Pós-Unifor promove evento sobre riscos psicossociais no trabalho
Mesa-redonda vai abordar desde os fatores que influenciam o bem-estar psicológico dos trabalhadores até as diretrizes legais e práticas para garantir ambientes de trabalho saudáveis
No próximo dia 19 de novembro, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz - realiza o evento “Discutindo Riscos Psicossociais no Trabalho: Novas Regulações”. A ação, que acontecerá, a partir das 14h, na sala B49 (bloco B), reunirá especialistas em saúde e segurança no trabalho, com o objetivo de explorar as novas regulamentações e as implicações dos riscos psicossociais nos ambientes corporativos. A iniciativa é aberta ao público mediante inscrição prévia.
O evento será realizado no formato de mesa-redonda, com mediação da professora Regina Maciel, coordenadora do Laboratório de Estudos sobre o Trabalho (LET) da Unifor, e contará com participação dos médicos do trabalho Cláudio Patrício e Pedro Fernandez. O encontro abordará desde os fatores que influenciam o bem-estar psicológico dos trabalhadores até as diretrizes legais e práticas voltadas à proteção da saúde desses indivíduos, que tem como objetivo prevenir o sofrimento psicológico e promover o bem-estar no contexto laboral.
Sobre os palestrantes
Cláudio Patrício é médico do trabalho, pesquisador do Centro de Inovação do SESI Ceará e professor do programa de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Unifor. Ele compartilhará suas pesquisas e experiências sobre o bem-estar psicológico dos trabalhadores.
Além de médico do trabalho, Pedro Fernandez é professor convidado em cursos de pós-graduação na área de Saúde e Segurança do Trabalho na Unifor. Sua apresentação trará diretrizes legais e práticas para promover ambientes de trabalho saudáveis.
Riscos psicossociais em locais de trabalho
Os riscos psicossociais no trabalho são fatores que podem desencadear estresse e problemas para a saúde física e mental dos trabalhadores, especialmente devido a exigências cognitivas e emocionais. Entre os riscos mais comuns, estão:
- Estresse ocupacional: Resulta de altas demandas de trabalho sem apoio adequado ou autonomia, gerando desgaste emocional;
- Assédio moral e sexual: Abusos que impactam a saúde mental, levando a sintomas como depressão e ansiedade;
- Pressão por desempenho: Comum em ambientes competitivos, pode levar ao esgotamento ou burnout.
Outros riscos incluem falta de suporte social, insegurança no emprego, condições precárias, entre outros. Esses fatores, relacionados à organização e condições do trabalho, afetam não só a qualidade de vida dos trabalhadores, mas também aumentam custos para as corporações devido ao absenteísmo, alta rotatividade e menor produtividade.
Serviço
“Discutindo Riscos Psicossociais no Trabalho: Novas Regulações”
Data: 19 de novembro de 22024
Hora: 14h
Local: sala B49 (bloco B)
> Inscrições aqui
Mais informações: (85) 3477.3197