Estudantes dos cursos de Moda são selecionadas para apresentar coleção no Dragão Fashion Brasil Festival 2024
qua, 12 junho 2024 18:40
Estudantes dos cursos de Moda são selecionadas para apresentar coleção no Dragão Fashion Brasil Festival 2024
A coleção homenageia a história de Chico da Matilde, o Dragão do Mar, e sua luta pela liberdade
Estudantes do curso de Moda e Design de Moda da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, foram selecionadas para apresentar a coleção de roupas intitulada “O Devorador de Mares" no Concurso dos Novos do Dragão Fashion Brasil (DFB) Festival 2024. A proposta das peças é explorar a história de Chico da Matilde e o simbolismo do Dragão do Mar em peças que encapsulam a força, a coragem e a determinação desse líder abolicionista.
O DFB Festival 2024 acontecerá nos dias 24 a 27 de julho, no Centro de Eventos do Ceará, celebrando os 25 anos do evento desde sua criação. Dessa forma, a programação exaltará a trajetória marcante do festival, com novidades em seu formato e um novo posicionamento, reforçando o compromisso com a moda consciente e a valorização do “handmade”.
“Participar do Concurso dos Novos é um momento de aprendizagem, de desenvolver o networking, além de ser uma ótima oportunidade para os alunos colocarem em prática aquilo que eles vivenciam em sala de aula”, ressalta a coordenadora dos cursos de Moda da Unifor, Priscila Medeiros.
A coleção: “O Devorador de Mares”
A coleção desenvolvida pelas alunas Gabrielle Ferreira, Maria Eduarda Andrade, Maria Fernanda Araújo, Sara Sidou e Thayná de Medeiros é uma homenagem à história de Chico da Matilde, o Dragão do Mar. A partir da combinação de técnicas de patchwork e elementos da cultura cearense, como os bilros e a figura do jangadeiro, as alunas decidiram representar a jangada de diversas formas, desde recortes triangulares até silhuetas que remetem às velas. Além disso, incorporaram elementos da cultura chinesa, como a inspiração na pintura facial e no dragão chinês, símbolo de honra e proteção, que se interligam com os valores da luta abolicionista.
Visando ressaltar o simbolismo do Dragão do Mar, as alunas do curso de Moda, com auxílio dos professores e orientadas pela professora Ana Cláudia Farias, apresentaram uma coleção que espelha a busca por práticas sustentáveis na indústria da moda. Contada na perspectiva do realismo fantástico, a coleção representa a história de como Chico da Matilde foi de um simples jangadeiro até tornar-se o icônico Dragão do Mar, como se esse homem realmente se transformasse em dragão, devorando os mares em sua luta pela liberdade.
“A gente espera fazer um belo desfile no Concurso dos Novos; estamos trabalhando agora arduamente na produção dessa coleção e esperamos fazer as pessoas admirarem a nossa coleção que está belíssima, cheia de artesanias, reforçando a questão da moda consciente por meio do reúso de materiais. Então, está com uma estética bem interessante, desejamos captar a atenção de todos”, ressalta a professora Priscila Medeiros.
A coleção enfatiza sua história em cada detalhe, desde a trama dos tecidos, feito manualmente, até o uso do bilro, a paleta de cores, as texturas e silhuetas, celebrando os 25 anos do DFB Festival e do legado do Dragão do Mar.
“Participar do DFB, um dos maiores eventos de moda autoral que temos no Brasil, é uma oportunidade que, honestamente, é de tirar o fôlego. Estar dividindo a passarela com os grandes nomes do mercado é uma honra muito grande”, afirma a estudante do curso de Moda, Thayná de Medeiros Fernandes.
Mostrando ser mais que apenas uma coleção de moda, "O Devorador de Mares" é uma declaração de princípios e valores. As alunas mostram sua posição defendendo os valores e princípios que o movimento que Dragão do Mar participou e nos deixou como legado: o princípio fundamental de que todos os seres humanos são livres, os valores da resistência e luta, e a união entre passado e presente, mito e realidade.
A coleção representa a história de Chico da Matilde pela perspectiva do realismo fantástico (Foto: Guilherme Alecrim)
25 anos do festival
Criado em 1999, o Dragão Fashion Festival comemora este ano 25 anos de sua fundação. Para 2024, o DFB Festival XXV convocou os participantes a propor uma coleção-cápsula associando os significados do dragão, enquanto mitologia, à própria história do evento, tradicional no calendário da moda brasileira.
“Reverenciar o Ano do Dragão é, também, renovar a memória afetiva do público, já que ‘DFB’ é a abreviatura do nome do evento, 'Dragão Fashion Brasil' , até hoje citado pelo trade”, explicam Cláudio e Helena Silveira, diretores do festival.
Além do Concurso dos Novos, a programação também inclui atrações nas áreas de cultura, moda, economia criativa, formação, indústria, gastronomia e turismo.
Claudio Silveira, diretor geral do DFB Festival, explica a escolha do tema para comemoração dos 25 anos do evento: “Este ano, o ciclo lunar chinês é regido pelo Dragão, símbolo de sorte e portador de prosperidade. É também a celebração dos 25 anos de DFB. Portanto, nada mais justo que o Dragão personifique a fonte de inspiração da edição 2024 do Concurso dos Novos”, ressalta.
Consciente da importância da preservação ambiental, o DFB Festival convida todos os participantes a desenvolverem apresentações que utilizem técnicas de reúso como principal elemento. Essa iniciativa reforça o compromisso do evento com uma cadeia produtiva mais consciente e sustentável.
O evento é apresentado pelo por meio da Secretaria da Cultura do Ceará - Secult (Foto: Nicolas)
Sobre o DFB
A programação do Dragão Fashion Brasil ocorre anualmente em Fortaleza e é considerada uma das mais relevantes oportunidades multidisciplinares no mundo da moda na América Latina. Ao longo de mais de duas décadas de história, a iniciativa vem contribuindo para o desenvolvimento da cultura de moda no país e também para o fortalecimento da indústria de têxteis e confeccionados no Ceará.
A partir do incentivo aos novos talentos, contribui para a renovação do mercado e o aprimoramento do setor. O evento é apresentado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e além de incentivar a produção de peças autorais, o festival, por meio do Concurso dos Novos, funciona como laboratório com todas as etapas da cadeia produtiva da moda, não limitando apenas à parte de criação. As propostas da competição são avaliadas por um júri técnico composto por profissionais da imprensa especializada, estilistas e designers e a premiação acontece durante o evento.
Quer cursar Design de Moda na Unifor?
Com duração de dois anos e meio, a graduação em Design de Moda da Unifor é ofertada em período integral. O curso é voltado para quem quer trabalhar com criação e gestão de produtos e projetos de vestuário e/ou acessórios em confecções, na indústria têxtil e no comércio varejista/atacadista da moda.
Quer cursar Moda na Unifor?
Com duração de três anos e meio, a graduação em Moda da Unifor é ofertada em período integral. O curso é voltado para quem deseja atuar nas diversas áreas que se inter-relacionam com o sistema da moda, com capacidade reflexiva e uma visão crítica e sistêmica do setor. Forma profissionais competentse para interpretar fatos políticos, sociais e culturais com o propósito de identificação de problemas e aplicação de metodologias para criação de soluções por meio de projetos e produtos.
Processo seletivo 2024.2
A Unifor está com processo seletivo aberto para ingresso no semestre de 2024.2. Os interessados podem utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou nota de vestibulares anteriores da Universidade, bem como realizar reabertura de curso, transferência de instituição ou segunda graduação.
Serviço
DFB Festival XXV 2024
Data: 24 a 27 de julho (quarta a sábado)
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 - Edson Queiroz)
Instagram: @dfbfestival
O evento é aberto ao público e os desfiles são sujeitos à apresentação de convite.