“Ser Docente Unifor”: professores ganham publicação exclusiva
Acesso prático às informações e orientações mais significativas para o exercício da docência: essa é a principal proposta do “Ser Docente Unifor - Manual do Professor 2025”, lançado pela Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, no último dia 4/12, no auditório do Bloco H, como parte da programação da última edição do “Fórum de Gestores” da Vice-Reitoria de Graduação e Pós-Graduação (VRE).
A publicação tem coordenação geral da equipe da VRE, com organização da vice-reitora Maria Clara Bugarim e da professora e assessora Xênia Diógenes Benfatti. A coordenação executiva e editorial é do professor Robson Ramos, com projeto gráfico e diagramação do professor Aderson dos Santos Sampaio e apoio da Diretoria de Comunicação, Marketing e Comercial.
Dividido em quatro grandes áreas - “Conhecer”, “Ser”, “Fazer” e “Conviver” - o Manual do Professor 2025 aborda o perfil e a jornada docentes da Unifor; as ferramentas de apoio à gestão acadêmica e à aprendizagem; os instrumentos de avaliação do trabalho docente; o Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação (PDPE); o Plano de Carreira e alguns dos principais serviços disponíveis e contempla, ainda, informações que podem auxiliar as atividades cotidianas, tais como contatos de setores relevantes e um mapa do campus.
Clique aqui e baixe o Ser Docente.
“O Ser Docente foi um produto idealizado há um ano e meio e muitas mãos o ajudaram a ser realidade. E desde que a professora Clara Bugarim assumiu, era solicitado um novo material que concentrasse as principais informações sobre a estrutura acadêmica e pedagógica tanto para os atuais docentes quanto para os novos professores”, explicou a professora Xênia Benfatti durante a apresentação do material no Fórum.
Em breve, o Manual também estará disponível em outras plataformas internas da Universidade de Fortaleza.
ÚLTIMO FÓRUM DO ANO
Realizado mensalmente, o Fórum de Gestores 2024 teve como objetivo aprofundar o diálogo entre diretores de Centro, coordenadores e assessores pedagógicos da instituição, oferecendo um ambiente propício para o intercâmbio de práticas e experiências bem-sucedidas na gestão.
Além do lançamento do Ser Docente, a programação do último Fórum do ano apresentou o balanço das ações da Divisão das Atividades Desportivas (DAD) com o professor Ralciney Barbosa, chefe do setor; homenagem aos representantes de cursos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC) e a apresentação, pela professora Alexandra Alencar Siebra, da publicação “Protocolo para processos regulatórios e avaliação MEC - autorização, reconhecimento e renovação”, destinado a fornecer diretrizes para planejamento e organização das informações utilizadas durante o preenchimento dos formulários do MEC após aberto o processo de ato regulatório no sistema e-MEC.
Fotos: Isabela Ricco e Lívia Távora