qui, 16 novembro 2023 16:29
Aluno da Pós-Unifor é o 1º brasileiro a ganhar o National Book Awards
Pós-graduado em Escrita e Criação, Stênio Gardel conquistou uma das mais importantes premiações de literatura do mundo com a obra “A Palavra Que Resta”
Stênio Gardel, egresso do curso de Escrita e Criação, do Programa de Pós-Graduação, da Universidade de Fortaleza, — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz —, brilhou na última quarta-feira ao conquistar o prestigiado National Book Awards, uma das mais importantes premiações de literatura do mundo. A cerimônia aconteceu em Nova York (EUA). Coordenado pela professora e escritora Socorro Acioly, o curso de Escrita e Criação da Pós-Unifor é referência e já está em sua sétima turma.
O escritor recebeu o prêmio na categoria “Tradução” pelo seu trabalho no livro “A Palavra Que Resta”, cujo título em inglês é “The Words That Remain”. A obra, que foi lançada em 2021 pela Companhia das Letras, disputou o troféu com outras nove publicações originalmente escritas em árabe, holandês, francês, alemão, coreano e espanhol.
No discurso da vitória, Stênio fez questão de agradecer o apoio da sua família e amigos, destacando o papel fundamental deles nessa conquista. Além disso, em um momento de profunda reflexão sobre sua própria jornada, o escritor compartilhou sua história de crescimento como um homem gay no sertão do Nordeste brasileiro. Ele expressou o quão inimaginável seria, durante sua infância, sonhar com uma honraria tão significativa.
“Por estar aqui esta noite, como um homem gay, recebendo essa honraria pelo livro sobre a jornada de outro homem gay se aceitando, eu gostaria de dizer a todas as pessoas que já se sentiram erradas a respeito de si mesmas, que o coração e o desejo de vocês são reais, e vocês são merecedores, como todos os outros, de uma vida plena e de alcançar sonhos impossíveis”, declarou.
Vale ressaltar que, com o livro “A Palavra Que Resta”, Stênio também foi finalista do Prêmio Jabuti 2022, que é o mais tradicional prêmio literário do Brasil.
Sobre a premiação
Fundado em 1950, o National Book Awards é uma das premiações literárias mais prestigiadas do mundo e destaca-se por reconhecer e celebrar a excelência nas letras. Anualmente, autores excepcionais são homenageados em diversas categorias, como ficção, não ficção, poesia e tradução. O evento, sediado nos Estados Unidos, reúne escritores renomados, editores e entusiastas da literatura.
A iniciativa não apenas reconhece a maestria literária, mas também proporciona uma plataforma para autores compartilharem experiências pessoais e inspirarem outros. Ao destacar narrativas diversas e significativas, a premiação continua a desempenhar um papel crucial na promoção e reconhecimento da excelência literária global.