Programa de Pós-Graduação em Direito promove evento para celebrar o Dia Mundial da Justiça Social

Programa de Pós-Graduação em Direito promove evento para celebrar o Dia Mundial da Justiça Social

A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) 
 


Essa iniciativa reflete o compromisso da Unifor em promover uma sociedade mais justa e igualitária (Foto: Getty Images)
Essa iniciativa reflete o compromisso da Unifor em promover uma sociedade mais justa e igualitária (Foto: Getty Images)

O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD) da Universidade de Fortaleza, em parceria com a Diretoria da Relações Institucionais (DRI) da Unifor, realizará, no dia 20 de fevereiro, o evento “Estado e Perspectivas Atuais da Justiça Social na América Latina e no Caribe”. A Iniciativa ocorrerá na sala B43, a partir das 9h. Aqueles que não puderem comparecer presencialmente poderão acompanhar a programação de forma on-line, por meio do link disponibilizado abaixo:

O encontro tem como objetivo celebrar o Dia Mundial da Justiça Social, instituído pela Organização das Nações Unidas. As palestras do evento serão ministradas por Marialaura Fino, representante da Organização Internacional do Trabalho, e pelas professoras Gina Pompeu e Rosa Júlia Plá Coelho, do PPGD.

Essa iniciativa reflete o compromisso da Unifor em promover uma sociedade mais justa e igualitária, com foco na formação humana e na responsabilidade social.

Conheça as palestrantes

Marialaura Fino 

Marialaura Fino é Especialista em Normas Internacionais do Trabalho no Escritório da OIT para os Países Andinos. Ao longo de sua carreira, viveu e trabalhou na África, América Latina, Ásia, Europa e nos Estados Árabes, dedicando-se à promoção da justiça social.

Antes de ingressar na OIT, trabalhou no Parlamento Europeu e na Embaixada da Itália no Quênia. Também liderou projetos de cooperação para o desenvolvimento em Uganda e atuou como pesquisadora na Universidade de Macau, na China.

Marialaura é formada em Direito pela LUISS University, em Roma, e pela Robert Schuman University, em Estrasburgo, e possui um Mestrado em Direito pela Universidade de Macau. Ela fala inglês, francês, italiano, português e espanhol.

Gina Pompeu 

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado em Direito (Direito e Desenvolvimento) pela Universidade Federal do Ceará (1994) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), estágio pós-doutoral em Direito Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, (2017), estágio pós-doutoral em Direitos Humanos, Econômicos e a Responsabilidade Social das empresas pela Faculdade de Direito da Universidade do Havre (2012). Foi diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza (Unifor) de 2009 a 2011. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado e Doutorado) da Unifor, diretora de Relações Internacionais da Unifor e consultora jurídica da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. 

Tem experiência na área de Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: Constituição, Estado e Economia, bem como história política, crescimento econômico e desenvolvimento humano na América Latina, no Brasil e no Ceará. Pesquisa ainda sobre a formação do capital social e o exercício do controle social, da cidadania e a exigibilidade judicial dos direitos sociais, sobremaneira à educação.

Rosa Júlia Plá Coelho

Pós-doutora pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), é doutora em Direito Constitucional pela instituição e pela University of Arizona James E. Rogers College of Law, nos Estados Unidos. Também possui mestrado em Gestão e Liderança Global (Assuntos Públicos Globais) pela Thunderbird School of Global Management e mestrado em Direito Constitucional da União Europeia pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha. É pós-graduada em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Atualmente, é professora na University of Arizona Sandra Day O'Connor College of Law, onde leciona Direitos Humanos e Democracia na América Latina, e professora do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (mestrado e doutorado) da Unifor. Integra como pesquisadora sênior o grupo Relações Econômicas, Políticas, Jurídicas e Ambientais na América Latina, com atuação concentrada em direitos fundamentais transnacionais, sistemas europeu e interamericano de direitos humanos, blocos econômicos, organizações internacionais, direitos sociais e trabalho digno. 
 

Sobre o Dia Mundial da Justiça Social 

O Dia Mundial da Justiça Social, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, convida a refletir sobre o combate à pobreza, à discriminação, ao desemprego e a todas as formas de exclusão. A data reforça a importância de reconhecer a justiça social como base para sociedades mais equitativas e inclusivas.

Além disso, o dia destaca a necessidade de políticas públicas e ações concretas que promovam igualdade de oportunidades e reduzam desigualdades estruturais, como o racismo e a disparidade de renda, mostrando que desenvolvimento econômico e inclusão devem caminhar juntos. 

Mestrado e doutorado em Direito é na Unifor!

O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional Unifor foi avaliado com Nota 6 — nível de excelência internacional —, de acordo com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). 

Com esse resultado, mantido desde 2017, a Unifor consolida sua excelência em um seleto grupo, em todo o país, que atingiu a mesma qualificação e é a única no Norte/Nordeste, entre as universidades particulares, a oferecer mestrado e doutorado de alto padrão, com linhas de pesquisa em Direito Constitucional Público e Teoria Política.

Com a tradição de 26 anos, a Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor tem como escopo a formação de profissionais e pesquisadores completos, por meio da produção de conhecimento, com estímulo à investigação e à autonomia, indo além da interpretação literal da legislação.

Serviço 

Estado e Perspectivas Atuais da Justiça Social na América Latina e no Caribe

Local: Sala B43
Horário: 9h
Data: 20/02

 


Esta notícia está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, contribuindo para o alcance do ODS 4 – Educação de Qualidade, do ODS 10 – Redução das Desigualdades e do ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, promove o evento “Estado e Perspectivas Atuais da Justiça Social na América Latina e no Caribe”, com o objetivo de celebrar o Dia Mundial da Justiça Social. A iniciativa fortalece a educação inclusiva e de qualidade, fomenta a reflexão sobre desigualdades sociais e incentiva a construção de instituições justas, equitativas e eficazes, promovendo acesso à justiça e oportunidades para todos.