seg, 10 junho 2024 18:02
CSE Informa: A importância de profissionais de biblioteconomia no processo editorial acadêmico
A biblioteconomia é uma área fundamental na publicações de artigos científicos

Por: Aliria Aiara Duarte
Conselho Superior de Editoração (CSE)
As etapas do processo editorial de artigos científicos são longas, demandando tempo e diversos profissionais capacitados. Nelas, é feita uma avaliação inicial por pares (avaliadores especialistas no assunto), aval do editor-chefe ou editora-chefe para aceite de publicação, revisão gramatical e de conteúdo, e diagramação do texto final de acordo com a normatização utilizada naquele contexto.
No decorrer desse processo, a área da biblioteconomia é fundamental para a publicação dos artigos acadêmicos. Profissionais de biblioteconomia se habilitam ao planejamento, organização de dados e/ou acervos físicos e digitais. No campo da publicação acadêmica, esta pessoa também confere todas as citações e referências bibliográficas que estão no corpo do texto, garantindo que todas informações estejam corretas.
Hoje, com o uso cada vez maior de inteligência artificial (IA), o(a) bibliotecário(a) tem papel fundamental na conferência de textos, informações e referências utilizadas no artigo. Essa checagem é essencial para saber se um conteúdo foi exclusivamente produzido por IA ou se é de autoria própria.
O debate sobre formas inteligentes de usar a IA — como auxílio em buscas de informações, na organização ou em pesquisas no geral — tem sido constante na área da biblioteconomia. As discussões salientam que as IAs são ferramentas de apoio ao processo de escrita, não substituindo por completo o trabalho de quem escreve.
De acordo com Gabriela Gomes, bibliotecária do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Universidade de Fortaleza, os bibliotecários são especialistas em curadoria de conteúdo, identificando e selecionando materiais relevantes e de alta qualidade para incluir nas publicações acadêmicas.
“Com acesso às bases de dados, revistas científicas e outros recursos, [os bibliotecários] garantem que os autores tenham acesso às fontes mais atualizadas e pertinentes para suas pesquisas. Além disso, oferecem suporte direto aos pesquisadores, auxiliando-os na busca eficiente de informações e na realização de revisões de literatura, essencial para a fundamentação teórica dos trabalhos acadêmicos” — Gabriela Gomes, bibliotecária do Conselho Superior de Editoração (CSE) da Unifor
Especialista em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Gabriela é bibliotecária das publicações Pensar - Revista de Ciências Jurídicas, Revista Brasileira em Promoção da Saúde (RBPS), Revista Tecnologia, Revista Subjetividades e Revista Ciências Administrativas — todos periódicos científicos da Unifor.
Como profissionais de biblioteconomia auxiliam no processo editorial de publicações acadêmicas?
A bibliotecária do CSE elenca algumas funções dessa área tão importante para a construção e manutenção do conhecimento:
- Curadoria de conteúdo: Identificação e seleção de materiais relevantes e de alta qualidade para incluir nas publicações acadêmicas.
- Apoio à pesquisa: Suporte aos pesquisadores, ajudando-os a encontrar fontes de informação confiáveis.
- Gestão de referências e citações: Organização e formatação de referências bibliográficas, garantindo que todas as citações estejam corretas e em conformidade com os padrões acadêmicos.
- Preservação digital: Desenvolvimento e implementação de estratégias para garantir que os documentos digitais sejam preservados e acessíveis a longo prazo.
- Gestão de dados de pesquisa: Gestão de dados de pesquisa, incluindo a organização, armazenamento e compartilhamento de conjuntos de dados.
- Direitos autorais: Orientação sobre questões de direitos autorais e licenciamento (licenças Creative Commons) etc.
Desafios da biblioteconomia
A estudante de biblioteconomia Maria Eduarda Euzébio é membro da equipe de editoração do CSE, onde atua no acompanhamento dos artigos submetidos às revistas científicas da Unifor. Ela trabalha revisando os resumos dos textos, ajudando na coleta e na qualidade dos metadados das autorias e editando documentos diversos.
Também estagiária da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), a futura bibliotecária está desenvolvendo uma pesquisa direcionada à democratização e divulgação da ciência por meio da análise de políticas públicas de amparo à pesquisa. Ela comenta sobre os desafios mais notáveis na área da biblioteconomia.
“Existe um problema mundial para encontrar avaliadores. Por ser [um cargo], em sua maioria, de caráter voluntário, existe uma carência para conseguir profissionais disponíveis e capacitados. Também pode ser citada a dificuldade para a divulgação dos periódicos para um público geral” — Maria Eduarda Euzébio, assistente administrativa do CSE e estudante de biblioteconomia