CSE Informa | Conheça os artigos mais acessados da Revista Ciências Administrativas

seg, 31 março 2025 18:30

CSE Informa | Conheça os artigos mais acessados da Revista Ciências Administrativas

Conselho Superior de Editoração da Unifor realizou levantamento dos trabalhos com maior acesso nos últimos cinco anos


A Revista Ciências Administrativas é gerenciada pelo Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza (Imagem: Divulgação)
A Revista Ciências Administrativas é gerenciada pelo Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza (Imagem: Divulgação)

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)

 

A produção acadêmica desempenha um papel essencial na disseminação do conhecimento científico, impactando diretamente na evolução das pesquisas e no desenvolvimento tecnológico em diversas áreas. 

Para garantir essa visibilidade e ampliar o acesso à informação, o Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza (Unifor) - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - gerencia cinco revistas científicas acadêmicas: Tecnologia, Subjetividades, Brasileira de Promoção da Saúde, Subjetividades e Ciências Administrativas.

Gerenciada pelo CSE, setor vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) da Unifor, a Revista Ciências Administrativas, desde seu lançamento em 1989, estabeleceu-se como um canal essencial para a disseminação de pesquisas na área de Administração. Inicialmente lançada com periodicidade anual e vinculada ao então Centro de Ciências Administrativas da Universidade, a RCA evoluiu significativamente ao longo dos anos.

Com a integração ao Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA), a revista expandiu sua frequência para semestral em 2007 e para quadrimestral em 2012. A partir de 2022, passou a adotar fluxo contínuo. A RCA também é membro da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC), reforçando seu compromisso com a excelência e a integridade na publicação científica.

Visando compreender melhor o impacto dessas publicações, o CSE analisou dados de acesso e downloads a partir de bases renomadas, como Google Acadêmico, SciELO, Portal de Periódicos CAPES e a própria plataforma da revista. Esse levantamento revelou os cinco artigos mais acessados nos últimos cinco anos (2020-2024) da RCA, destacando os temas de maior interesse para a comunidade acadêmica.

Conheça os artigos mais acessados da RCA

De autoria de José Martins e Cezar Wagner de Lima Góis, o artigo (ID 3261) apresenta um modelo para uma organização fractal e sugestões para uma gestão compatível com as necessidades geradas pela mudança de época do industrialismo para o informacionalismo, o que vem exigindo uma forma diferenciada de gestão. Trata-se de um trabalho de natureza qualitativa, a partir de uma pesquisa teórica, na tentativa de identificar características fractais aplicáveis às organizações e sua gestão. Com 22.355 acessos em resumos e 1.450 downloads de PDF, o estudo tem como palavras-chave: “complexidade”, “fractal”, “gestão”, “organização fractal” e “visão de mundo”.  

De autoria de Terezinha Lúcia Detoni e Paulo Cezar Dondoni, o artigo (ID 20) dedica-se a investigar os caminhos que a água, como elemento vital e produto de negociação, vem tomando em virtude de sua evidente escassez em meio à devastação ambiental crescente. O trabalho se norteia pelas questões: o que poderá a humanidade esperar da diminuição de água potável no planeta; que perspectivas são esperadas de assinaturas de acordos e de manifestos que recriam o sentido da ética nas organizações e revitalizam os conceitos de responsabilidade e sustentabilidade nas organizações; qual a responsabilidade do indivíduo no papel de protagonista de uma história na qual destrói suas próprias fontes de vida. Com 6.289 acessos em resumos e 14.887 downloads de PDF, o estudo tem os seguintes termos como palavras-chave: “sustentabilidade”, “recursos hídricos” e “conscientização”.

VRIO: Vantagem competitiva sustentável pela organização
De autoria de Carlos Alberto Gonçalves, Mariana de Freitas Coelho e Érika Márcia de Souza, o artigo (ID 3294) apresenta uma discussão teórica sobre a evolução da Visão Baseada em Recursos (RBV) proposta por Barney (1991) em direção a uma Teoria Baseada em Recursos (RBT), de 2007, e, ainda, uma proposta de uma escala para classificação do VRIO. Com 5.808 acessos em resumos e 10.833 downloads de PDF, o artigo tem os seguintes termos como palavras-chave: “visão baseada em recursos”, “organização”, “VRIO”, “recursos intangíveis” e “desempenho superior”.

De autoria de Jéssica Patrícia Bernardes da Silva, Sabrina Soares da Silva e Raphaela da Silva Mendes, o artigo (ID 3615) fala sobre empresas públicas e sociedades de economia mista, pressionadas a se posicionarem de modo responsável diante das questões  ambientais,  adotam  programas,  projetos  e  ações  ligadas  à  gestão  ambiental.  Nesse  sentido,  o  objetivo foi identificar os modelos e ações de gestão ambiental utilizados pelas empresas públicas e sociedades de economia mista do estado de Minas Gerais. Com 3.062 acessos em resumos e 10.308 downloads de PDF, o artigo tem as seguintes palavras-chave: “gestão ambiental”, “empresas públicas” e “sociedade de economia mista”.

De autoria de Odilardo Viana de Avelar Júnior, o artigo (ID 3233) tem como objeto de estudo as estratégias de marcas usadas pelas lojas de departamento, especialmente quanto aos tipos de estratégias de marcas próprias e o conceito de fast fashion, como elementos importantes para identificar segmentos de clientes e estabelecer uma posição no mercado. O estudo é exploratório, descritivo, bibliográfico e utiliza os recursos da telemática para acessar informações sobre as empresas estudadas. Com 2.197 acessos em resumos e 14.945 downloads de PDF, o artigo tem como palavras-chave “lojas de departamentos” e “estratégias de marcas próprias”.

Saiba mais sobre a RCA

A Revista Ciências Administrativas (RCA) tem a missão de trazer conhecimento novo e relevante sobre as Ciências Administrativas por meio de divulgação de artigos resultantes de pesquisa científica inédita, compromissadas com a sociedade e com o desenvolvimento socioambiental, científico e cultural.

Os temas de interesse da revista abrangem a área de administração, com foco em contribuições para o desenvolvimento sustentável, impacto socioambiental e enfrentamento dos grandes desafios globais.

Possui escopo e foco para publicação de artigos teóricos, teórico-empíricos, resenhas e casos de ensino relacionados à administração. Na RCA, são bem-vindos artigos que empregam modelos e ferramentas gerenciais aplicadas em organizações, abordando questões contemporâneas de relevância nacional ou internacional que fomentem o debate acadêmico e influenciam a formulação de políticas públicas.

 

A coluna CSE Informa é um espaço quinzenal de divulgação do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza no jornal Unifor Notícias Mobile.