Egressas do Mestrado em Enfermagem da Unifor destacam papel do convênio Capes/Cofen na valorização da profissão
sex, 25 julho 2025 11:48
Egressas do Mestrado em Enfermagem da Unifor destacam papel do convênio Capes/Cofen na valorização da profissão
Maior programa de financiamento de mestrados profissionais do Brasil, convênio promove o custeio integral da qualificação de enfermeiros que prestam serviços ao SUS

“Um marco na valorização da enfermagem brasileira”. Assim define Suzane Passos o convênio Capes/Cofen, que apoia programas de pós-graduação da área de Enfermagem. Egressa do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem (MPTIE) da Universidade de Fortaleza - instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz -, a enfermeira foi uma das contempladas pelo primeiro edital do convênio que isenta os selecionados do pagamento dos encargos educacionais.
A iniciativa visa promover a qualificação de enfermeiros com registro ativo nos Conselhos de Enfermagem e vínculo empregatício em estabelecimentos assistenciais de saúde da rede pública municipal, estadual e federal, e em instituições privadas e filantrópicas que prestam serviços ao SUS, bem como contribuir para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas.
“Investir na qualificação de quem está na linha de frente do SUS é reconhecer o impacto transformador do cuidado, da ciência e da liderança da enfermagem na construção de uma saúde pública mais resolutiva e humanizada”, reforça Suzane.
Para Greicy Machado, egressa do MPTIE que também foi bolsista do edital Capes/Cofen, o convênio representa o reconhecimento da importância da qualificação dos enfermeiros para o desenvolvimento científico e tecnológico da profissão. “Sou imensamente grata por essa oportunidade e venho retribuindo com ações que fortaleçam o SUS, a pesquisa em enfermagem e a qualidade do cuidado em saúde no Brasil”, destaca.
Quem deseja concorrer a uma das seis bolsas disponíveis para a próxima turma do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Unifor têm até 14 de agosto para se inscrever. Todas as informações sobre requisitos, documentação exigida, etapas da seleção e prazos estão explicitadas no Edital R Nº 37/2025.
> Mestrado Profissional em Enfermagem abre vagas para nova turma com apoio Cofen/Capes
Inovação no ensino em enfermagem
Um dos Programas de Pós-Graduação da Área de Enfermagem, contemplados no Acordo Cofen/CAPES (Edital nº 28/2024), com recursos custeados pelo Conselho Federal de Enfermagem, o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem se destaca por oferecer aos alunos uma formação de elevado padrão de qualidade e estrutura de ponta para o desenvolvimento de pesquisas com impacto real na prática assistencial.
“A Universidade de Fortaleza oferece uma estrutura de excelência, que vai muito além do conteúdo teórico. O campus acolhedor, a biblioteca completa, o corpo docente altamente qualificado e o incentivo à produção científica criam um ambiente propício para o desenvolvimento profissional e pessoal” - Suzane Passos, egressa do MPTIE
O mestrado tem como objetivo capacitar profissionais capazes de gerar produtos e tecnologias que impactem nas instituições de saúde pública e privada, e preparar profissionais para o desenvolvimento do cuidado de enfermagem no sistema de saúde local, regional, nacional e internacional.
Segundo Karla Rolim, coordenadora do MPTIE, o curso foca também em capacitar enfermeiros a atuarem como líderes em processos de mudança, com domínio sobre metodologias de gestão da inovação, implementação de tecnologias em saúde e avaliação de resultados.
Entre os diferenciais do curso estão o forte alinhamento com instituições de saúde, a utilização de metodologias inovadoras adequadas à moderna educação em saúde e a troca de conhecimentos com professores, pesquisadores e profissionais de saúde. Ademais, o curso conta com reconhecimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e viés internacional, por meio de parcerias com instituições de ensino em Portugal, Espanha e França, oferecendo oportunidades de aprendizado e networking no exterior.
“A formação recebida pelo aluno do MPTIE contribui, em essência, para a transformação do perfil profissional do enfermeiro, tornando-o um agente protagonista na construção de soluções inovadoras que aprimoram a assistência, otimizam recursos e fortalecem as políticas públicas de saúde” - Karla Rolim, coordenadora do MPTIE
Internacionalização
Dentre as vivências proporcionadas pelo MPTIE no exterior destaca-se o módulo internacional “Tecnologia e Inovação em Saúde”, viabilizado por meio da parceria da Unifor com a Universidade de Rouen e com o Centro Hospitalar Universitário Hôpitaux de Rouen (CHU-ROUEN), considerado um dos melhores complexos hospitalares da Europa.
As egressas Suzane e Greicy participaram do módulo internacional, ministrado no Espaço Regional de Formação dos Profissionais de Saúde da Normandia, na cidade de Rouen, que oferece 40 horas de aulas teórico-práticas, além de oficinas e visitas técnicas ao Centro Hospitalar Universitário. Por meio da formação, elas puderam ainda conhecer como funciona o sistema de saúde francês.
Greicy Machado (terceira da esquerda para a direita) destaca que a convivência com pesquisadores e estudantes de diferentes países ampliou seu conhecimento técnico e científico, fomentando valiosas colaborações e redes de conhecimento (Foto: acervo pessoal)
Greicy evidencia que estar em um ambiente multicultural, imersa em um sistema de saúde com práticas e políticas de cuidado distintas das brasileiras, permitiu que ela refletisse sobre os desafios e as potencialidades da enfermagem no Brasil. “Em Rouen, observei a valorização dos profissionais de enfermagem, o uso de tecnologias integradas ao cuidado e uma atuação consolidada em equipes multiprofissionais. Esses elementos reforçaram em mim a convicção de que inovar é também uma forma de humanizar o cuidado”, complementa.
A vivência internacional proporciona uma experiência enriquecedora para os alunos, estendendo seus horizontes culturais, acadêmicos e profissionais “Essa experiência ampliou meu olhar sobre as práticas de cuidado, as políticas públicas e os desafios globais da profissão, reafirmando o compromisso da enfermagem com a inovação e a humanização em diferentes contextos culturais”, ressalta Suzane.
Além de participar do módulo internacional, Suzane realizou, com incentivo da cooperação técnica Capes/Cofen, intercâmbio acadêmico de dois meses na Universidade de Rouen, na França, com estágio na unidade de pediatria do Hospital Charles-Nicolle.
A enfermeira Suzane Passos teve a oportunidade de estagiar no Hospital Charles-Nicolle, um dos maiores e mais reconhecidos da região da Normandia (Foto: acervo pessoal)
“Foi uma vivência única e encantadora, que ampliou não apenas meu repertório técnico e científico, mas também minha percepção humana e cultural sobre o cuidado em saúde. Essa imersão internacional me trouxe novos olhares sobre a prática da enfermagem e fortaleceu minha identidade profissional. Como fruto direto dessa qualificação, alcancei ascensão profissional e salarial, reafirmando o poder transformador da educação como estratégia de valorização da enfermagem no SUS”, enfatiza Suzane.
Em adição à parceria e ao desenvolvimento de pesquisas com a Universidade de Rouen, o MPTIE tem colaborações e projetos em desenvolvimento com a Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP); com a Escola Superior de Saúde de Viana do Castelo (ESSVC); com a Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV), todas em Portugal e com a Universidade de Castilla-La Mancha (UCLM), na Espanha.
“Além das formações e dos módulos internacionais ressalto que as parcerias internacionais do MPTIE oportunizam a mobilidade acadêmica entre professores e alunos, como também, o conhecimento e a troca de experiências frente a contextos profissionais e culturais diferentes, trazendo possibilidades avançadas de crescimento e qualificação profissional”, conclui Karla Rolim.
Serviço
Seleção para o Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem
> Edital R. Nº 37/2025
> Modelo de projeto
> Ficha de inscrição
Inscrições: 21/07 a 14/08/2025
E-mail: mpe@unifor.br
Mais informações: (85) 3477.3166