Jornalismo Bacharelado

Notebook, tablet, celular e câmera fotográfica estão sobre a mesa.

Esse curso é para quem quer…

... trabalhar com produção e edição de notícias em diferentes plataformas de comunicação e de imprensa – rádio, TV, web e impresso –, em assessorias de comunicação e projetos voltados para a comunicação pública, popular e/ou empresarial.

e planeja…

... desenvolver competências comunicacionais que permitem a atuação em empresas de comunicação e instituições diversas, incluindo as do Terceiro Setor, além da pesquisa acadêmica.

Duração
8 semestres

Período
Manhã

vagas
60

Informações para contato

Coordenação: Prof. Wagner Borges

  • E-mail de contato: jornalismo@unifor.br
  • Fone de contato: (85) 3477.3372
  • Endereço de contato: Bloco R | Sala 04

Diferenciais

O Curso de Jornalismo da Unifor foi eleito o melhor do Norte/Nordeste pelo ranking universitário do jornal Folha de São Paulo (RUF) em 2015, 2016 e 2017 e tem 4 estrelas no Guia do Estudante 2017, cujo índice máximo são 5.

Aqui, você tem acesso a um currículo inovador e atualizado com o que há de mais moderno exigido no mercado nacional e internacional. O curso equilibra teoria e experiência por meio de espaços de prática e aplicabilidade acadêmica e possui a maior estrutura de laboratórios da região, integrada por redação multimeios, estúdios de rádio, fotografia, ilhas de edição. O curso dispõe de lousas digitais em todas as salas de aula, além de 18 laboratórios com computadores individualizados para práticas pedagógicas e de mercado.

Na Unifor, você incorpora à sua formação profissional os novos modelos de negócio aplicados ao jornalismo, sintonizados com a inovação tecnológica, o empreendedorismo e a sustentabilidade, permitindo sua atuação como poliglota digital nas redações, na comunicação corporativa e no incentivo à pesquisa.

O curso prepara você para a prática nas redações, para o planejamento, desenvolvimento, organização e gestão de produtos, projetos e serviços destinados ao ambiente do jornalismo organizacional e institucional. Promove formação ética e instrumentalização para atividades práticas e de extensão que possibilitam a inserção rápida no mercado de trabalho.

O curso desenvolve competências em diversos domínios da área: jornalismo investigativo, impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, empreendedorismo, macroeconomia, marketing, branding, sustentabilidade, cibercultura, design, webmarketing, assessoria de imprensa e comunicação.

Você também vai estar apto a trabalhar com planejamento em comunicação integrada, fotojornalismo, jornalismo empresarial, jornalismo esportivo, jornalismo econômico, jornalismo digital, jornalismo literário, jornalismo científico, jornalismo cultural, jornalismo de moda, geopolítica, antropologia, storytelling, estudos de comunicação e mídia e jornalismo comunitário, entre outras.

O curso ainda oferece oficinas de incentivo à leitura, inclusão digital, fotografia, produção de vídeos, áudio-livro, palestras, organização e realização de campanhas de comunicação, incentivo e divulgação.

Como aluno de Jornalismo da Unifor, você tem a oportunidade de estudar no maior laboratório da região Norte e Nordeste. Com 2 mil m² de área, o Núcleo Integrado de Comunicação (NIC) se constitui na vitrine dos cursos do Centro de Comunicação e Gestão (CCG) da Unifor. Criado em 2000, o NIC é um projeto permanente de extensão e principal espaço de experimentação e relação entre teoria e prática dos cursos de Comunicação Social – Publicidade e Jornalismo e de áreas afins como Eventos, Administração, Cinema e Audiovisual e Ciências da Computação.

O objetivo do NIC aproximar a universidade e sociedade por meio da execução de projetos de comunicação realizados por alunos da Unifor, sob a orientação de professores. É integrado por 9 células. Nele desenvolvem-se trabalhos por meio de 36 ilhas de edição, 2 estúdios de TV, 4 estúdios de Rádio, 2 estúdios de fotografia analógica e digital, redação multimeios para produção de webjornalismo e impresso, revista impressa e digital, produtora de Web TV, célula de mídia interativa, assessoria de comunicação com abertura para comunicação corporativa, além da Rádio Unifor e da TV Unifor, cuja programação é aberta para todo o Ceará.

No NIC, você vai atuar na divulgação dos produtos elaborados em suas células. Isso tem proporcionado a divulgação dos cursos da Unifor em todo Brasil por meio dos vários prêmios conquistados em congressos estudantis de comunicação e também através de sua relação direta com o mercado de trabalho. Interligado a outros cursos da Unifor, o núcleo e atende à demanda dos 4 centros do conhecimento da Universidade a partir de ações como a elaboração de cartazes, criação de sites e spots, entre outros produtos.

Implantada em 2005, a TV Unifor é um espaço de experimentação e formação de novos comunicadores e modelos de conteúdo, por meio da realização de projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica. A emissora dá visibilidade à pesquisa, extensão e ensino bem como de temas interesse da sociedade.

A TV leva ao ar os programas audiovisuais produzidos pelos próprios alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Cinema e Audiovisual, além do programa institucional da Universidade, o Canal Unifor. É transmitida pelo Canal Universitário 14 da Multiplay, canal 181 da NET e TV Diário. Desde a sua fundação, conquistou parcerias c com Canal Futura, Associação Brasileira de TVs Universitária (ABTU), TV Assembleia, e Itaú Cultural, entre outros.

A programação da TVU é composta por interprogramas, documentários, revista eletrônica, jornal ao vivo, além de outras propostas com temas relacionados a saúde, meio ambiente, esporte, cultura e arte.

A formação em Comunicação Social - Jornalismo da Unifor envolve o aluno na produção de trabalhos desde os primeiros semestres do curso. Aqui você vai pôr em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas, na elaboração de projetos jornalísticos sob a supervisão do corpo de professores.

Diversos trabalhos produzidos pelos alunos do curso têm sido sua qualidade reconhecida, inclusive por meio de diversos prêmios conquistados nos últimos anos. Entre os exemplos de produções premiadas estão o jornal Sobpressão, a revista A Ponte e programas jornalísticos da TV Unifor, além de jornais-laboratório, que venceram edições do Prêmio Gandhi de Comunicação (Agência da Boa Notícia - 2009 a 2012/2014/2016), do Prêmio ESMPU de Jornalismo Universitário (Escola do Ministério Público da União - 2011) e do Prêmio de Jornalismo Luís Cruz de Vasconcelos (OAB Ceará - 2013).

O curso de Jornalismo da Unifor possui 4 estrelas no Guia do Estudante e Nota 5 , nota máxima, em Conceito de Curso (CC). O Conceito de Curso é a nota final de qualidade dada pelo MEC aos cursos de graduação das instituições de ensino superior no Brasil, cujo índice máximo é 5.

Disciplinas Obrigatórias

Semestre 1

Semestre 2

Semestre 3

Semestre 4

Semestre 5

Semestre 6