OSV publica série de Podcasts sobre prevenção de mortes e feridos no trânsito

 

Por Lara Ferreira

Durante o mês de novembro é celebrado o dia em memória às vítimas de acidente trânsito. A escolha do penúltimo mês do ano, surgiu em 1993, no Reino Unido, tendo a organização Road Piece à frente da data. E foi precisamente no dia 26 de outubro de 2005, que a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas,  a ONU, adotou a data através da Resolução 60/5. O documento recomenda também que os governantes marquem o terceiro domingo de novembro como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de acidentes de trânsito.

Com o intuito de discutir e alertar sobre a importância da consciência sobre comportamentos mais seguros no trânsito neste mês período, o Observatório de Segurança Viária de Fortaleza (OSV) decidiu gravar uma série de podcasts, chamado “Transitando”

Os episódios têm temas variados, mas todos envolvendo segurança viária. O primeiro, tem como título: o que é Segurança Viária e o que eu tenho a ver com isso?, é uma espécie de introdução sobre o conceito de segurança viária e como o tema está presente no cotidiano da população. Contribuíram para o debate o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia; o coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, Dante Rosado e o médico e superintendente adjunto do Instituto Dr. José Frota, o IJF, Osmar Aguiar para falar sobre o assunto.

No segundo episódio de série, a discussão ganha um foco mais específico, sobre uso de motocicletas. Os veículos vem se tornando cada vez mais comuns na capital cearense por uma série de fatores, principalmente pelo custo mais baixo para compra, manutenção e combustível além do desejo de velocidade para vencer o trânsito. Mas esse modo de transporte tem uma grande desvantagem: quem pilota ou é passageiro de uma moto se depara com altos riscos de acidentes durante o trajeto, o que infelizmente pode causar grandes danos à saúde ou até mesmo a morte. Participaram da discussão sobre os motociclistas e sua vulnerabilidade no trânsito, o assessor técnico da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), André Luis Barcelos e o coordenador do Observatório de Segurança Viária de Fortaleza, Ezequiel Dantas.

O terceiro debate traz a tona a discussão sobre fatores de risco, a velocidade e o ato de beber e conduzir. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), um fator de risco é qualquer atributo, característica ou exposição de um indivíduo que aumente sua probabilidade de desenvolver alguma doença ou de sofrer alguma lesão. Contribuíram para o debate o PHD em engenharia civil e professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará, Flávio Cunto; a coordenadora de Desenho Urbano da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global em Fortaleza, Beatriz Rodrigues e o coordenador de Comunicação da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global também de Fortaleza, Omar Jacob.

Para finalizar a primeira temporada, Ezequiel Dantas e professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Fortaleza, Camila Bandeira discutiram sobre o conceito de visão zero, uma política que reconhece os erros humanos como inevitáveis entendendo que os gestores dos sistemas viários devem considerá-los como parte do processo de planejamento .

Segundo o coordenador do OSV, Ezequiel Dantas “o podcast é uma ferramenta relevante para disseminar em diferentes canais, as informações sobre segurança viária” e continua “Nós já temos o portal e o canal no youtube, agora com essa nova plataforma, mais pessoas poderão ter acesso à essas informações”.

Ao mesmo tempo em que os podcasts foram gravados, também foram registrados videocasts para o canal do youtube que estarão disponíveis em breve.

Sobre os episódios

Com locução da aluna de jornalismo da Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e estagiária do OSV, Lara Ferreira, o podcast recebeu especialistas de diversas áreas como convidados em todos os episódios. O podcast conta com quatro episódios, nessa primeira temporada, que foram disponibilizados a cada segunda-feira do mês de novembro. Veja abaixo a relação de plataformas onde você pode escutar o “Transitando”:
 

Anchor:https://anchor.fm/observatrio-de-segurana-viria-de-fortaleza
Spotify: https://open.spotify.com/show/3N0pTxBZQpkt7TYXGFNBum
Breaker: https://www.breaker.audio/transitando
Google Podcasts: https://www.google.com/podcasts?feed=aHR0cHM6Ly9hbmNob3IuZm0vcy9mYjkyNjQ4L3BvZGNhc3QvcnNz
Overcast: https://overcast.fm/itunes1487139549/transitando
Pocket Casts: https://pca.st/aw5zq43x
RadioPublic: https://radiopublic.com/transitando-G193xY
Apple podcasts: https://podcasts.apple.com/br/podcast/transitando/id1487139549