Setembro Amarelo: Pós-Unifor promove Simpósio Internacional de Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo: Pós-Unifor promove Simpósio Internacional de Prevenção ao Suicídio

Evento contará com palestras, mesas-redondas e debates com o objetivo de discutir, compartilhar e promover estratégias eficazes de prevenção ao suicídio


O simpósio é voltado para profissionais da saúde, educação, estudantes e demais interessados na temática da prevenção ao suicídio (Foto: Getty Images)
O simpósio é voltado para profissionais da saúde, educação, estudantes e demais interessados na temática da prevenção ao suicídio (Foto: Getty Images)

Em alusão ao movimento Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, a Universidade de Fortaleza - instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz -, por meio da Diretoria de Pós-Graduação, promove a primeira edição do Simpósio Internacional de Prevenção ao Suicídio. O evento vai reunir, nos dias 5 e 6 de setembro, no Teatro Celina Queiroz, especialistas, pesquisadores, profissionais de diversas áreas e a comunidade em geral para discutir, compartilhar e promover estratégias eficazes de prevenção ao suicídio. Para participar, é necessário realizar inscrição. O simpósio é aberto ao público e gratuito.

Voltado para profissionais da saúde, educação, estudantes e demais interessados no assunto, o simpósio da Pós-Unifor contará com uma programação rica e diversificada, incluindo palestras, mesas-redondas, debates e atividades culturais. Dentre os destaques, está a presença do professor Brian Mishara, um dos maiores especialistas mundiais em prevenção ao suicídio, que ministrará a palestra “Suicídio e suas Prevenções”. O evento contará ainda com participação de renomados profissionais nacionais que abordarão temas como farmacologia, intervenções clínicas, espiritualidade, práticas integrativas e posvenção.

Além de promover o debate e a conscientização sobre a prevenção ao suicídio, o evento visa compartilhar pesquisas e práticas inovadoras na área de suicidologia, proporcionando aos alunos, professores e pesquisadores a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a temática. O simpósio busca ainda fomentar a integração entre diferentes áreas do conhecimento, incentivando abordagens multidisciplinares na prevenção ao suicídio. Ademais, a iniciativa marca o lançamento da primeira turma da Especialização em Suicidologia da Unifor, idealizada com o objetivo de formar profissionais especializados na área. 

Segundo a professora Edileia Feitosa, coordenadora da especialização e membro da comisssão organizadora do evento, o Simpósio Internacional de Prevenção ao Suicídio é de extrema importância para a comunidade acadêmica e o público em geral. “Com essa iniciativa proporcionaremos um espaço de aprendizagem e troca de experiências sobre um tema de grande relevância social e de saúde pública”, destaca.

Para o público em geral, o evento visa contribuir para desmistificar o tema do suicídio, promovendo a conscientização sobre sua prevenção e os sinais de alerta, oferece informações sobre onde e como buscar ajuda, tanto para pessoas em risco quanto para seus familiares e amigos. Por fim, deseja incentivar a participação ativa da comunidade na promoção da saúde mental e na construção de redes de apoio.

Sobre Brian Mishara

Fundador do Centro de Pesquisa e Intervenção sobre Suicídio e Eutanásia (CRISE), Dr. Brian Mishara é diretor do CRISE desde 1996 e professor no Departamento de Psicologia do CRISE na Université du Québec à Montréal, em Montreal, no Canadá, desde 1979. É ainda vice-presidente dos Trustees of Befrienders Worldwide, organização internacional de linhas de ajuda.

Pesquisador de renome internacional na área de suicidologia, Brian Mishara escreveu vários livros sobre as questões do envelhecimento, consumo de medicamentos, suicídio e eutanásia. É um dos cofundadores da Associação de Suicidologia de Quebec (que desde então se tornou a Associação de Quebec para Prevenção do Suicídio), foi presidente da Associação Canadense para Prevenção do Suicídio e também presidente da Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP) de 2005 a 2009.

Especialização em Suicidologia

A Especialização em Suicidologia, que passa a ser ofertada pela Pós-Unifor, foi desenvolvida com o objetivo de forma profissionais capazes de propor ações para a prevenção do suicídio e oferecer instrumentalização para o acolhimento do processo de luto e para valorização da vida. O curso, que tem como público-alvo profissionais graduados da área da saúde que sejam médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, educadores físicos e demais profissionais de áreas afins que possuam diploma de graduação, busca ainda:

  • Expandir o conhecimento e ações diante da temática do suicídio e suas ações em favor da vida; 
  • Capacitar profissionais de saúde e outros que trabalhem com esta temática, oferecendo suporte teórico e prático para que se tornem Suicidologistas e guardiões da vida de sujeitos em desequilíbrio psíquico;
  • Impulsionar uma visão de forma mais abrangente a temática da prevenção ao suicídio e suas práticas, fortalecendo uma visão sistemática acerca do tema e suas práticas no sistema de saúde, institucional, privado e social como um todo.

A curadoria e coordenação pedagógica do curso é de responsabilidade de Ana Patrícia Aragão, mestre em Saúde Coletiva com ênfase na Prevenção ao Suicídio e especialista em Suicidologia. Psicóloga Clínica, supervisora clínica, palestrante e fundadora do podcast “Bora Ressignificar”, Ana Patrícia é pesquisadora em prevenção ao suicídio e coordenadora do Seminário Anual de Prevenção ao Suicídio, além de membro efetivo da Associação Brasileira de Estudo na Prevenção ao Suicídio (ABEPS).

Com duração de 23 meses e carga horária de 390 horas, a formação será ofertada na modalidade EAD (disciplinas remotas/síncronas com presencialidade programada). As aulas acontecerão mensalmente às quintas e sextas-feiras, das 18h às 22h10, e aos sábados, das 8h às 12h10 e das 14h às 18h, a partir de outubro deste ano.

Serviço

Simpósio Internacional de Prevenção ao Suicídio
Data: 5 e 6 de setembro de 2024
Horário: 8h às 18h
Local: Teatro Celina Queiroz 
Inscrições aqui
* Evento gratuito e aberto ao público

PROGRAMAÇÃO

8h30 - 9h: Abertura e Composição de Mesa para Apresentação do Evento

  • Profª. Edileia Feitosa
  • Profª. Ana Patrícia de Aragão

9h30 - 12h: Palestra “Suicídio e suas Prevenções”, com Dr. Brian Mishara 

12h - 14h: Intervalo para almoço

14h - 16h: Sessão de palestras

  • Palestrante: Henrique Amorim - Os bombeiros do Ceará nas Intervenções na tentativa de suicídio
  • Palestrante: Luiza Braga – Posvenção em Suicídio
  • Palestrante: Fabiana Vasconcelos – Instituto Dimi Cuida e Brincadeiras Perigosas

16h - 16h20: Coffee Break e Inscrições para a Pós-Graduação em Suicidologia

16h20 - 18h: Sessão de Palestras

  • Palestrante: Luísa Bizol e Ivoneide Verissimo – Pravida e Pravidinha
  • Palestrante: Ricardo Souza – CVV e Suas Implicações na Saúde Mental

8h30 - 9h: Inscrições do Dia e Inscrições para a Especialização em Suicidologia

9h - 10h30: Palestra "Farmacologia e o Comportamento Suicida", com Fabio Gomes Matos e Sousa

10h30 - 12h: Sessão de palestras

  • Palestrante: Ana Patrícia de Aragão – Intervenção Clínica no Comportamento Suicida
  • Palestrante: Marilia Barreira – Suicídio e a Comunidade LGBTQIAPN+
  • Palestrante: Kassandra Morais – A Visão do Suicídio no Local de Trabalho

12h - 14h: Intervalo para almoço

14h - 15h30: Palestra "O Luto na Visão Global", com a Dra. Maria Helena Franco

15h30 - 15h50: Coffe Break

15h50 - 17h30: Sessão de palestras

  • Palestrante: Lucinaura Diógenes – Grupo de Enlutados pelo Suicídio
  • Palestrante: Pe. Rino Bonvini – Espiritualidade e Práticas Integrativas Complementares de Saúde no Movimento de Saúde Mental