Gerson Camarotti abre comemorações dos 25 anos do curso de Jornalismo da Unifor

Gerson Camarotti abre comemorações dos 25 anos do curso de Jornalismo da Unifor

Programação conta ainda com palestras sobre jornalismo esportivo, telejornalismo, pesquisa em redes sociais e rodas de conversa com ex-alunos, celebrando as conquistas e os desafios do jornalismo contemporâneo


Comentarista político da GloboNews e do Bom Dia Brasil, da TV Globo, Gerson Camarotti é titular da coluna Blog do Camarotti no G1 e apresentador do programa GloboNews Política (Foto: Divulgação)
Comentarista político da GloboNews e do Bom Dia Brasil, da TV Globo, Gerson Camarotti é titular da coluna Blog do Camarotti no G1 e apresentador do programa GloboNews Política (Foto: Divulgação)

A Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz - celebra os 25 anos do curso de Jornalismo, com programação especial que tem início no dia 7 de abril de 2025, Dia do Jornalista, e se estende até o dia 11. Na abertura das comemorações, o comentarista político da GloboNews e da TV Globo, Gerson Camarotti, conduz palestra, às 9h, no Teatro Celina Queiroz, sobre a relevância do jornalismo atual, discutindo tópicos como mídias digitais, ética jornalística e os desafios das fake news.

O evento, com o tema “Letramentos contra a Desinformação”, contará com programação variada ao longo da semana, celebrando a trajetória de excelência e a contribuição do curso para a formação de jornalistas comprometidos com a verdade, a ética e a sociedade. Para participar, é necessário realizar inscrição.

Gerson Camarotti será o destaque do primeiro dia das festividades, compartilhando sua vasta experiência e visão sobre o cenário atual do jornalismo, especialmente no contexto das transformações digitais e do combate à desinformação. Com mais de 30 anos de atuação na área, ele é um dos maiores jornalistas do Brasil, amplamente reconhecido pelo seu trabalho de análise política e pelo seu papel fundamental na cobertura de eventos internacionais, como o conclave papal de 2013, onde fez a primeira entrevista exclusiva com o Papa Francisco.

Outros destaques da programação

Além da palestra de abertura com Gerson Camarotti, o evento contará com uma programação diversificada, abordando temas como jornalismo esportivo, telejornalismo, radiojornalismo, pesquisa em redes sociais, assessoria de imprensa e os desafios do jornalismo na era digital.

Na terça-feira (8), a programação inclui a palestra "Jornalismo Esportivo: o novo perfil para o mercado da bola", com Lucas Catrib e Bruno Balacó, seguida da palestra "Telejornalismo e novos formatos audiovisuais", ministrada pelo egresso João Pedro Ribeiro, editor do Jornal Hora Um da Rede Globo. Ainda pela manhã, as professoras Kátia Patrocínio e Ana Paula Farias, junto às egressas Danielle de Lavor e Elisiane Correia, discutem os rumos do radiojornalismo para o século XXI.

Na quarta-feira (9), os professores Iran de Melo, Carlos Bittencourt e Delano Lima abordarão a pesquisa em redes sociais, métricas e discurso político. Em seguida, uma roda de conversa reunirá as egressas Leticia Lima, Juliana de Fátima e Taís Lopes para discutir suas trajetórias profissionais. A manhã será encerrada com uma sessão de fotos comemorativa dos 25 anos do curso.

O evento segue na quinta-feira (10), com duas palestras: "Gestão de Assessoria de Imprensa e Comunicação", com representantes do setor, e "Do Impresso ao Digital: O Jornalismo e as Transformações do Século XXI", em homenagem aos 100 anos de Edson Queiroz. Ainda na quinta, os professores Wagner Borges, Demétrio Andrade e Robson Ramos falarão sobre letramentos contra a desinformação.

Encerrando a programação, na sexta-feira (11), o Festival Sal de Jornalismo Cultural tomará conta do campus, reunindo debates e atividades voltadas ao jornalismo cultural.

Mais sobre Gerson Camarotti

Gerson Camarotti é um comentarista político da GloboNews e do Bom Dia Brasil, da TV Globo, além de apresentador do programa GloboNews Política e titular da coluna "Blog do Camarotti no G1". 

Jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com pós-graduação em ciência política pela Universidade de Brasília (UnB), o pernambucano e torcedor do Náutico, está em Brasília desde 1996, onde passou pelas sucursais das revistas "Veja" e "Época", e pelos jornais "O Globo", "O Estado de S.Paulo" e "Correio Braziliense".

Camarotti também é coautor dos livros "Memorial do Escândalo" (2005) e autor de “Segredos do Conclave” (2013). Em 2015, lançou o documentário “Morte e Vida Severina, 60 anos depois”.

Jornalismo é na Unifor

Com 25 anos de história, o curso de Jornalismo da Unifor se consolidou como um dos principais centros de formação de jornalistas no Brasil. Reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com nota máxima (5), o curso oferece uma formação multiplataforma, capacitando os alunos para atuar em diversas áreas do jornalismo, como telejornalismo, radiojornalismo, jornalismo digital, jornalismo investigativo, fotojornalismo, entre outros.

O curso é marcado por uma infraestrutura moderna, que inclui laboratórios de redação, estúdios de rádio e TV, ilhas de edição, e espaços de experimentação como o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC). Além disso, a Unifor oferece aos alunos a oportunidade de participar de projetos práticos, como a Rádio Unifor e a TV Unifor, que são abertas ao público e têm grande relevância na produção de conteúdo jornalístico para o Ceará.

Serviço

25 anos do Curso de Jornalismo da Unifor
Data: 7 a 11 de abril de 2025
Inscrições aqui
* Confira abaixo a programação completa

Confira a programação completa dos 25 anos do curso de Jornalismo

  • 8h – Abertura Exposição no Hall do Teatro Celina Queiroz com cartazes de eventos realizados pelo curso e abertos à comunidade universitária (7 à 11 de abril)
  • 8h30 – Abertura | Superior Direção (Reitoria e VRE) / Direção CCG e coordenação do curso de Jornalismo
  • 9h – Palestra de abertura com o Jornalista Gerson Camarotti. GloboNews | Tema: "Cenário Político e Econômico no Brasill" 

  • 7h30 – Palestra: "Jornalismo Esportivo: o novo perfil para o mercado da bola", com Lucas Catrib (SVM, egresso do curso de Jornalismo) e Bruno Balacó (pesquisador) | Mediação: Carlos Bittencourt  
  • 9h30 – Palestra: "Telejornalismo e novos formatos audiovisuais", com João Pedro Ribeiro (egresso do curso de Jornalismo e editor do Jornal Hora Um da Rede Globo) | Mediação: Wagner Borges 
  • 11h30 – Palestra: "Radiojornalismo para o Século XXI", com as professoras Kátia Patrocínio e Ana Paula Farias | Convidadas: Elisiane Correia e Danielle de Lavor (SVM, ambas egressas do curso de Jornalismo)  

  • 7h30 – Palestra: "Pesquisa em Redes Sociais, Métricas e Discurso Político", com Iran de Melo, Carlos Bittencourt e Delano Lima (Professores CCG / Jornalismo Unifor).  
  • 9h30 – Roda de Conversa com Egressos do Jornalismo Unifor | Convidadas: Leticia Lima (MEC), Juliana de Fátima (RioMar), Taís Lopes (SVM) | Mediação: Professora Mariana Fontenele 
  • 11h30 – Sessão de Fotos – 25 Anos do Jornalismo Unifor, com alunos, professores, técnicos e Moema | Local: Estúdio de Fotografia | Professor Responsável: Jari Silva  
     

  • 7h30 – Palestra: "Gestão de Assessoria de Imprensa e Comunicação", com representantes de empresas do setor | Mediação: Professora Carolina Quixadá | Auditório A1
  • 7h30 – Palestra: "Do Impresso ao Digital: O Jornalismo e as Transformações do Século XXI" | Homenagem aos 100 anos de Edson Queiroz | Mediação: Professor Miguel Macedo (ex-DN) e convidados | Auditório A3 
  • 9h30 – Palestra: "Letramentos contra a Desinformação", com professores Wagner Borges, Demétrio Andrade e Robson Ramos (curso de Jornalismo da Unifor) | Auditório A1  

  • 8h às 11h30 – Festival Sal de Jornalismo Cultural | Mediação: Professora Alessandra Oliveira  
  • 11h30 – Lançamento do Anuário do curso de Jornalismo 25 anos e autógrafo do Painel 25 anos do Jornalismo Unifor (professores e alunos do curso) | Local: Hall do Teatro Celina Queiroz.