Iprede inaugura espaço infantil projetado por alunos da Pós-Unifor

qua, 26 junho 2024 20:28

Iprede inaugura espaço infantil projetado por alunos da Pós-Unifor

Novo ambiente representa um grande avanço na missão de cuidar e promover o desenvolvimento saudável das crianças do instituto 


Projeto desenvolvido pelos alunos da Especialização em Arquitetura de Interiores foi inspirado nos valores e missão do Iprede (Foto: Arquivo pessoal)
Projeto desenvolvido pelos alunos da Especialização em Arquitetura de Interiores foi inspirado nos valores e missão do Iprede (Foto: Arquivo pessoal)

Espaços com projeções arquitetônicas inclusivas e voltadas para crianças podem ser importantes ferramentas para o progresso juvenil, uma vez que esses ambientes contribuem efetivamente para ao estímulo cognitivo e físico, bem-estar emocional, além de outros pontos que destacam a relevância dessa abordagem.

Ciente da importância de um ambiente adequado para o desenvolvimento infantil, o Instituto da Primeira Infância (Iprede) inaugurou recentemente o Ambulatório de Pediatria do Desenvolvimento e Comportamento (PDC). O espaço foi projetado pela professora Érica Martins, do curso da Especialização em Arquitetura de Interiores da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, em colaboração com alunos da pós-graduação.

O ambiente tem como finalidade capacitar pediatras para que tenham um olhar especializado para transtornos de desenvolvimento e comportamento em crianças, incluindo prematuras e autistas. A capacitação formar profissionais capazes de avaliar, diagnosticar e até tratar crianças com esses transtornos, especialmente considerando o número limitado de neuropediatras disponíveis. Além disso, o PDC também promove troca científica e estudos de caso com ambulatórios similares no país.

O Iprede tem como função principal promover o desenvolvimento integral de crianças em situação de vulnerabilidade social, especialmente na primeira infância. Para alcançar esse objetivo, o instituto oferece uma série de serviços e programas que incluem assistência nutricional, apoio psicológico, educação, saúde e fortalecimento de vínculos familiares.

A instituição trabalha de forma multidisciplinar, integrando diversas áreas do conhecimento para proporcionar um ambiente que estimule o crescimento saudável e o bem-estar das crianças e suas famílias. 

“Teremos a possibilidade de contar com mais profissionais trabalhando a favor das crianças. [...] Trabalhar com a equipe de arquitetura foi uma grande descoberta e oportunidade, tanto para os alunos, que se aproximam do social, quanto para nós, ao mostrar que a estética e a beleza devem privilegiar todas as classes sociais, com um cunho educacional. Estamos muito felizes com essa parceria, que eterniza nas nossas instalações um pedaço da Unifor e da Especialização em Arquitetura de Interiores da instituição”, enfatiza Joana Clemente, profissional de relações institucionais do Iprede. 

Processo de desenvolvimento do projeto 

Durante a prática de elaboração do espaço, foi necessário a interação entre os alunos e os profissionais da construção para resolver dúvidas que surgem frequentemente nas obras. Em cada painel de ambiente, foi incluído o contato dos estudantes para que eventuais questionamentos pudessem ser esclarecidos ao longo do processo. 

Diversos ambientes foram desenvolvidos, cada um com características específicas. Os espaços incluem a área comum, que compreende o corredor e a sala de espera dos consultórios, além dos quatro consultórios em si. Também foram criadas a sala PDC, que possui local para reuniões, uma copa, uma sala de aula com vista para os consultórios e uma sala de aula para adultos. O projeto inclui ainda o refeitório e mais duas salas de aula, cujo desenvolvimento ainda não foi iniciado.

O ambulatório possui características essenciais que destacam seu diferenciais, com o objetivo de criar um ambiente funcional e acolhedor capaz de atender às necessidades médicas e psicológicas das crianças e seus acompanhantes de maneira cuidadosa e inclusiva. Algumas desses pontos chaves incluem:

  • Espaços diversificados: A criação de diferentes tipos de ambientes foi essencial para atender às variadas atividades e necessidades dos usuários, incluindo áreas para consultas, reuniões, educação e espera.
  • Ambientes acolhedores: As áreas foram projetadas para promover sensação de acolhimento e conforto, fundamentais para crianças em um ambiente de saúde. As cores desempenharam papel crucial nesse resultado.
  • Eficiência no fluxo: A disposição dos espaços, em especial os corredores e áreas de espera, foi cuidadosamente planejada para otimizar o fluxo de pessoas, facilitando o acesso aos consultórios e reduzindo o tempo de espera.
  • Versatilidade dos espaços: As salas de reunião e de aula foram concebidas para serem multifuncionais, adaptando-se a diferentes atividades conforme necessário.
  • Mobiliário adequado: A escolha e disposição do mobiliário garantem o conforto e a segurança dos usuários, com atenção especial às dimensões e formas adequadas para diferentes idades.
  • Flexibilidade do mobiliário: O mobiliário foi desenhado para ser flexível e adaptável às diversas atividades e necessidades dos usuários, permitindo a reorganização rápida do espaço conforme necessário.

Érica Martins, arquiteta e urbanista e docente da especialização, explica que o projeto desenvolvido pelos alunos foi inspirado nos valores e missão do Iprede. De acordo com ela, os espaços foram desenhados para serem acolhedores e convidativos, refletindo o cuidado e acolhimento promovidos pelo instituto. 


(Foto: Arquivo pessoal)

"A funcionalidade e acessibilidade foram cuidadosamente consideradas, garantindo que todas as crianças, inclusive aquelas com necessidades especiais, possam usufruir dos espaços. A escolha de cores vivas e materiais seguros cria um ambiente saudável e estimulante, promovendo o desenvolvimento integral das crianças. Elementos lúdicos foram integrados ao design para estimular a criatividade e o aprendizado, incentivando a exploração e o desenvolvimento cognitivo”, acrescenta a docente.

Importância social e acadêmica

O projeto propiciou a vivência prática dos alunos, dando-lhes a oportunidade de aplicar teorias e conceitos aprendidos em sala de aula em um contexto real, enfrentando desafios e encontrando soluções criativas ao passo em que focavam em trabalhar na formação de espaços acessíveis e inclusivos para todas as crianças.

Além disso, trabalhar em um projeto com impacto social ajuda os participantes a desenvolver competências profissionais e pessoais, como trabalho em equipe, comunicação, responsabilidade social e ética profissional, enriquecendo o portfólio e o network.


(Foto: Arquivo pessoal)

“Foi incrível contribuir para a comunidade e aprender sobre o público-alvo e as necessidades do Iprede. Acompanhar semanalmente o progresso da obra e trabalhar com uma equipe eficiente foi fundamental para a execução fiel do projeto. Ver as crianças e adultos felizes nos ambientes projetados é extremamente gratificante”, afirma Heloísa Barbosa, arquiteta e urbanista e aluna da Especialização em Arquitetura de Interiores.  

A colaboração entre a Unifor e o Iprede fortalece os laços entre a Universidade e a comunidade local, demonstrando como a educação superior pode contribuir para o desenvolvimento social. Assim, a instituição se posiciona como referência em responsabilidade social, preparando seus alunos para serem agentes de mudança positiva na sociedade.

Suellen Galvão, coordenadora da Especialização em Arquitetura de Interiores, pontua que contribuir para projetos especiais como esse desperta nos alunos sentimentos e insights únicos, inacessíveis em projetos comuns.


(Foto: Arquivo pessoal)

"Participar do desenvolvimento e bem-estar de crianças em vulnerabilidade social cumpre o papel da academia de promover uma sociedade mais justa. Saber que seus esforços criaram um ambiente que apoia essas crianças é extremamente gratificante e reforça a motivação para buscar excelência na arquitetura de interiores”, enfatiza a docente. 

Especialização em Arquitetura de Interiores 

A Especialização em Arquitetura de Interiores da Unifor tem como objetivo geral capacitar profissionais para atuarem com excelência nessa área específica da arquitetura. Destinado a arquitetos, urbanistas e designers, o curso busca aprofundar o conhecimento e a reflexão sobre os diversos elementos que compõem o projeto de interiores.

Ao longo do programa, os participantes são incentivados a explorar e entender de maneira mais aprofundada os conceitos e práticas que envolvem a criação e a execução de espaços internos, seja em contextos residenciais, corporativos, comerciais ou efêmeros.

O curso promove ainda um ambiente de troca de experiências e aprendizado contínuo, permitindo que os participantes discutam e analisem casos reais e tendências emergentes na área de arquitetura de interiores. Essa abordagem prática e reflexiva contribui para o desenvolvimento de um olhar crítico e habilidades específicas – essenciais para a atuação profissional de sucesso.