NOTÍCIAS

podcast

OSV publica série de Podcasts sobre prevenção de mortes e feridos no trânsito

Durante o mês de novembro é celebrado o dia em memória às vítimas de acidente trânsito. A escolha do penúltimo mês do ano, surgiu em 1993, no Reino Unido, tendo a organização Road Piece à frente da data. Com o intuito de discutir e alertar sobre a importância da consciência sobre comportamentos mais seguros no trânsito neste mês período, o Observatório de Segurança Viária de Fortaleza (OSV) decidiu gravar uma série de podcasts, chamado “Transitando”.

criança

Ações de Mobilidade adotadas em Fortaleza são destaque em novo relatório da Organização Mundial da Saúde

O progresso da política cicloviária em Fortaleza é destaque no novo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) intitulado The Power of Cities: Tackling Non Communicable Diseases and Road Traffic Injuries (O poder das cidades: atacando doenças não transmissíveis e ferimentos no trânsito, em tradução livre), publicado mundialmente nesta quinta-feira (31/10), quando também é celebrado o Dia Mundial das Cidades, marco no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU).

vídeo

Série de vídeos documentais retrata o drama das vítimas de trânsito em hospital de Fortaleza

Uma nova produção do Observatório de Segurança Viária de Fortaleza, com apoio do Laboratório de Mídias Digitais (Labomídia) da UNIFOR, apresenta o drama de vítimas de trânsito em atendimento em hospitais de trauma na capital cearense.

Observatório de Fortaleza

Semana da Mobilidade traz ações educativas, novas infraestruturas e exposição no Observatório de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza promove durantes os dias 18 e 26 de Setembro a Semana da Mobilidade, com foco na sustentabilidade e segurança viária. Esse é o terceiro ano seguido em que a programação traz reflexões sobre o futuro da mobilidade urbana, além de novas infraestruturas mais seguras, ações educativas e uma exposição especial no Observatório de Fortaleza, numa colaboração com o Instituto de Planejamento de Fortaleza, o Iplanfor. O objetivo é chamar atenção sobre soluções e alternativas para os modelos de deslocamento na cidade, em discussão em diversas cidades do país e do mundo.

imagem nova campanha

Nova campanha educativa chama atenção para o respeito aos pedestres e aos limites de velocidade

A Prefeitura de Fortaleza lança neste segundo semestre uma nova campanha educativa para promover a segurança no trânsito e conscientizar condutores sob a importância do respeito a quem anda a pé, especialmente nas faixas de pedestres, bem como aos limites de velocidade nas vias urbanas.

Amc

Fortaleza vence novas competições internacionais com projetos de Mobilidade Urbana Sustentável

A cidade de Fortaleza venceu, nesta semana, duas importantes competições para apoio e patrocínio a projetos de mobilidade urbana sustentável da Prefeitura que começam a ser implementados ainda em 2019. A ideia do Caminhos da Escola é implementar intervenções no entorno de escolas públicas municipais com melhorias de segurança viária e requalificação urbana priorizando as crianças, incluindo novas calçadas, travessias elevadas, nova sinalização de trânsito e ações lúdicas

Foto: Divulgação.

Especialistas em Mobilidade Urbana de 20 cidades visitam Fortaleza e elogiam intervenções de Segurança Viária

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado na Universidade de Fortaleza (Unifor), o curso “Implementando programas eficazes de segurança viária: da evidência à prática”, com o objetivo de treinar tomadores de decisão locais e regionais sobre a importância dos aspectos da segurança viária por meio de sessões teóricas e práticas.

A iniciativa é inspirada no curso Global Road Safety Leadership, realizado pela JHU em conjunto com a GRSP com abordagem multidisciplinar para os diferentes aspectos na área de segurança no trânsito.

Pela primeira vez no Brasil, curso em Segurança Viária reúne gestores de mobilidade da América Latina

O curso original já teve seis edições e reuniu 377 participantes de 57 de países, em Bangkok (Tailândia), Nairobi (Quênia), Buenos Aires (Argentina), além de Baltimore. O curso é em tempo integral, de alto nível, com professores internacionais, incluindo almoços e coffebreaks e não será cobrada inscrição. No entanto, os custos de passagens, hospedagens e manutenção do aluno durante os dias do curso são de responsabilidade do participante.

As mortes no trânsito já ultrapassam, ao todo, 1,35 milhões de vidas perdidas nas vias a cada ano.

OMS e Centro Pulitzer divulgam guia de cobertura em Segurança no Trânsito para jornalistas em Português

Com o objetivo de ajudar jornalistas e promover um novo olhar sob os números estatísticos para entender a complexidade de grandes fatores que lideram as mortes no trânsito, a Organização Mundial da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde e apoio da Bloomberg Philanthropies lançaram o o guia “Cobertura de segurança no trânsito- um guia para jornalistas” em português. Até então, o documento só estava disponível em inglês e espanhol.

Fortaleza será a capital mundial da Mobilidade Sustentável de 24 a 26 de junho

Cerca de 200 especialistas em mobilidade sustentável de todos os continentes se reúnem em Fortaleza de 24 a 26 deste mês em uma das maiores cúpulas da temática no mundo - o “Mobilize Summit”. Organizado pelo Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy), conta com a parceria da Fundação Volvo para Educação e Pesquisa.

1,3 milhão de pessoas são vítimas de acidentes de trânsito no mundo anualmente, só no Brasil há cerca de 45 mil acidentes fatais por ano.

Quanto custa um acidente de trânsito? A resposta pode estar na casa dos bilhões de reais.

A perda de vidas no trânsito representa um prejuízo difícil de calcular, principalmente porque os danos emocionais e psicológicos que esses acidentes causam nas vítimas e suas famílias são incalculáveis, explica o coordenador do Observatório de Segurança Viária de Fortaleza, Ezequiel Dantas. "O acidente de trânsito gera uma deseconomia, a mortalidade e a morbidade no trânsito são uma epidemia de saúde pública e como toda epidemia ela é custosa, no caso do trânsito é diferente porque é 100% prevenível e evitável" conclui.

Ultrapassar o limite de velocidade permitido é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais causas de acidentes do mundo. De acordo com o Relatório de Status Global de Segurança Viária da ONU, acidentes de trânsito são, hoje, a principal causa de morte de pessoas entre 5 e 29 anos e ainda, que cerca de 1,35 milhão de vidas são perdidas anualmente no trânsito mundial. Apesar de reconhecer a importância dos cuidados com a velocidade, o relatório aponta que não foi feito muito progresso na área.

Pesquisas apontam velocidade como principal causa de mortes no trânsito em todo o mundo

De acordo com o Relatório de Status Global de Segurança Viária da ONU, acidentes de trânsito são, hoje, a principal causa de morte de pessoas entre 5 e 29 anos e ainda, que cerca de 1,35 milhão de vidas são perdidas anualmente no trânsito mundial. Apesar de reconhecer a importância dos cuidados com a velocidade, o relatório aponta que não foi feito muito progresso na área. Mas um seleto grupo de cidades estão tomando medidas mudar essa dura realidade.

Um grupo de representantes de diversas instituições da Sociedade Civil Organizada e também do Poder Público participaram do quinto encontro do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizado na Universidade de Fortaleza no último dia 02 de Abril.

Comitê discute Plano de Segurança Viária em Fortaleza

O objetivo foi avaliar pontos positivos e negativos em diversas áreas, para contribuir com o desenvolvimento do Plano de Segurança Viária da cidade, em desenvolvimento pela Prefeitura da capital cearense.

Mesmo com a redução no número de acidentes, o índice em grandes feriados como a Semana Santa e o Carnaval, está longe de ser o ideal.

Feriados prolongados aumentam o risco de acidentes

Os feriados prolongados estimulam a população a sair para se divertir e até viajar, porém quando essas ações são combinadas com imprudência no trânsito as consequências podem ser fatais.

O evento, realizado no dia 19/02 no Teatro Celina Queiroz da Universidade de Fortaleza, veio logo em seguida ao anúncio da Prefeitura da cidade de uma redução de 40% no número de mortes causadas por acidentes de trânsito entre 2014 e 2018.

Fortaleza: referência global em segurança no trânsito

A pauta do Fórum do OSV reuniu especialistas dos Estados Unidos, Canadá e da França, além de referências locais em segurança no trânsito para discutir as metas traçadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) que em 2010 criou a Década de Ação pela Segurança Viária.

O Relatório de Status Global em Segurança Viária mostra que, além da tragédia humana e social, a quantidade de casos também representa um grande transtorno para a economia dos países com custo estimado de 3% do Produto Interno Bruto (PIB).

Trânsito é a principal causa de morte entre crianças e jovens

Um novo relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que os acidentes de trânsito matam, todos os anos, cerca de 1,3 milhão de pessoas em todo o globo - e já são a principal causa de morte entre crianças e jovens de 5 a 29 anos de idade.

De acordo com uma pesquisa realizada no Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, e publicada no último Relatório Anual de Segurança Viária (2017), 47% dos entrevistados, afirmaram já ter dirigido após ingerir bebida alcoólica.

Beber e dirigir: uma escolha sem volta

O álcool provoca sonolência, altera a visão e a audição, além de causar perda de reflexos e alteração da capacidade de raciocínio - por isso, o consumo dessa substância antes de conduzir é considerado um fator de risco que pode provocar graves acidentes.

Acidentes de trânsito representam um grande impacto na rotina dos hospitais de Fortaleza.Apesar do desafio para reduzir esse drama, há sinais de que o quadro começa a ser revertido, pela primeira vez.

Acidentes de trânsito: um fardo para a rede hospitalar

Mesmo com a redução no número de ocorrências, a coordenadora do núcleo hospitalar de epidemiologia do IJF, Luciene Miranda, chama atenção para a questão cultural dos riscos nos acidentes de trânsito “Infelizmente há pessoas que acham que os acidentes são fatalidades, precisamos trabalhar mais campanhas que tirem esse pensamento, os acidentes são passíveis de prevenção”.

O acesso à escola, segundo o prefeito Roberto Cláudio (PDT), é a circunstância que, atualmente, mais coloca crianças sob risco de atropelamento na Cidade.

Em três anos, 693 crianças sofreram acidentes no trânsito

Por causa dessa estatística, a partir de janeiro de 2019, medidas de segurança viária serão priorizadas nos perímetros que contenham escolas municipais e outros equipamentos.

A Capital cearense concorreu com projetos do mundo inteiro e foi, nesta edição, a única agraciada com a condecoração.

Fortaleza recebe prêmio internacional de mobilidade urbana

Fortaleza recebeu a comenda – uma das principais de mobilidade urbana no mundo - após concorrência com grandes cidades, por adotar projetos e intervenções inovadoras que promovem a mobilidade urbana de forma sustentável e inclusiva.

A campanha tem o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global e seus parceiros internacionais.

Nova campanha alerta sobre as consequências de beber e dirigir

O principal objetivo é demonstrar que mesmo uma pequena dose de bebida alcoólica pode comprometer os reflexos e a concentração do condutor e levar acidentes de trânsito, inclusive com mortos e feridos.

O evento tem o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

Ação educativa alerta para mortes em acidentes

Como parte da programação do calendário mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) a Prefeitura de Fortaleza se juntou a dezenas de instituições ao redor do globo que no dia 19 de novembro chamaram atenção para o grande número de vítimas de acidentes de trânsito.

A sexta Edição do Prêmio Internacional de Comunicação para Segurança Viária ocorreu nesta quarta feira 07/11 em Bangkok na Tailândia

Prefeitura de Fortaleza vence prêmio global sobre campanha de Segurança no trânsito

A campanha educativa da Prefeitura de Fortaleza sobre o uso correto de capacete para motociclistas foi a vencedora do Prêmio Internacional de Comunicação para Segurança Viária, durante a Conferência Mundial sobre Prevenção de Lesões e Promoção da Segurança no Trânsito, organizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

O Anuário de 2017 consiste em dados sobre os acidentes e mortes em Fortaleza.

Fortaleza registra o menor número de acidentes no trânsito desde 2002

O Relatório Anual de Segurança Viária de 2017 é a terceira versão do documento e foi desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global.

Abdulgafoor M. Bachani, Phd em saúde pública, em palestra na UNIFOR.

Impacto de lesões no trânsito pode diminuir com engajamento

Abdulgafoor M. Bachani, PhD em saúde pública, palestrou sobre "Acidentes de trânsito: uma epidemia de saúde pública" na Universidade de Fortaleza.

IV Comitê de Segurança Viária.

Comitê de Segurança Viária busca atuar como vetor de engajamento da sociedade

O IV Comitê de Segurança Viária teve como enfoque práticas para promover a segurança do pedestre.

Carros em Avenida de Fortaleza.

Sistemas Viários Seguros: uma nova visão para zerar as mortes no trânsito

A proposta Visão Zero busca erradicar as mortes e acidentes no trânsito com medidas de segurança viária.

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura passa por revitalização.

Projeto Cidade da Gente revitaliza o entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Neste mês de Agosto, o projeto “Cidade da Gente” transformou a área próxima ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na rua Almirante Jaceguai.

O Workshop de Infraestrutura para Pedestres foi realizado no dia 07 de Agosto.

Workshop discute inversão de prioridades no planejamento urbano

Engenheiros, arquitetos e urbanistas da academia e do poder público se reuniram para discutir como melhorar os espaços destinados às pessoas em Fortaleza.

Espectadores da palestra

“Nós podemos mudar nossas ruas para mudar o mundo”, afirma urbanista neozelandesa durante Fórum

III Fórum do Observatório de Segurança Viária de Fortaleza trouxe a urbanista neozelandesa Skye Duncan para debater sobre o tema “Cidade para Pessoas”.

Criança correndo de braços abertos.

Em todo o mundo, as pessoas estão exigindo uma ‘Cidade da Gente’

Em todo o mundo, as pessoas estão exigindo uma "cidade da gente", diz Skye Duncan, diretora da Iniciativa Global de Desenho para Cidades

Acidentes de trânsito causam mais de 1 milhão de mortes por ano.

Acidentes de trânsito: um problema de saúde pública

Acidentes de trânsito podem se tornar a 7ª principal causa de morte em 2030

Marcin Flieger, gerente de policiamento de trânsito da Global Road Safety Partnership.

Novas intervenções de segurança viária serão aplicadas para reduzir acidentes em Fortaleza

Anúncio foi feito durante o II Fórum Internacional de Boas Práticas em Fiscalização de Trânsito

Acidente de trânsito causado por alta velocidade

Readequar limites de velocidade é medida efetiva para diminuir acidentes de trânsito

Chile diminui limite de velocidade com expectativa de reduzir acidentes e mortes no trânsito

prefeito de Fortaleza junto com a reitora da Unifor em visita ao campus

OSV completa um ano de atividades

Iniciativa Inédita no Ceará foi anunciada no dia 27 de junho de 2017 pela Prefeitura e Universidade de Fortaleza

Profissional de trânsito realizando o teste do bafômetro em condutor de veículo

Lei alertou sobre gravidade do tema

Lei Seca no Brasil, destinada a punir de forma mais rígida quem dirigi embriagado, completa dez anos em 2018

Avenida Historiador Raimundo Girão em Fortaleza

Fortaleza vence prêmio de mobilidade urbana

Fortaleza foi a cidade vencedora do Sustainable Transport Award concedido pelo ITDP de Nova Iorque (EUA)

notícia do jornal com imagem de teste de bafômetro

Lei tem mais rigor e exige fiscalização

Lei Seca, destinada a punir de forma mais rigorosa quem consome álcool e dirige, completa dez anos

matéria de jornal sobre dirigir e usar o celular ao mesmo tempo

Como o celular prejudica a atenção ao trânsito

Saiba como o uso do celular no trânsito compromete sua capacidade de dirigir e favorece os acidentes

O evento integra um movimento global que faz alusão ao ‘Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trânsito’

Vítimas de acidentes de trânsito em Fortaleza recebem homenagem na Praia de Iracema

A ação ocorreu com uma grande caminhada ao longo da Avenida Beira Mar, na altura do aterrinho da Praia de Iracema, e foi finalizada com uma intervenção ao lado da estátua de Iracema Guardiã, um dos principais cartões postais da cidade.