null Mário Monte ministra seminários especiais na Pós-Graduação em Direito da Unifor

Seg, 6 Março 2023 17:30

Mário Monte ministra seminários especiais na Pós-Graduação em Direito da Unifor

Iniciativa da Universidade de Fortaleza busca expandir o debate sobre os temas que englobam e-governance e justiça


Mário Monte, pós-doutor em Ciências Jurídico-Criminais e professor da Universidade de Minho (Foto: Acervo pessoal)
Mário Monte, pós-doutor em Ciências Jurídico-Criminais e professor da Universidade de Minho (Foto: Acervo pessoal)

O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — vai realizar, nos meses de março, abril e maio, uma série de seminários especiais ministrados pelo professor Mário Monte, docente da Universidade do Minho (UMinho), de Portugal.

A iniciativa, derivada da disciplina “Seminários Especiais Internacionais” do PPGD, irá abordar diversas temáticas que englobam e-governance e justiça, como: proteção de dados, inteligência artificial e responsabilidade jurídica, governança, ciberterrorismo e cibersegurança, compliance e corrupção.

Os seminários serão exclusivos para os alunos do Programa e acontecerão no formato híbrido, divididos em três módulos:

  • Módulo I

Data: 29, 30 e 31 de março
Local: Plataforma Google Meet
Horário: 15h às 18h

  • Módulo II

Data: 26, 27 e 28 de abril
Local: Auditório A04
Horário: 14h às 18h30

  • Módulo III

Data: 24, 25 e 26 de maio
Transmissão: Plataforma Google Meet
Horário: 15h às 18h

Importância das temáticas 

A e-governance, conhecida como governança eletrônica, representa uma nova tendência tecnológica administrativa, na qual são aplicadas tecnologias da informação (TI) para fornecer serviços governamentais.

No âmbito da justiça, o modelo abre diversas discussões, voltadas principalmente para a segurança de dados, pois o sistema é pautado na troca de informações, integradas a variados sistemas autônomos que mediam as comunicações entre o governo e os cidadãos.


“Os temas que serão abordados no evento estão na ordem do dia das discussões internacionais e representam uma excelente oportunidade para se travar conhecimento pela primeira vez ou atualizar conhecimentos já adquiridos, tudo isso sob a condução de um catedrático da expressão do professor Mário Monte”Rômulo Leitão, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Unifor.

Sobre o palestrante

Mário Monte é um profissional de referência internacional na área do Direito, sendo mestre, doutor e pós-doutor na especialidade de Ciências Jurídico-Criminais. Além disso, é professor catedrático na Universidade do Minho, em Portugal.

O docente possui outras ocupações na universidade, como diretor do Doutoramento em Direito, diretor do Mestrado em Direito Judicial (Organização Judicial e Direitos Processuais), presidente do Conselho de Escola da Escola de Direito e presidente do Conselho Disciplinar.


Docente da Universidade de Minho, Mário Monte vai conduzir seminários na Unifor (Foto: Acervo pessoal)

Mário também é autor de mais de quarenta artigos e livros. Já participou como conferencista em diversos eventos científicos, nacionais e internacionais, sobretudo no segmento de ciências criminais. 

“O currículo do professor Mário Monte fala por si, mas, para além disso, o intercâmbio entre a Universidade de Fortaleza, em geral, o PPGD, especificamente, e a Universidade do Minho é muito rico e desafiador há vários anos”, destaca o professor Rômulo Leitão, coordenador do PPGD. 

Quer fazer parte do PPGD?

Criado em 1999, o Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Unifor — que oferta cursos de mestrado e doutorado — visa a formação de profissionais com visão sistêmica do Direito e das realidades social e axiológica a ele relacionadas, a partir da Constituição e dos Direitos Fundamentais.

O PPGD é reconhecido nacionalmente pela sua estrutura e qualidade de ensino e pesquisa. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por exemplo, classifica o Programa com o conceito 6, configurando-se como um dos melhores do Brasil e o único nas regiões Norte e Nordeste a receber tal nota pela Capes.