seg, 14 janeiro 2019 17:51
Parque Tecnológico da Unifor adere ao movimento Iracema Digital
O objetivo do Iracema Digital é criar uma vitrine que além de promover o setor de inovação no Ceará, dará visibilidade a todo o potencial de pesquisa, desenvolvimento e inovação do Estado

O Parque Tecnológico da Universidade de Fortaleza (TEC Unifor) se tornou importante parceiro do movimento Iracema Digital e, em especial, da plataforma web Iracema Digital.
O movimento Iracema Digital é uma entidade sem fins lucrativos, criada com o objetivo de melhorar a articulação entre governos, universidades, instituições de P&D, entidades de classe, empresas e startups na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) no Ceará.
Um dos instrumentos criados pelo movimento foi uma plataforma web que promove inovação e tem como objetivos, juntar todos os laboratórios e empresas de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) dentro de um ecossistema virtual, e aproximar pesquisadores, empresários e gestores da área, a fim de formar parcerias e iniciar projetos.
O TEC Unifor é um espaço destinado à instalação de empresas com seus setores de PDI (Pesquisa Desenvolvimento e Inovação), e têm a oportunidade de, por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, se beneficiar da capacidade científica e técnica dos pesquisadores da instituição para a criação de soluções inovadoras. A sinergia existente entre os dois movimentos torna a parceria natural.
Além da Unifor, a iniciativa recebe apoio do Governo do Estado, Prefeituras municipais, órgãos do governo federal e entidades da iniciativa privada.
Mauro Oliveira, professor do IFCE e coordenador do LAR (Laboratório de Redes de Computadores e Sistemas) e um dos articuladores do movimento, explica que o “projeto é estadual e a ideia é que ele possa ter conexão com vários municípios”.
O pesquisador também falou da importância da parceria com o TEC-Unifor: “Há total sinergia com o parque tecnológico da Unifor, porque são mais rápidos, mais modernos, e a inovação está presente no discurso da universidade. Conheço bem o trabalho da Unifor, tem tudo a ver com o estilo da universidade, por isso fico feliz com essa aproximação”.
Mauro destaca que a plataforma virtual possui várias salas de negociação. “É nessas salas que nós acreditamos que vai ter um boom, um fenômeno da gente conseguir aumentar a relação entre academias e empresas”.
Outro ponto de destaque é a criação da criptomoeda, uma inovação no processo e que também servirá para fortalecimento da relação dos atores envolvidos, e que irá possibilitar pagamentos de serviços internos dentro do ecossistema.
Os interessados em se cadastrar para iniciar novos projeto, novos negócios ou se aproximar de academias e empresas, podem acessar a plataforma Iracema Digital através do site http://iracemadigital.org/
Sobre a Iracema Digital
A Iracema Digital é uma entidade privada sem fins lucrativos criada com o objetivo de melhorar a articulação entre governos, universidades, instituições de P&D, entidades de classe, empresas e startups na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) no Ceará.
A estratégia inicial da Iracema Digital, além de promover a inovação no setor, é criar uma “vitrine” do potencial de pesquisa, desenvolvimento e inovação que já existe no Ceará, divulgando e valorizando o que é feito em todo o Estado com o intuito de aumentar a interação entre os atores de TICs citados, o volume de negócios das empresas, ampliação da captação de recursos da academia e melhoria da qualidade de vida no Ceará.
Sobre o TEC Unifor
O Parque Tecnológico da Unifor (TEC Unifor) foi inaugurado em julho de 2017 tem cerca de 2.000 m² destinados à instalação de empresas com seus setores de PDI (Pesquisa Desenvolvimento e Inovação), uma incubadora de empresa, além de laboratórios de inovação a serem compartilhados pelas empresas. Está localizado majoritariamente no Bloco M do campus da Unifor.
As empresas instaladas no espaço têm a oportunidade de, por meio do desenvolvimento de projetos conjuntos, beneficiar-se da capacidade científica e técnica dos pesquisadores da instituição para a criação de soluções inovadoras a problemas correntes bem como para criação de inovações que conquistem novos mercados.