O que faz um esteticista e cosmetólogo? Conheça possibilidades de atuação

Profissional visa melhorar a autoestima, tratar afecções e desenvolver a qualidade de vida dos pacientes

As profissões em estética e cosmética tiveram um crescimento expressivo nos últimos anos. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o mercado de beleza e cuidados pessoais no Brasil movimentou mais de R$ 130 bilhões em 2020, representando um aumento de aproximadamente 5% em relação ao ano anterior.

Já um estudo realizado pela Euromonitor International prevê que o mercado global de serviços de beleza e estética alcançará cerca de US$ 800 bilhões até 2025, impulsionado pelo aumento da demanda por procedimentos estéticos não invasivos e produtos de beleza inovadores.

Essas estatísticas evidenciam não apenas a importância crescente dessa atuação profissional, mas também as oportunidades significativas que existem neste campo em expansão.

Conhecendo a área

Segundo o professor Romulo Porto, coordenador do curso de Estética e Cosmética da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, o profissional desta área é especializado em promover a saúde e a beleza da pele, do corpo e do cabelo por meio de tratamentos e procedimentos terapêuticos.

Ele também atua na prevenção e correção de problemas estéticos, utilizando técnicas e produtos específicos para cada tipo de pele e patologias. O trabalho do esteticista abrange desde a realização de tratamentos faciais e corporais até a aplicação de técnicas de relaxamento e terapias alternativas.



“A profissão de estética e cosmética exige um compromisso contínuo com a ética profissional e o respeito às normas de saúde e segurança. Além disso, o mercado está sempre evoluindo com novas tecnologias e tendências, o que requer uma disposição para a aprendizagem contínua” Romulo Porto, coordenador do curso de Estética e Cosmética da Unifor

 


O docente ressalta pontos que podem contribuir para o sucesso profissional do futuro esteticista no mercado de trabalho. Confira a seguir: 

  • Investir na educação formal, concluindo a graduação em Estética e Cosmética;
  • Manter-se atualizado com as novas técnicas e produtos por meio de cursos de especialização e workshops;
  • Desenvolver destreza manual para realizar procedimentos com precisão e segurança;
  • Ter  empatia, comunicação eficaz e habilidades de atendimento ao cliente;
  • Compreender a anatomia, fisiologia do corpo humano e os princípios dos produtos cosméticos;
  • Saber promover seus serviços e construir uma base de clientes fiel.

Em alta no mercado de trabalho

Conforme observa o professor Romulo, no Ceará existem áreas da profissão que têm ganhado destaque devido à demanda crescente e às oportunidades de mercado.  É o caso de procedimentos como drenagem linfática, massagens modeladoras e tratamentos para redução de medidas.

A estética facial avançada também tem alcançado adeptos no estado, com a utilização de tecnologias como laser, radiofrequência e microagulhamento para rejuvenescimento e tratamento de cicatrizes.


A indução percutânea de colágeno por agulhas (IPCA), também conhecida como microagulhamento, é um dos procedimentos em alta na área da estética facial (Foto: Getty Images)


Cuidados que complementam procedimentos cirúrgicos, ajudando na recuperação e na melhora dos resultados, contribuem para o crescimento da estética pré e pós-operatória.

Com relação à estética capilar, a maior procura é por tratamentos avançados para queda de cabelo, saúde do couro cabeludo e procedimentos de embelezamento capilar. Por fim, impulsionada pelo crescimento da indústria de eventos e turismo, o ramo de maquiagem profissional também apresenta uma alta demanda por especialistas.

Onde atuar?

São várias as possibilidades de atuação do profissional esteticista e cosmetólogo. Conheça algumas delas:

  • Esteticista facial e corporal
    Realiza tratamentos faciais e corporais para melhorar a aparência e saúde da pele, bem como utiliza técnicas de tratamento de afecções da pele e relacionadas à estética corporal.
     
  • Consultor de beleza
    Assessora clientes sobre produtos cosméticos e cuidados com a pele. Pode trabalhar em lojas de cosméticos, spas ou como autônomo.
     
  • Maquiador profissional
    Especializado em maquiagem para eventos, fotografia, televisão e cinema, esse profissional conhece técnicas de maquiagem corretiva, artística e de efeitos especiais.
     
  • Massoterapeuta
    Realiza diferentes tipos de massagens terapêuticas e relaxantes. Atua em spas, clínicas de estética, academias e como autônomo.
     
  • Gestor de clínicas e spas
    Administra operações de clínicas de estética e spas. Também está apto a cuidar da gestão financeira, de pessoal e da qualidade dos serviços.
     
  • Especialista em dermocosméticos
    Trabalha com o desenvolvimento e aplicação de produtos dermocosméticos, podendo atuar em laboratórios, indústrias cosméticas e clínicas dermatológicas.
     
  • Profissional de estética capilar
    Realiza tratamentos e cuidados específicos para a saúde e beleza dos cabelos. Pode trabalhar em salões de beleza, clínicas capilares e como autônomo.
     
  • Docente em estética e cosmética
  • Ensina e forma novos profissionais na área de estética e cosmética em instituições de ensino superior, além de desenvolver atividades acadêmicas e de pesquisa.

Entre a gestão e o atendimento clínico

Cynthia Magalhães sempre teve interesse pelo mundo da beleza e dos cuidados. Por isso, bastou conhecer o curso de Estética e Cosmética da Unifor, durante a Feira de Profissões de 2017, para que se apaixonasse ainda mais pela área.

Sem perder tempo, a jovem deu início à carreira logo após receber sua certificação intermediária – certificado que atesta as competências adquiridas pelos estudantes e abre portas para o mercado de trabalho antes mesmo da formatura.

Hoje a egressa atua com procedimentos corporais e faciais na clínica que leva seu nome, além de gerenciar a empresa. “Gosto de todas as atividades que desempenho. Na gestão e marketing da clínica, faço a captação de novas pacientes; e nos atendimentos presenciais, tenho contato direto com elas”, explica Cynthia.



 

“Para mim, o atendimento presencial na clínica é o mais importante, uma vez que proporciona momentos de cuidado, saúde e bem-estar para as pacientes, enquanto traz resultados e supre as necessidades de quem nos procura”Cynthia Magalhães, egressa do curso de Estética e Cosmética da Unifor
 


Para o futuro, a esteticista pretende expandir os espaços da clínica e incrementar os atendimentos com a inclusão de mais recursos e técnicas. Planos que, segundo ela,  têm como base todos os conhecimentos que adquiriu durante a graduação.

A Unifor teve participação primordial em todas as áreas da minha profissão. Desde o conhecimento teórico de gestão e marketing até as práticas clínicas com pacientes reais, que me proporcionaram momentos de raciocínio clínico e anamneses completas, fundamentais para o meu desenvolvimento profissional”, destaca Cynthia.

Capacitação e excelência

Para Lilian Farias, graduar-se em Estética e Cosmética foi uma decisão tomada a partir do desejo de ampliar conhecimentos no campo da beleza, no qual já atuava como maquiadora. “Senti a necessidade de conhecer mais sobre o tecido tegumentar (pele), produtos (cosméticos e dermocosméticos) e eletroterapia para prestar um atendimento de excelência”, relembra.

Atualmente, a esteticista trabalha com estética corporal, capilar e facial, sendo esta última a área que mais despertou interesse desde a graduação. Segundo ela, para atuar no segmento, é preciso entender profundamente sobre fisiologia da pele, anatomia da face e, sobretudo, manter-se atualizada, pois o ramo cresce a cada dia.



 

“Amo cuidar e fazer a diferença na vida das pessoas com os dons que Deus me permite. Procuro encantar nos meus atendimentos, fazendo com que meu paciente se sinta importante em todos os sentidos”Lilian Farias, egressa do curso de Estética e Cosmética da Unifor
 


Entre as atividades que desempenha na clínica, Lilian trata problemas como melasma, acne e cicatrizes decorrentes dessas lesões, flacidez, poros dilatados e controle de oleosidade, traçando um plano de tratamento para cada cliente.

Para ela, o mais importante desses processos é o momento da avaliação, que permite ao profissional compreender a queixa do paciente e suprir as reais necessidades dele, trazendo resultados satisfatórios.

Tendo passado ainda pelos cursos de Fisioterapia e Turismo, a egressa revela o carinho que sente pela Universidade: “A Unifor tem um cantinho especial no meu coração. É, de fato, incomparável. O campus é revigorante, vivo e cheio de oportunidades. Escolho a Unifor todos os dias da minha vida e indico pelos quatro cantos do mundo”.

Lilian frisa que seu propósito como esteticista é aliar saúde e bem-estar, gerando satisfação para os pacientes e para si própria. “A estética, para mim, se resume em amor e cuidado com as pessoas. A cada uma delas, deixo o meu melhor em conhecimento, serviços, respeito e amor”, conclui.