Docentes e aluna do curso de Fonoaudiologia participam do 40º Encontro Internacional de Audiologia

seg, 31 março 2025 18:04

Docentes e aluna do curso de Fonoaudiologia participam do 40º Encontro Internacional de Audiologia

Um dos principais eventos da área, o encontro vai abordar temas ligados à audiologia, como audição, equilíbrio e reabilitação auditiva


A professora Renata Almeida ministrará palestra no evento e a aluna Beatriz Dias apresentará pesquisa que foi orientada pela professora Alix Araújo (Foto: Duda Barroso)
A professora Renata Almeida ministrará palestra no evento e a aluna Beatriz Dias apresentará pesquisa que foi orientada pela professora Alix Araújo (Foto: Duda Barroso)

A doutora Renata Almeida, docente do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza, instituição vinculada à Fundação Edson Queiroz, participará como palestrante no 40º Encontro Internacional de Audiologia, que acontecerá de 09 a 12 de abril, em Recife – PE. O evento vai reunir especialistas e profissionais da área para debater as mais recentes inovações e pesquisas relacionadas à audiologia, especialidade da fonoaudiologia que estuda a audição, seu equilíbrio e distúrbios relacionados.

O tema da palestra apresentado pela professora será "Implante Coclear: Boas Práticas no Intra e Pós-operatório" e, durante sua apresentação, a especialista discutirá os cuidados essenciais antes, durante e após o procedimento de implante coclear, tecnologia fundamental para pacientes com perda auditiva severa ou profunda.


"O implante coclear é um dispositivo eletrônico que auxilia na audição de pacientes com perda auditiva severa, profunda e bilateral. Ele vai ativar o nervo auditivo, estimulando a cóclea e permitindo que o paciente ouça sons. Em minha equipe, temos pacientes implantados desde muito pequenos, com um ano e dois meses, que hoje têm 14, 15 anos, estão em escolas regulares, falam muito bem e até dominam uma segunda língua” - Renata Almeida, professora do curso de Fonoaudiologia

Além da participação da docente Renata Almeida, a aluna Beatriz Dias Pimentel Vasconcelos também do curso de Fonoaudiologia, juntamente com sua professora e orientadora Alix Araújo, teve seu trabalho aprovado para ser apresentado no evento com o tema de “Avaliação cognitiva de crianças notificadas com sífilis”. A inclusão da aluna no congresso demonstra a qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos da instituição e reforça o compromisso da Unifor com a formação acadêmica de excelência.

A aluna compartilhou como a Unifor foi fundamental para sua trajetória, por meio da iniciação científica, que abriu diversas oportunidades, além da indicação da professora Renata,  relacionada ao tema de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). 


“Eu espero que possa abrir um mundo de oportunidades e que eu possa enriquecer o meu conhecimento para atuar e me destacar no mercado de trabalho” - Beatriz Dias, aluna do curso de Fonoaudiologia

Sob a orientação da professora Alix Araújo, ela teve a chance de explorar a integração entre enfermagem e fonoaudiologia. “O trabalho foi muito interessante, pois surgiu da necessidade dos estudos epidemiológicos, e a aluna de Fonoaudiologia, que era bolsista, ajudou a avaliar e a integrar seu trabalho com a pesquisa que estava sendo realizada. Ela demonstrou grande interesse pelo tema, que era altamente pertinente à sua área de graduação, e tudo funcionou de forma bem legal”, destaca Alix.

O trabalho da discente Beatriz Diaz aborda a transmissão da sífilis congênita (SC) em crianças. A SC ocorre quando a infecção é passada de mãe para bebê devido à ausência de um tratamento adequado, podendo resultar em graves sequelas, como a perda auditiva neurossensorial, que afeta a cóclea ou o nervo auditivo. No Brasil, foram registrados 319.806 casos da doença em um período de 10 anos, com maior incidência na região Nordeste, especialmente no estado do Ceará e na capital, Fortaleza.

Sobre o evento 


O Encontro Internacional de Audiologia é um evento organizado pela Academia Brasileira de Audiologia-ABA (Foto: Divulgação)

O Encontro Internacional de Audiologia é um dos principais congressos da área e acontece anualmente, reunindo especialistas de todo o mundo para compartilhar conhecimento sobre audição, equilíbrio e reabilitação auditiva, além de temas relacionados à reabilitação vestibular.

"Esse congresso aborda todos os temas ligados à audiologia, como audição, equilíbrio e reabilitação auditiva", completa Renata, destacando a importância do evento na formação e atualização dos profissionais da área.

Essa conquista está alinhada ao movimento de internacionalização da universidade, que busca evidenciar a qualidade da educação e a relevância das pesquisas desenvolvidas. O evento, além de proporcionar visibilidade internacional para os pesquisadores e estudantes, também contribui para o fortalecimento da instituição no cenário global.