sex, 27 dezembro 2024 10:01
Corrida Unifor: muito além de uma competição esportiva
Relatos de superação marcaram a 30ª edição da tradicional corrida cearense, que reuniu cerca de cinco mil atletas amadores e profissionais de todo o Brasil
No último dia 8 de dezembro, a 30ª edição da Corrida Unifor reuniu cerca de cinco mil competidores no campus da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — e suas adjacências.
Promovido pela Vice-Reitoria de Extensão Universitária (Virex), por meio da Divisão de Atividades Desportivas (DAD), o evento foi palco de diversas histórias de superação, destacando o papel transformador do esporte na vida das pessoas.
Com percursos de 5 km e 10 km, além de provas exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs) e a Corrida Kids, a corrida celebrou três décadas de trajetória como uma das competições mais tradicionais e inclusivas do Brasil. Entre os participantes, duas histórias chamaram a atenção: a de George Bezerra e Bruna Pereira.
Uma corrida pela vida
Professor do curso de Medicina da Unifor, George foi um grande destaque na Corrida Unifor 2024. Em 2022, ele enfrentou graves problemas de saúde, incluindo uma dissecção aórtica, que o levou a ficar 18 dias internado, sendo oito em coma. Sua recuperação foi lenta, mas cheia de determinação para mudar hábitos de vida.
Motivado pelo filho Gustavo, aluno do curso de Medicina, e pelo irmão Assis Bezerra, George iniciou os treinos e recebeu o aval médico para participar da corrida apenas um mês antes do evento. Inscrito na prova de 5 km, correu ao lado do filho.
George Bezerra e seu filho após cruzarem a linha de chegada (Foto: Ares Soares)
“Foi uma experiência maravilhosa concluir o percurso ao lado do meu filho. Além da organização impecável, o trajeto permitiu explorar todo o campus da Unifor, que é lindo. Conheci locais que nunca tinha visitado devido à rotina de sala de aula. Espero disputar os 10 km em 2026”, destaca o professor.
Paixão pelo esporte
Bruna Pereira, 29 anos, também viveu um momento especial ao participar da corrida de 5 km. Após enfrentar a obesidade e realizar uma cirurgia bariátrica, ela descobriu no esporte uma nova paixão. Para além das questões estéticas, a perda de 54 quilos também representou uma transformação profunda em sua qualidade de vida.
“O momento mais emocionante foi a chegada, o dever cumprido de ter completado os 5 km. Corri ao lado da minha irmã e outras amigas, e também as incentivei. Hoje, com 79 quilos, me sinto grata por essa conquista e já penso em participar de outras provas”, compartilha a competidora, que pesava 133 quilos antes da transformação.
A Corrida Unifor foi um marco na trajetória de superação de Bruna Pereira (Foto: Arquivo pessoal)
Bruna destaca que a corrida trouxe mais significado à sua rotina de atividades físicas, que agora inclui musculação e treinos regulares. “A Corrida foi uma descoberta surpreendente este ano. Participar deste evento foi incrível, uma experiência única. Já quero correr mais”, acrescenta.
Uma edição marcada pela inclusão
Além de comemorar 30 anos de história, a Corrida Unifor 2024 foi um marco de inclusão e diversidade no esporte. O evento contou com a prova exclusiva para Pessoas com Deficiência (PCDs), que reuniu cerca de mil atletas de 34 instituições beneficentes do Ceará.
Para a professora Adriana Helena Moreira, Vice-Reitora de Extensão e Comunidade Universitária, a edição deste ano se destacou por inovações que fortaleceram ainda mais o caráter social do evento.
“Comemoramos três décadas como pioneiros na realização de corridas em Fortaleza. Esta edição trouxe grandes novidades, como a Corrida Kids, que mobilizou mais de 300 crianças e suas famílias em torno do esporte, da saúde e do lazer. Também tivemos um momento especial com a Corrida PCD, que é a maior do Brasil nessa categoria, reunindo mil atletas. Foi uma ação extremamente relevante de inclusão e diversidade”, declara.