Semana da Prevenção ao HIV reforça importância do cuidado preventivo na saúde pública
Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, o evento acontece de 28 de novembro a 2 de dezembro com a realização de testagem rápida gratuita e ações informativas sobre o tema
Na década de 1980, o mundo testemunhou o surgimento de uma nova epidemia. Em meio a especulações, preconceitos, buscas científicas por respostas e diagnósticos incorretos, o causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids) foi identificado. A descoberta do HIV, vírus da imunodeficiência humana, permitiu o desenvolvimento de exames de identificação e tratamentos com medicações antirretrovirais.
Em busca de reduzir a desinformação e discriminação em torno da doença e do seu patógeno, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretaram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A campanha visa apoiar todos os envolvidos na luta contra o HIV, além de reforçar a ideia do vírus como um problema de saúde pública global.
Semana da Prevenção ao HIV
Em alusão à data, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove a Semana de Prevenção ao HIV, de 28 de novembro a 2 de dezembro. O projeto é uma ação da graduação em Enfermagem em parceria com o Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), a Assessoria de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Unifor e o Grupo de Pesquisa de Saúde Coletiva.
A Liga Acadêmica de Gênero e Infecções Sexualmente Transmissíveis (LAGIST), assim como a Liga Acadêmica de Estudos e Pesquisa do Vírus da Imunodeficiência Humana (LAVIH) e a Liga de Cancerologia e Infectologia da Universidade também organizam a iniciativa.
Ao longo da Semana, serão entregues senhas para a realização de testes rápidos no Nami e na Prefeitura da Universidade de Fortaleza, tanto para funcionários e alunos quanto para a comunidade externa. Além disso, haverá distribuição de panfletos educativos em diversos locais pelo campus.
+ Dezembro Vermelho: tire suas dúvidas sobre HIV, Aids, IST, tratamento e métodos de prevenção
De acordo com Léa Barroso, professora do curso de Enfermagem, o intuito do projeto é ampliar a divulgação acerca do cuidado preventivo ao HIV. “Os números ainda crescem muito em relação à transmissão do vírus, e sempre tem crescido muito em jovens. O que a gente tem percebido é que, nesse cenário, é necessário uma maior conscientização acerca da prevenção”, explica a docente.
Barroso, que também é assessora da Coordenação Estadual de IST/Aids do Governo do Estado do Ceará, pontua que a forma de prevenção mais conhecida é a utilização de preservativos nas relações sexuais. Entretanto, existem outros métodos preventivos, como o não compartilhamento de objetos perfurocortantes e os tratamentos pré e pós-exposição ao vírus, que também serão abordados durante as ações.
“A Semana de Prevenção ao HIV vai ser um momento bem interessante para que a gente dê visibilidade à questão do cuidado por outras formas. Nosso intuito é trabalhar a prevenção conversando sobre o uso do preservativo e realizando o teste rápido para esse diagnóstico ser mais oportuno. Iremos também abordar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), e quais serviços do Estado realizam esses métodos de prevenção”
– Léa Barroso, professora do curso de Enfermagem da Unifor e assessora da Coordenação Estadual de IST/Aids do Governo do Estado do Ceará
No Ceará, o Nami é um dos serviços que realizam teste rápido, fazem acompanhamento de pessoas vivendo com o vírus e entregam também o autoteste (outro método de prevenção e de testagem) por meio de avaliação com farmacêutico.
Serviço
Semana de Prevenção ao HIV
Data: 28 de novembro a 2 de dezembro de 2022
Local: Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) e campus da Universidade de Fortaleza
Confira a programação abaixo
Programação
28 de novembro
8h às 12h - Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami)
- Teste rápido (25 senhas para demanda espontânea)
- Educação e Saúde
- Distribuição de panfletos
Professores responsáveis: Lucas Fernandes e Léa Diógenes.
29 de novembro
8h às 11 h | 13h30 às 16h - Ônibus e Stand
- Educação e Saúde
- Distribuição de panfletos
30 de novembro
9h às 16h - Prefeitura
- Teste rápido (testes DUO - 50 senhas para funcionários cadastrados)
- Educação e Saúde
- Distribuição de panfletos
Professores responsáveis: Lucas Fernandes e Léa Barroso
1º de dezembro
8h às 12h - Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami)
- Teste rápido da Sesa (50 testes para demanda espontânea de alunos)
- Educação e Saúde
- Distribuição de panfletos
2 de dezembro
8h às 12 h - Ônibus e Stand
- Educação e Saúde
- Distribuição de panfletos