avaliação de estudantes e programas.

E-mail: renatarocha@unifor.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2002), doutorado em Psicologia pela Universidade Autónoma de Lisboa, mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2006), especialização em Psicooncologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Atua como psicóloga clínica e tem experiência nas áreas de Psicologia, Saúde e Educação, principalmente nos seguintes temas: psicologia clínica, psicologia da saúde, educação médica, desenvolvimento docente, humanidades e arte.

E-mail: rmoreira@unifor.br

Currículo Lattes

Possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Ceará (1966), graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (1967) e doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (aposentado), Professor Adjunto da Universidade de Fortaleza. É Membro Titular da Academia Cearense de Química (desde 2008). Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Química de Proteínas e Carboidratos, atuando principalmente nos seguintes temas: lectinas, galactomananas, xiloglucanas, interação lectina-carboidratos, filmes comestíveis e carboidratos como espessantes e estabilizantes e fibras alimentares.

E-mail: rodrigo.escalante@unifor.br

Currículo Lattes

É médico graduado em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), tendo feito residências médicas em cirurgia geral e coloproctologia na USP de Ribeirão Preto (concluídas no ano de 1999). Defendeu tese de Doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) pela Universidade de São Paulo no ano de 2001. Foi bolsista do programa PRODOC da CAPES e concluiu período de pós doutorado em clínica cirúrgica na Universidade Federal do Ceará em 2005. Atualmente é docente do curso de medicina da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Coloproctologia e Cirurgia Experimental, atuando em projetos de estudo da carcinogênese colorretal animal e desenvolvimento de currículo médico especialmente em cirurgia.

Dissertações Defendidas

 

O investimento no curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Médicas é composto por 30 parcelas fixas de R$ 1.980,00.

 

*Valores relativos a 2017. Aumento zero nas mensalidades de 2018!

 

Próximas turmas

Caro aluno(a), 

Se você tem interesse no Mestrado em Ciências Médicas, faça aqui sua pré-inscrição.

Informamos que ao lançarmos o edital para o processo seletivo, enviaremos as informações para os pré-inscritos por e-mail.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo telefone (85) 3477-3846 ou nos envie um e-mail no endereço ppgcm@unifor.br.

Até logo!

Seleção 2018

Foi lançado o Edital Nº 25/2018 que torna pública a seleção para o Mestrado em Ciências Médicas. O curso da Unifor é recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com conceito 3.

> CONFIRA O RESULTADO
> HORÁRIO E LOCAL DAS ENTREVISTAS
> Gabarito do Exame Cognitivo
> CONFIRA AS INSCRIÇÕES DEFERIDAS

Foram abertas 25 vagas, distribuídas em duas áreas de concentração: Ciências Médicas, com as linhas de pesquisa em: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Estudos Translacionais em Ciências Médicas; e na área em Ensino em Saúde, com a linha: Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas. O edital destaca a temática de cada orientador.

O processo seletivo para ingressar no Mestrado em Ciências Médicas é composto de três etapas: avaliação cognitiva, análise curricular e entrevista. O resultado está previsto para ser divulgado no dia 25 de junho.

Atendimento via chat
Atendimento via chat