Egressos destacam diferenciais e contribuições do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade da Unifor para suas carreiras

ter, 9 julho 2024 10:17

Egressos destacam diferenciais e contribuições do Mestrado Profissional em Ciências da Cidade da Unifor para suas carreiras

Voltado para profissionais de engenharia, arquitetura e tecnologias, o curso está com inscrições abertas até 5 de agosto


Excelência do corpo docente, interdisciplinaridade e oportunidades de networking são alguns dos diferenciais apontados pelos egressos do curso (Fotos: arquivo pessoal)
Excelência do corpo docente, interdisciplinaridade e oportunidades de networking são alguns dos diferenciais apontados pelos egressos do curso (Fotos: arquivo pessoal)

O Mestrado Profissional em Ciências da Cidade (MPCC) se destaca como uma formação ideal para profissionais de engenharia, arquitetura e tecnologias que buscam se qualificar para atuar de forma científica, técnica, sistemática e metódica no planejamento, execução e avaliação de ações de desenvolvimento urbano. O curso da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - prepara os alunos para desenvolverem atividades nas áreas de planejamento, gestão e relações sociais da cidade, bem como em ciências e tecnologias urbanas.

“O Mestrado Profissional em Ciências da Cidade, como o nome já diz, é um mestrado profissional, ou seja, trabalhamos com uma abordagem baseada em evidências, em projetos/problemas existentes na vida real de suas atividades, e, juntos, construímos o conhecimento”, ressalta a professora Cristina Romcy, coordenadora do curso.

Segundo a coordenadora, o MPCC busca orientar os alunos para que eles desenvolvam as habilidades sistêmicas necessárias a uma prática profissional avançada e transformadora de procedimentos e processos. Objetiva ainda, que eles desenvolvam projetos que reúnam os interesses do mercado, alinhando inovação, tecnologia e criatividade, oferecendo uma melhor qualidade de vida para a população. “Nosso mestrado é, portanto, voltado para o impacto social”, destaca Cristina.

Mestre em Ciências da Cidade pela Unifor, o arquiteto e urbanista Diego Pinheiro, que atua nas áreas de arquitetura de interiores, cidades sustentáveis, inovação e tecnologia aplicada à arquitetura, relata que decidiu cursar o MPCC porque desejava ampliar sua área de conhecimento e atuação para além dos projetos de arquitetura.


“O MPCC elevou minha capacidade como profissional em pensar de maneira sistêmica, contribuindo com a cidade e pensando principalmente nas pessoas na busca de soluções inovadoras e estratégias inteligentes” - Diego Pinheiro, arquiteto e urbanista

A formação é ideal para quem deseja conciliar os estudos com a atuação profissional. Foi o caso da arquiteta Letícia Leite, que atua na área de arquitetura hospitalar no setor público. Ela afirma que encontrou no MPCC a combinação perfeita para continuar seus estudos sem se afastar do trabalho e o resultado não poderia ter sido melhor. Além de ter rendido boas discussões a respeito do que seria melhor para a cidade, a arquiteta afirma que o mestrado impulsionou sua carreira profissional.


"O curso contribuiu diretamente para minha promoção no trabalho, além de ter ampliado minhas oportunidades de networking e discussões sobre o desenvolvimento urbano" - Letícia Leite, arquiteta

Interdisciplinaridade

O Mestrado Profissional de Ciências da Cidade tem como compromisso formar cidadãos que busquem tornar as cidades mais criativas e humanas a partir do desenvolvimento socioambiental, científico e cultural. Desta forma, o curso integra diversas áreas do conhecimento para promover qualidade de vida urbana com inovação e tecnologia. 

O curso é composto por disciplinas que retratam a diversidade de políticas setoriais, com o objetivo de contribuir com a implementação da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano e do Estatuto das Cidades, ambos do Ministério das Cidades, visando a integração dos planos, ações e investimentos. 

Egressa do MPCC, Ana Virgínia Martins, engenheira civil e diretora da Construtora Colmeia SA, destaca que a formação proporcionou uma visão global da dinâmica das cidades e uma compreensão aprofundada dos impactos dos empreendimentos urbanos.


"A diversidade de temas abordados no mestrado, como saúde, economia e morfologia das cidades, aliada à carga horária adequada e aos excelentes professores, fez toda a diferença na minha carreira" - Ana Virgínia Martins, diretora da Construtora Colmeia SA

Cidades sustentáveis

A sustentabilidade também é um tema que faz parte da matriz curricular da formação da Unifor. O MPCC trabalha para a implementação de cidades sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental e combatendo alterações climáticas com soluções baseadas na natureza. 

Esse aspecto foi o que fez Pedro Pinheiro Osório, engenheiro ambiental e sanitarista, buscar o mestrado. Ele afirma que tinha interesse em aprender sobre gestão de cidades e o que envolve essa atividade, especificamente no que diz respeito à questão da sustentabilidade e os projetos voltados para essa área.


"As disciplinas e a capacitação dos professores me deram uma boa visão de como as cidades funcionam, como estão mudando e quais suas demandas para tornarem-se mais sustentáveis e com melhor qualidade de vida para as pessoas" - Pedro Pinheiro Osório, engenheiro ambiental e sanitarista

O engenheiro planeja trabalhar no setor público e acredita que o conhecimento adquirido será fundamental para o desenvolvimento de projetos e políticas urbanas eficazes.

Internacionalização

Um dos principais diferenciais do MPCC é a parceria com a Columbia University, de Nova Iorque. No âmbito dessa parceria, são desenvolvidos dois módulos internacionais. O primeiro, sobre Negociação, é ministrado no campus da Unifor por um professor da Columbia University. O segundo módulo ocorre em Nova York, com a temática Empreendedorismo e Inovação, oferecendo aos alunos a chance de realizar visitas técnicas a diversas empresas na cidade.

Outra oportunidade internacional é a Missão República Tcheca, que acontecerá de 12 a 23 de outubro. Realizada pelo Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI), em conjunto com o MPCC e a graduação em Arquitetura e Urbanismo, a missão tem o apoio da Embaixada do Brasil na República Tcheca. As inscrições para a missão, que busca fortalecer o intercâmbio de soluções sustentáveis para o desenvolvimento urbano, estão abertas até o dia 31 de julho

Últimas vagas!

O MPCC está com inscrições abertas até o dia 5 de agosto para o preenchimento das últimas vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: Planejamento, Gestão e Relações Sociais da Cidade; e Ciências e Tecnologias de Cidades. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail mpcc@unifor.br, com a documentação anexada em um único arquivo PDF. A taxa de inscrição é de R$ 143,00.

O processo seletivo inclui análise do projeto de pesquisa, entrevista (dias 13 e 14 de agosto de 2024) e análise de currículo. Os resultados serão divulgados a partir do dia 20 de agosto, e as aulas começam em setembro de 2024.

Para mais informações, acesse o site da Unifor ou entre em contato pelo e-mail mpcc@unifor.br. Não perca a oportunidade de se qualificar para transformar as cidades e contribuir para um futuro urbano mais sustentável e inovador.

Serviço

Seleção para o Mestrado Profissional em Ciências da Cidade
Edital Nº 30/2024
> Modelo do Projeto de Pesquisa
Inscrições: até 05 de agosto de 2024, pelo e-mail mpcc@unifor.br
Mais informações: (85) 3477.3166