ter, 5 agosto 2025 09:52
Programa Cidadania Ativa recebe inscrições para novos alunos no semestre 2025.2
Iniciativa do Centro de Ciências Jurídicas da Unifor oferece formação cidadã, atuação prática e certificação para estudantes de todos os cursos

O Programa Cidadania Ativa (PCA), promovido pelo Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, está com inscrições abertas até o dia 22 de agosto para novos alunos participarem dos projetos ofertados no semestre letivo de 2025.2. Os estudantes interessados podem se inscrever por meio do formulário online. As vagas são limitadas.
Os projetos do Programa Cidadania Ativa são organizados por áreas temáticas e promovem encontros quinzenais, com atividades realizadas de forma híbrida. Cada aluno pode se inscrever em até dois programas por semestre e, ao concluir as atividades, recebe certificado de 30h ou 60h/aula, válidos como atividades complementares. Saiba mais sobre os projetos:
Brincando com Livros
O projeto Brincando com Livros, coordenado pela professora Ivanilda Sousa, propõe trabalhar temas do Direito com crianças da rede pública de ensino por meio da linguagem lúdica da literatura infantil, da poesia, do teatro, da música, da dança, da pintura e do desenho. A iniciativa busca despertar a consciência cidadã desde a infância, promovendo debates sobre cidadania a partir de obras literárias voltadas para o público da educação infantil e do ensino fundamental menor. A seleção dos participantes será realizada no primeiro encontro do projeto.
Direito Ambiental e Urbano – Rios e Riachos de Fortaleza
O projeto Direito Ambiental e Urbano – Rios e Riachos de Fortaleza, orientado pela professora Sheila Pitombeira, tem como objetivo proporcionar aos alunos o conhecimento sobre os rios e riachos da capital cearense, destacando sua relevância ambiental, histórica e cultural. A proposta envolve o estudo das normas jurídicas que regem e protegem esses espaços, incentivando a reflexão sobre a preservação da biodiversidade, o equilíbrio ambiental e o papel desses recursos hídricos na formação e no desenvolvimento urbano de Fortaleza.
Direitos Civis para o Exercício da Cidadania
O projeto Direitos Civis para o Exercício da Cidadania, conduzido pelo professor Erick Cysne, tem como foco a disseminação de informações sobre os direitos e deveres dos cidadãos. Por meio de palestras, debates e ações de panfletagem, a iniciativa busca promover a conscientização da população acerca dos direitos civis, incentivando o exercício pleno da cidadania e a participação ativa na sociedade.
Direitos Humanos das Mulheres
O projeto Direitos Humanos das Mulheres, coordenado pela professora Ana Paula Holanda, promove ações educativas em escolas com foco no enfrentamento à violência doméstica. As atividades incluem palestras e a produção de cartilhas informativas, com o objetivo de orientar estudantes sobre os direitos das mulheres e divulgar os órgãos de defesa e apoio disponíveis, contribuindo para a prevenção da violência e a promoção da igualdade de gênero.
Direitos da pessoa idosa e PCD’s com Foco na Área Previdenciária
Coordenado pelo professor Marcus Vinícius, o projeto Direitos da Pessoa Idosa e PCD’s com Foco na Área Previdenciária promove palestras, debates e a produção de materiais impressos e digitais sobre os direitos desse público, com ênfase na área previdenciária. As ações são complementadas por atividades lúdicas, visando aproximar o conteúdo jurídico das realidades e necessidades das pessoas idosas e com deficiência.
Educação Financeira
Sob coordenação da professora Ana Paula Melo, o projeto Educação Financeira oferece palestras e seminários voltados para crianças, adolescentes e adultos, com o objetivo de promover o conhecimento sobre finanças pessoais e orientar a população sobre práticas conscientes de consumo e prevenção ao superendividamento.
Educação Jurídica Comunitária
Coordenado pelo professor Robério Carvalho, o projeto Educação Jurídica Comunitária promove palestras em escolas públicas abordando diversos temas do Direito, com foco na formação cidadã de adolescentes e adultos, contribuindo para o esclarecimento de direitos e deveres fundamentais da vida em sociedade.
POD Cidadania
O projeto POD Cidadania, sob coordenação do professor Erick Cysne, realiza podcasts voltados à divulgação de direitos e das instituições de proteção ao cidadão. Os episódios também incluem bate-papos com profissionais de destaque na área jurídica, abordando suas trajetórias de vida e carreira, com o objetivo de inspirar e informar o público.
Quinta Literária
O projeto Quinta Literária, coordenado pela professora Ivanilda Sousa, promove debates sobre clássicos da literatura brasileira e estrangeira a partir de uma abordagem interdisciplinar jurídica, literária, sociológica, econômica, psicológica, filosófica e jornalística. As atividades, voltadas para estudantes de escolas públicas, são conduzidas de forma lúdica, estimulando o pensamento crítico e a integração entre saberes.
Traços da Cidadania: Ética, Justiça e Cidadania por Meio de Hqs
O projeto Traços da Cidadania: Ética, Justiça e Cidadania por Meio de HQs, coordenado pelo professor Daniel Camurça, promove palestras e seminários em escolas públicas utilizando histórias em quadrinhos como recurso didático para abordar temas como ética, justiça e cidadania, de forma acessível e envolvente.
Sobre o Programa Cidadania Ativa
Criado em 2001, o Programa Cidadania Ativa do CCJ da Unifor configura-se como uma iniciativa de responsabilidade socioambiental voltada à promoção da cidadania por meio da integração entre docentes e discentes, engajados voluntariamente em ações de caráter social e educativo. Trata-se de uma proposta inovadora que articula a formação acadêmica ao compromisso social, desenvolvendo atividades de conscientização sobre direitos nas comunidades, além de promover intervenções diretas em projetos especiais e na elaboração de políticas públicas, em cooperação com governos e instituições não governamentais.
Os projetos, professores e estudantes voluntários do curso de Direito realizam palestras, encontros e produzem materiais informativos como apostilas, folders e cartilhas com o objetivo de democratizar o conhecimento jurídico e contribuir para o fortalecimento da cidadania.
Por que fazer Direito na Unifor?
Escolher a Unifor para cursar Direito é optar por uma formação de excelência, com reconhecimento nacional e uma estrutura de ponta. O curso possui nota máxima (5) na avaliação do MEC e tem a melhor estrutura de práticas acadêmicas na área do Direito nas regiões Norte e Nordeste: o Escritório de Prática Jurídica (EPJ).
Além disso, a graduação da Unifor foi também reconhecida em 2024 como o melhor curso de Direito entre todas as instituições privadas do Norte e Nordeste, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2024, elaborado pelo jornal Folha de S. Paulo.
> Leiam também: Unifor tem a melhor estrutura de estágio para alunos de Direito do Norte e Nordeste
Essa graduação é ideal para quem busca atuar na advocacia privada ou seguir carreiras como juiz, promotor de justiça, defensor público, procurador, delegado de polícia, entre outras. Além disso, o curso é indicado para quem deseja viabilizar o exercício dos direitos e garantir o acesso à justiça, oferecendo uma formação jurídica diferenciada que também valoriza profissionais em áreas correlatas, como Gestão Pública, Relações Internacionais, Comércio Exterior e Administração de Empresas.
SERVIÇO
Inscrições para o Programa Cidadania Ativa
Data: até 22 de Agosto de 2025
Inscrições: clique aqui!
Vagas limitadas