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Seg, 20 Novembro 2023 15:15

Pesquisa Unifor: Estudo analisa a influência das redes viárias em cidades urbanas

Pesquisadores da Universidade de Fortaleza realizaram uma simulação em mais de 200 cidades de todo o mundo durante o desenvolvimento do trabalho


O trabalho forneceu importantes contribuições para o desenvolvimento de planos que podem ser implementados nos contextos urbanos (Foto: Getty Images)
O trabalho forneceu importantes contribuições para o desenvolvimento de planos que podem ser implementados nos contextos urbanos (Foto: Getty Images)

Embora apresente impactos tanto positivos quanto negativos, o avanço da urbanização traz mudanças que delineiam um cenário complexo para os centros urbanos. Alguns dos desafios que surgem com essa expansão são as implicações na mobilidade, no trânsito e na sustentabilidade.

Dentro desse contexto, os pesquisadores Caio Ponte, Carlos Caminha, Gabriel Maia e Vasco Furtado — todos ligados ao Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz — produziram o artigo “Um estudo empírico global sobre como as redes viárias facilitam a condução em distâncias mais longas”.

O foco central do trabalho reside na compreensão do impacto da rede viária nas rotas veiculares urbanas. Dessa forma, visa desvendar os padrões e relações entre a configuração das vias urbanas e as eficiências das rotas, fornecendo informações cruciais para o planejamento urbanístico.

A rede viária refere-se ao conjunto de vias, estradas, rodovias, ruas e outros elementos que compõem a infraestrutura de transporte em uma determinada região, seja ela urbana, suburbana ou rural. Essa malha forma uma interconexão de caminhos destinada ao deslocamento de veículos, pedestres e outros meios de transporte.

Com o surgimento de tecnologias de cidades inteligentes — incluindo o 5G, a Inteligência Artificial (IA) e a Internet das Coisas (IoT) —, surgem novas oportunidades para compreender os padrões de trânsito e calcular novos indicadores de mobilidade.


“Para garantir um planeamento e engenharia de transporte eficientes, são necessárias abordagens inovadoras para facilitar o fluxo de bens e serviços, ao mesmo tempo que aderem aos princípios de mobilidade sustentável.”Vasco Furtado, autor do artigo e coordenador do LCDIA

Além dos pesquisadores da Unifor, também participaram do estudo Lara Furtado, do Departamento de Engenharia da Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), e Hygor Melo, pesquisador da Sony Computer Science Laboratories Roma.

Métodos

Para chegar aos resultados, a equipe analisou cidades e simulou rotas de viagem ideais com base na pegada das ruas, velocidades permitidas e padrões de fluxo de tráfego. O método faz uso de simulações em ambiente geoprocessado para gerar um grande conjunto de dados de trajetos de veículos, a fim de analisar as características geográficas das cidades.

As informações relativas a iluminação pública, tipologia das vias, velocidade máxima  e comprimento dos segmentos das ruas foram obtidas para 237 cidades em diferentes continentes. 

Nessas circunstâncias, foram realizadas simulações para todas as cidades levando em consideração as características da rede viária, incluindo sinalização, limites de velocidade e cruzamento. Adicionalmente, um subconjunto de 10 municípios foi utilizado para simular as rotas de viagem considerando as condições de tráfego.

Conclusões e contribuições

Por meio dos métodos aplicados, os pesquisadores concluíram que há uma correlação não linear entre tempo e distância para as viagens simuladas, apontando que percursos mais longos dentro de uma cidade demoram proporcionalmente menos tempo do que viagens mais curtas. Observou-se ainda que se a distância necessária duplica em uma cidade, o tempo gasto nessa viagem aumenta menos que o dobro.

“Demonstramos que existe uma relação superlinear onipresente entre tempo e distância quando a rota ideal é escolhida. Mais precisamente, a velocidade média será maior para viagens mais longas quando comparadas com viagens mais curtas, mostrando que a rede viária torna a condução nessas condições ainda mais rápida. Atribuímos esse fenômeno ao arranjo espacial de extensos segmentos de ruas que eliminam pontos de desaceleração”, ressalta Vasco.


O estudo concluiu que há uma correlação não linear entre tempo e distância para as viagens simuladas (Foto: Getty Images)

É importante ressaltar que a eficiência e o design da rede viária desempenham um papel crucial na mobilidade urbana e regional. Uma rede bem planejada contribui para o fluxo eficiente de tráfego, otimiza o tempo de viagem e promove a conectividade entre diferentes áreas.

Com os resultados alcançados, o estudo contribui no fornecimento de bases sólidas para o desenvolvimento de estratégias e políticas eficazes, que podem ser implementadas em diversos contextos urbanos para enfrentar desafios comuns e promover o desenvolvimento sustentável.

As descobertas ainda podem auxiliar os planejadores urbanos a avaliar como a construção de redes viárias em todo o mundo influencia o comportamento de condução quando se trata de distâncias mais longas.

“Estes resultados sublinham a importância de as cidades considerarem a distribuição de ruas livres de desaceleração, ao mesmo tempo que mitigam qualquer impacto negativo na sustentabilidade", complementa Vasco. 

Publicação internacional

Dada a relevância do artigo, ele foi publicado na revista internacional Scientific Reports em outubro deste ano. Reconhecida por destacar contribuições científicas notáveis ​​em diversas áreas, como ciências naturais, psicologia, medicina e engenharia, a revista fornece aos pesquisadores um ambiente altamente respeitado para a divulgação de suas investigações.

O periódico — que possui fator de impacto de 4,6 — destaca-se como o quinto mais citado globalmente, acumulando mais de 738.000 citações em 2022. Sua posição proeminente reflete a influência e a importância das pesquisas veiculadas, evidenciando a contribuição significativa do estudo da Unifor no cenário científico internacional.