Semana da Prevenção ao HIV reforça importância do cuidado preventivo na saúde pública

Semana da Prevenção ao HIV reforça importância do cuidado preventivo na saúde pública

Em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Aids, o evento acontece de 28 de novembro a 2 de dezembro com a realização de testagem rápida gratuita e ações informativas sobre o tema


O Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) da Unifor realiza acompanhamento de pacientes com HIV e a entrega de autotestes para a população (Foto: Getty Images)
O Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) da Unifor realiza acompanhamento de pacientes com HIV e a entrega de autotestes para a população (Foto: Getty Images)

Na década de 1980, o mundo testemunhou o surgimento de uma nova epidemia. Em meio a especulações, preconceitos, buscas científicas por respostas e diagnósticos incorretos, o causador da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (aids) foi identificado. A descoberta do HIV, vírus da imunodeficiência humana, permitiu o desenvolvimento de exames de identificação e tratamentos com medicações antirretrovirais. 

Em busca de reduzir a desinformação e discriminação em torno da doença e do seu patógeno, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretaram o dia 1º de dezembro como o Dia Mundial de Luta contra a Aids. A campanha visa apoiar todos os envolvidos na luta contra o HIV, além de reforçar a ideia do vírus como um problema de saúde pública global. 

Semana da Prevenção ao HIV

Em alusão à data, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove a Semana de Prevenção ao HIV, de 28 de novembro a 2 de dezembro. O projeto é uma ação da graduação em Enfermagem em parceria com o Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami), a Assessoria de Extensão do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Unifor e o Grupo de Pesquisa de Saúde Coletiva. 

A Liga Acadêmica de Gênero e Infecções Sexualmente Transmissíveis (LAGIST), assim como a Liga Acadêmica de Estudos e Pesquisa do Vírus da Imunodeficiência Humana (LAVIH) e a Liga de Cancerologia e Infectologia da Universidade também organizam a iniciativa. 

Ao longo da Semana, serão entregues senhas para a realização de testes rápidos no Nami e na Prefeitura da Universidade de Fortaleza, tanto para funcionários e alunos quanto para a comunidade externa. Além disso, haverá distribuição de panfletos educativos em diversos locais pelo campus.

+ Dezembro Vermelho: tire suas dúvidas sobre HIV, Aids, IST, tratamento e métodos de prevenção

De acordo com Léa Barroso, professora do curso de Enfermagem, o intuito do projeto é ampliar a divulgação acerca do cuidado preventivo ao HIV. “Os números ainda crescem muito em relação à transmissão do vírus, e sempre tem crescido muito em jovens. O que a gente tem percebido é que, nesse cenário, é necessário uma maior conscientização acerca da prevenção”, explica a docente. 

Barroso, que também é assessora da Coordenação Estadual de IST/Aids do Governo do Estado do Ceará, pontua que a forma de prevenção mais conhecida é a utilização de preservativos nas relações sexuais. Entretanto, existem outros métodos preventivos, como o não compartilhamento de objetos perfurocortantes e os tratamentos pré e pós-exposição ao vírus, que também serão abordados durante as ações.


“A Semana de Prevenção ao HIV vai ser um momento bem interessante para que a gente dê visibilidade à questão do cuidado por outras formas. Nosso intuito é trabalhar a prevenção conversando sobre o uso do preservativo e realizando o teste rápido para esse diagnóstico ser mais oportuno. Iremos também abordar a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), e quais serviços do Estado realizam esses métodos de prevenção”
Léa Barroso, professora do curso de Enfermagem da Unifor e assessora da Coordenação Estadual de IST/Aids do Governo do Estado do Ceará

No Ceará, o Nami é um dos serviços que realizam teste rápido, fazem acompanhamento de pessoas vivendo com o vírus e entregam também o autoteste (outro método de prevenção e de testagem) por meio de avaliação com farmacêutico. 

Serviço

Semana de Prevenção ao HIV
Data: 28 de novembro a 2 de dezembro de 2022
Local: Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami) e campus da Universidade de Fortaleza

Confira a programação abaixo

Programação

8h às 12h - Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami)

  • Teste rápido (25 senhas para demanda espontânea)
  • Educação e Saúde
  • Distribuição de panfletos

Professores responsáveis: Lucas Fernandes e Léa Diógenes.

8h às 11 h | 13h30 às 16h -  Ônibus e Stand

  • Educação e Saúde
  • Distribuição de panfletos

9h às 16h - Prefeitura

  • Teste rápido (testes DUO - 50 senhas para funcionários cadastrados)
  • Educação e Saúde
  • Distribuição de panfletos

Professores responsáveis: Lucas Fernandes e Léa Barroso 
 

8h às 12h - Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami)

  • Teste rápido da Sesa (50 testes para demanda espontânea de alunos)
  • Educação e Saúde
  • Distribuição de panfletos

8h às 12 h - Ônibus e Stand

  • Educação e Saúde
  • Distribuição de panfletos