Pesquisa na Unifor
Inovação na Unifor
LINHA DO TEMPO DA PESQUISA UNIFOR
19/11/1997: Defesa da primeira dissertação de mestrado acadêmico da Unifor
Defesa da primeira dissertação de mestrado acadêmico da Unifor, por Alexandre Paiva Damasceno. Intitulado “Um Modelo Multivariado para a Avaliação dos Contribuintes que requerem Parcelamento de Débitos”, o trabalho foi defendido no mestrado em Administração de Empresas e orientado pelo professor Heber José de Moura.
2002: Professores e alunos desenvolvem o projeto Saliva Artificial
Professores e alunos dos cursos de Odontologia e Farmácia da Unifor desenvolvem, em laboratório, o projeto Saliva Artificial. Iniciativa pioneira no Ceará, a saliva artificial é utilizada por portadores de xerostomia, quando ocorre redução parcial ou total da produção de saliva, condição comum em pacientes que passaram por radioterapia ou quimioterapia.

2004: Lançamento do primeiro “robô-bombeiro” do país
Lançamento do primeiro “robô-bombeiro” do país, o Saci (sigla para Sistema de Apoio ao Combate de Incidentes). Além do combate às chamas, o robô suporta altas temperaturas e também produtos tóxicos, resguardando bombeiros de locais insalubres.
2009: Início das pesquisas para combate à diarreia e à desnutrição infantil
2009: Início das pesquisas para a produção de proteínas como lisozima e lactoferrina humanas a partir do leite de cabras geneticamente modificadas, a ser utilizado no combate à diarreia e à desnutrição infantil.
07/08/2009: Defesa da primeira tese de doutorado em Direito Constitucional da Unifor
Defesa da primeira tese da Unifor, no doutorado em Direito Constitucional. Intitulado “Fundamentos do Ordenamento Jurídico Liberdade, Igualdade e Democracia como Premissas Necessárias à Aproximação de uma Justiça Possível”, o trabalho foi defendido por Hugo de Brito Machado Segundo, sob orientação do professor Martônio Mont’Alverne Lima.

2012: Palestra proferida por Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos
Palestra proferida por Bill Clinton, ex-presidente dos Estados Unidos, reuniu 2 mil pessoas no Ginásio Poliesportivo da Unifor. A visita marcou o lançamento do Programa de Educação Corporativa Unifor.
07/2012: Nascimento de duas cabras modificadas com genes humanos
Nascimento de duas cabras, um macho e uma fêmea, modificadas com genes humanos para a produção de lisozima, proteína que combate a diarreia infantil. Os animais foram obtidos pela técnica de microinjeção, em que cópias do gene são injetadas em embriões in vitro e depois transferidos para cabras reprodutoras selecionadas. A pesquisa é fruto de uma parceria entre a Unifor e a Universidade da Califórnia em Davis (EUA).
2013: Inauguração do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex)
Inauguração do Núcleo de Biologia Experimental (Nubex). O Nubex reúne projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas das Ciências da Saúde e Biológicas, numa perspectiva multidisciplinar, além de atuar no treinamento em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas, formação de bioteristas e ensaios não clínicos de novas substâncias com ação terapêutica.

27/03/2014: Nascimento da cabra Gluca, primeiro caprino transgênico da América Latina
Nascimento da cabra Gluca, primeiro caprino transgênico da América Latina. O nome Gluca é uma referência à glucocerebrosidase, proteína humana ausente em portadores de doença de Goucher. Gluca é parte de um experimento para produzir um biofármaco extraído do leite de cabra.
12/01/2015: Nascimento de Beta, o segundo clone transgênico de cabra da América Latina
Nascimento de Beta, o segundo clone transgênico de cabra da América Latina. Beta foi produzida a partir de células de Gluca, sendo o clone de um clone. A ideia é produzir um rebanho que produza glucocerebrosidase, capaz de combater a doença de Goucher.

Dionne Bezerra Rolim publica artigo em revista científica internacional
A revista científica internacional Nature Microbiology publica o artigo de autoria da médica infectologista Dionne Bezerra Rolim, docente da Unifor. O estudo apresenta um mapa da distribuição global da bactéria Burkholderia pseudomallei, responsável por uma doença infecciosa denominada melioidose.
11/2016: Nascimento de três clones machos transgênicos
Nascimento de três clones machos transgênicos para lactoferrina, proteína encontrada no leite humano com propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais.
2017: Criação do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin)
Criação do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin), voltado para o desenvolvimento de projetos em áreas como treinamento de realidade virtual, análise de informações em banco de dados de empresas e redução do desperdício de materiais.
14/07/2017: Inauguração do Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor).
Inauguração do Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor). A estrutura agrega setores de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de empresas privadas, uma incubadora e laboratórios que atuam no desenvolvimento de projetos conjuntos.
Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP)
vrp@unifor.br
(85) 3477-3889 I 3477-3409 I 3477-3890
Bloco M | Sala 30