Série de vídeos documentais retrata o drama das vítimas de trânsito em hospital de Fortaleza
por Lara Ferreira
Uma nova produção do Observatório de Segurança Viária de Fortaleza, com apoio do Laboratório de Mídias Digitais (Labomídia) da Unifor, apresenta o drama de vítimas de trânsito em atendimento em hospitais de trauma na capital cearense. A série de vídeos traz histórias de pessoas que sofreram acidentes em ruas e avenidas da Fortaleza e os impactos dos incidentes para as famílias e para a rotina diária. De acordo com a edição recém divulgada do Relatório Anual de Segurança Viária de Fortaleza, ao longo de 2018 foram registrados 226 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito em Fortaleza, além de mais de 12 mil pessoas feridas. Os números de vítimas vem caindo nos últimos quatro anos, mas o quadro ainda é preocupante.
De acordo com o estudante da Unifor, diretor e roteirista do Labomídia Rodger Oliveira, logo após as primeiras visitas ao Instituto Dr. José Frota (IJF), no centro de Fortaleza, “vimos lá que quase todo mundo é vítima de acidente de trânsito e estavam muitos dispostos a contar sua história”. O Laboratório é responsável pela produção audiovisual de algumas peças para o Observatório de Segurança Viária de Fortaleza (OSV), mas essa é a primeira vez que eles realizam um projeto documental.
A série de vídeos tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos e as reais consequências dos acidentes de trânsito, como ressalta o professor orientador do Labomídia, Marcelo Müller: “Esperamos que não só o Ceará, mas que o Brasil todo possa ver a realidade que os acidentes de trânsito causam nos hospitais”. A produção do Labomidia no Instituto Doutor José Frota (IJF), conta ao todo cinco vídeos com temas diferenciados: um primeiro vídeo introdutório, com relatos de várias vítimas e imagens do atendimento na unidade hospitalar; dois sobre a história de vítimas específicas; um quarto filmete, com a visão dos médicos sobre os acidentes de trânsito e o último traz um olhar mais observacional, para apresentar o drama vivenciado pelos acidentados.
Os vídeos estão sendo disponibilizados semanalmente no canal do youtube e no próprio portal do OSV, para acessar basta clicar aqui.
Sobre o Observatório de Segurança Viária
O Observatório de Segurança Viária (OSV) é um projeto da Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Unifor, que tem como missão compartilhar informações sobre as consequências dramáticas dos acidentes de trânsito que todos os dias deixam vítimas nas ruas e avenidas de Fortaleza, uma realidade que pode ser evitada.
O OSV foi anunciado em junho do ano passado pelo Prefeito Roberto Cláudio e pela Reitora da Unifor, Fátima Veras, como uma parceria entre poder público e academia para aproximar representantes de diversos setores da sociedade civil para apresentação de melhores práticas e o engajamento no combate ao elevado número de acidentes de trânsito.