Avanços tecnológicos e valorização da estética impulsionam mercado de odontologia

Egressos do curso de Aperfeiçoamento em Odontologia da Unifor contam como se prepararam para atender às demandas do setor

O setor odontológico tem passado por um crescimento exponencial nos últimos anos no país. De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), o Brasil é considerado o segundo país que mais realiza mudanças odontológicas no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Avanços tecnológicos, aumento da preocupação com a estética e conscientização da importância da saúde bucal são alguns dos fatores que contribuíram para esse desenvolvimento. Diante do mercado aquecido, profissionais que estiverem preparados para atender tal demanda terão a oportunidade de expandir sua atuação e se destacar no mercado.

Áreas em destaque

Para Luiz Carlos Trevia, coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Odontologia da Universidade de Fortaleza, a previsibilidade dos resultados e a redução do tempo de tratamento em consultório — conhecido como tempo “de cadeira” — são vantagens que a tecnologia trouxe para ampliar o conforto de paciente e cirurgião-dentista, impulsionando o interesse da população nos tratamentos bucais. 




“O profissional de odontologia deve se manter atualizado, seja através de cursos de curta duração, aperfeiçoamentos, especializações, mestrado e doutorado; aliando constantemente os conhecimentos teórico e prático” — Luiz Carlos Trevia, coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu em Odontologia da Unifor

 


Ele acredita que as áreas de endodontia, prótese dentária e implantodontia foram algumas das especialidades mais beneficiadas pelas inovações. Destaca também o aumento da procura por procedimentos estéticos como clareamento dental e harmonização orofacial. “É possível perceber maior preocupação das pessoas com estética e bem-estar”, observa o docente.

Estética a serviço do bem-estar

A egressa do curso de Odontologia da Unifor, Lize Bezerra de Menezes, não perdeu tempo. No período letivo seguinte à conclusão da graduação, a cirurgiã-dentista iniciou o Aperfeiçoamento em Harmonização Orofacial na Universidade.



“Em um contexto geral, a sociedade em que vivemos está, cada vez mais, em busca de melhorias estéticas e procedimentos que aprimorem a aparência. E a odontologia está muito envolvida nesse movimento, já que o sorriso é peça importante no visual e bem-estar de alguém” — Lize Bezerra de Menezes, cirurgiã-dentista e egressa da Unifor.

 


A profissional revela que se encanta pela dentística, área da odontologia que se concentra na parte estética e restauradora dos dentes. Assim, enxergou no curso de aperfeiçoamento um complemento para associar a estética dos dentes à estética da face. 

Segundo ela, a formação foi essencial para ingressar na área de harmonização facial. “O curso é super completo, passa por todas as subáreas. As aulas teóricas casam muito com as práticas, nos dando muita segurança para realizar os procedimentos”, assegura a egressa.

No dia a dia de trabalho, Lize percebe também as contribuições dos avanços tecnológicos para a realização de tratamentos estéticos. “Os pós-operatórios são mais tranquilos e os procedimentos mais rápidos”, frisa.

Foco no melhor tratamento para o paciente

Buscando oferecer resultados ainda melhores aos pacientes, Thiago Colares ingressou no Aperfeiçoamento em Dentística Restauradora em 2022. “Por muito tempo estive praticando apenas a endodontia. Nessa rotina, me vi precisando de conhecimentos sobre adesão e preparos de onlay, para melhorar os resultados na longevidade dos tratamentos executados no consultório”, explica.




“Os avanços tecnológicos vêm permitindo a odontologia a ficar cada vez mais eficaz e menos invasiva” — Thiago Colares, egresso do Aperfeiçoamento em Dentística Restauradora da Unifor


 


Entre os motivos que contribuíram para o crescimento do setor, o profissional cita os efeitos das políticas públicas de saúde — que ampliaram o acesso da população aos serviços odontológicos —, o aumento da conscientização sobre saúde bucal e a busca por uma melhor estética, tanto dental quanto facial.

Ele menciona também o uso de ferramentas digitais, como scanners, aparelhos de raio-x panorâmicos e simuladores 3D, que estão revolucionando o planejamento dos procedimentos. Segundo Thiago, tratamentos mais rápidos, menos invasivos e que possibilitam a pré-visualização de um resultado bem próximo ao real são benefícios que atraem os pacientes.


Profissionais de odontologia utilizam ferramentas digitais para planejar e antever os resultados dos tratamentos odontológicos (Foto: Getty Images)

O cirurgião-dentista conta o que mudou no dia a dia do trabalho desde a conclusão do Aperfeiçoamento: “Hoje consigo indicar com mais segurança que tipo de procedimento restaurador o paciente precisa; sei escolher melhor as resinas e adesivos para os procedimentos executados e consigo fazer preparos de restaurações indiretas nos meus pacientes”.

Diferenciais Unifor

Lize e Thiago concordam que a prática é um dos pontos altos dos cursos de Aperfeiçoamento em Odontologia da Unifor. Para ele, a grande quantidade de pacientes, o material oferecido para a realização dos procedimentos e a estrutura da Universidade são os principais diferenciais. Já a egressa enfatiza a possibilidade de praticar os procedimentos aprendidos em todas as clínicas dos módulos.

A capacitação e atualização dos professores é ressaltada pelo coordenador Luiz Carlos Trevia. Além disso, o docente destaca que os alunos do aperfeiçoamento têm acesso ao acervo da Biblioteca Central da Unifor e recebem gratuitamente os melhores materiais disponíveis no mercado para utilização no curso.