Quero Fazer Pesquisa

Professora auxilia estudante com exame de radiografia

 

Na Universidade de Fortaleza, a jornada acadêmica extrapola a sala de aula.

Há diversos programas de bolsas de iniciação científica, seja com parceiros como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além de bolsas de pesquisa vinculadas à Fundação Edson Queiroz.

No Parque Tecnológico Unifor, os alunos interagem com pesquisadores de áreas multidisciplinares, como Computação Gráfica, Design Industrial, Biotecnologia, Internet das Coisas, Otimização, Inteligência Artificial e Engenharia Mecânica.

Os alunos contam ainda com oportunidades de estágios em empresas de base tecnológica e laboratórios de pesquisa de ponta, instalados no Parque Tecnológico Unifor.

Na Unifor é assim: todos os caminhos levam ao conhecimento integrado com professores doutores de larga experiência em suas áreas de pesquisa.

A Unifor realiza ainda Encontros de Iniciação à Pesquisa e outros eventos acadêmicos, inclusive internacionais, para incentivar o intercâmbio entre alunos e pesquisadores de instituições de ensino superior de diversas partes do mundo.

É somente em universidade de grande porte que ensino e pesquisa se integram para a formação profissional. Seja você também um pesquisador. Participe desse movimento. Venha estudar na melhor do Norte e Nordeste!

Oportunidades de Pesquisa

O pesquisador da Unifor que deseja iniciar um novo projeto de pesquisa, deverá elaborá-lo na Plataforma de Pesquisa do seu Unifor Online (Campus > Plataforma de Pesquisa > Elaborar Projeto). Para ter acesso à Plataforma, o professor deverá estar vinculado a um Grupo de Pesquisa.

Caso não esteja, o professor deverá entrar em contato com o líder do Grupo em que deseja vincular-se e solicitar que o líder realize o seu cadastro. Para isso, o líder acessará o Grupo de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e fará a inclusão do professor em sua equipe. Em seguida, deverá ser enviada uma CI (Comunicação Interna) para a DPDI informando a inclusão do professor.

Caso o professor queira criar um Grupo de Pesquisa, ele deverá enviar uma CI para a DPDI com todas as informações relacionadas ao novo Grupo (Líder, Artigos publicados ligados ao grupo, Objetivo, Linhas de Pesquisa, Áreas de Atuação, Membros (pesquisadores, mestrandos, doutorandos, alunos IC, etc), Parcerias, Recursos Captados, etc).

A DPDI fará a análise e caso seja aprovado, o professor será habilitado para ser líder de Grupo de Pesquisa no Diretório do CNPq. Em seguida, ele poderá elaborar seu Grupo no Diretório. O Grupo ficará aguardando certificação.

Para a criação de novos Grupos de Pesquisa, existem algumas orientações do CNPq, relacionadas à atipicidade (perfil atípico, quando comparado com o perfil da maioria dos grupos de pesquisa existentes):

  • Líder de no máximo 3 grupos;
  • Grupos unitários (formados por apenas 1 pesquisador);
  • Grupos sem estudantes;
  • Grupos sem técnicos;
  • Grupos com mais de dez pesquisadores;
  • Grupos com mais de 10 linhas de pesquisa;
  • Grupos onde o líder não é doutor;
  • Grupos sem doutores no conjunto de pesquisadores;
  • Pesquisadores que participam de quatro ou mais grupos (*);
  • Estudantes que participam de dois ou mais grupos;
  • Grupos semelhantes.

Modelo de Projeto de Pesquisa 
Relatório Parcial de Atividades do Projeto 
Relatório Final de Atividades do Projeto

Você já pensou em adquirir novos conhecimentos ou ajudar a criar uma solução para um problema por meio da pesquisa a acadêmica? Ou dar os primeiros passos rumo à docência?

Se a resposta for sim, o seu caminho está na Iniciação Científica. Aqui na Unifor, a Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) disponibiliza bolsas por meio do Programa de Iniciação Científica, destinadas a quem quer crescer dentro da área acadêmica, mas também realizar novas descobertas.

Quais as opções de bolsas disponíveis?

As bolsas são disponibilizadas através dos seguintes programas:

Programa de Iniciação Científica (Probic), da Fundação Edson Queiroz

2021

> RESULTADO
Edital R. Nº 29/2021
Formulário de Indicação de Bolsista 
Modelo de Projeto

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti), do CNPq

2021

> RESULTADO
Edital R. Nº 32/2021
Formulário de Indicação de Bolsista 
Modelo de Projeto

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

2021

> RESULTADO
Edital R. Nº 31/2021
Formulário de Indicação de Bolsista 
Modelo de Projeto

Programa de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PBICT), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap)

2021

> RESULTADO
Edital R. Nº 30/2021
Formulário de Indicação de Bolsista
Modelo de Projeto

As bolsas são distribuídas aos professores dos quatro Centros de Ciências através de edital público. Os professores contemplados indicam alunos que desenvolverão projetos de pesquisa com duração de um ano (normalmente a partir do mês de agosto) sob sua orientação.

Tendo em vista a limitação do número de bolsas, a Unifor criou o Programa Aluno Voluntário de Iniciação Científica (Pavic) com o objetivo de equacionar o interesse pela pesquisa.

Como faço para me candidatar a uma bolsa?

Para participar do Programa de Iniciação Científica (ou de algum programa de pesquisas) você deve ficar atento ao lançamento de editais e se cadastrar no Unifor Online.

No Unifor Online, você se cadastra no Banco de Alunos da seguinte forma: na área de “Serviços”, clique em “Iniciação Científica” e em seguida escolha as suas áreas de interesse em pesquisa. Com isso, todos os professores que têm projetos de pesquisa nas áreas selecionadas vão visualizar no sistema a sua disponibilidade.

Para se cadastrar no Banco de Alunos são observados os seguintes requisitos:

  • Estar matriculado em disciplinas que somem, no mínimo, 20 créditos;
  • Ter no máximo duas reprovações no currículo;
  • Ter Performance Média Global (PMG) mínima de 7,0.

Caso você seja selecionado, um torpedo no Unifor Online comunicará o interesse do professor e solicitará que você entre em contato com ele.

Para efetivar a bolsa, de acordo com as instruções do edital, após o professor efetuar a indicação na Plataforma de Pesquisa, o aluno recebe o Termo de Compromisso por torpedo do Unifor Online para dar o aceite.

O período ideal para o aluno se candidatar à Iniciação Científica é do segundo ao penúltimo semestre. É necessário renovar o cadastro a cada novo semestre.

Para mais informações procure o Núcleo de Inovação e Pesquisa (NIP) de seu centro, além de buscar aproximação com algum professor já engajado em projetos de pesquisa.

Dica: Os editais para bolsas de pesquisa costumam ser disponibilizados entre os meses de maio e junho.

Como posso me cadastrar como voluntário?

Se você optar por se cadastrar como Aluno Voluntário, você deve ir ao Núcleo de Inovação e Pesquisa (NIP) do seu Centro e procurar o coordenador. Ele vai ajudar você a buscar um projeto de pesquisa mais adequado ao seu perfil. O NIP intermediará o seu contato com o professor que tenha um projeto em andamento em uma das linhas de pesquisa de seu interesse e possa orientá-lo. Caso seja selecionado, o professor também cadastrará você na Plataforma de Pesquisa para que dê o aceite no Termo de Compromisso via torpedo do Unifor Online.

Como é a dinâmica de um projeto de pesquisa?

Toda pesquisa realizada por meio do NIP deverá se iniciar com a elaboração de um projeto de pesquisa pelo professor.

O NIP possui um procedimento padrão para a inscrição de projetos e oferece orientação aos professores que pretendem iniciar uma pesquisa. Os projetos apresentados destinam-se ao desenvolvimento das atividades de pesquisa dos professores e são de sua inteira responsabilidade.

As pesquisas podem ser realizadas individualmente pelo docente ou em conjunto com uma equipe de pesquisadores, incluindo alunos da graduação, pós-graduação e outros professores. Podem integrar o projeto professores e alunos de outras instituições de ensino superior.

O aluno poderá desenvolver uma pesquisa como bolsista ou como voluntário (sem bolsa).

Os alunos que atuam como pesquisadores voluntários podem acumular 60 (sessenta) horas de atividade complementar. Para fazer jus ao conjunto de horas é necessário participar por um ano do projeto, entregar os relatórios de frequência mensal e o relatório anual com o resultado da pesquisa.

Os alunos podem iniciar a pesquisa como voluntário e posteriormente receber bolsa de iniciação à pesquisa.

Onde buscar mais informações:

Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP)
Vice-Reitor responsável: José Milton de Sousa Filho 
Unifor - Bloco M – Sala 30
Tel: (85) 3477.3889 / 3477.3890
E-mail: pesquisa@unifor.br ou vrp@unifor.br 
Coordenador Divisão de Pesquisa: Adriana Rolim Campos Barros

Núcleo de Inovação e Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde
Coordenador: Prof. Ygor Eloy
E-mail: ygoreloy@unifor.br  

Núcleo de Inovação e Pesquisa do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão
Coordenadora: Profa. Milena Auip
E-mail: milenaauip@unifor.br

Núcleo de Inovação e Pesquisa do Centro de Ciências Jurídicas
Coordenadora: Profa. Gabriela Lima 
E-mail: limagabriela@unifor.br

Núcleo de Inovação e Pesquisa do Centro de Ciências Tecnológicas
Coordenador: Prof. Oyrton Azevedo Junior 
Email: oyrton@unifor.br

Informações para contato

Coordenação de Pesquisa

  • E-mail de contato: pesquisa@unifor.br