Evento debate a construção da identidade profissional na área da saúde
Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM), seminário discute pesquisas e desafios na formação de profissionais da área

No dia 21 de agosto, o curso de Mestrado em Ciências Médicas da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — vai promover o seminário “Identidade Profissional - estado da arte, pesquisa e desafios na educação das profissões da saúde”. Aberto ao público, o evento acontecerá às 18h, na sala B48.
A atividade faz parte de uma programação regular do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas (PPGCM). Nesta edição, os palestrantes serão o professor Henrique Sá, professor do programa e do curso de Medicina, e Silvia de Melo Cunha, pós-doutoranda do programa.
O tema do evento está diretamente ligada à linha de pesquisa dos palestrantes, que investigam os processos envolvidos na construção da identidade profissional em saúde. Durante o seminário, serão apresentados resultados de estudos conduzidos por Henrique e Silvia, além de outras pesquisas desenvolvidas em parceria com mestrandos e alunos da graduação.
“Qual é o médico que um estudante de graduação quer ser quando ele inicia essa trajetória de formação? A mesma coisa para as demais áreas, todas as áreas da saúde em geral. Então existem muitos fatores que influenciam essa formação, a construção dessa identidade do profissional em saúde”, explica o professor Henrique Sá.
O objetivo da pesquisa e do seminário é compreender os mecanismos que moldam a identidade profissional para, assim, contribuir com a formação de profissionais mais éticos, humanos e alinhados às reais necessidades do sistema de saúde e da população.
Sobre os palestrantes
O professor Henrique Luis do Carmo e Sá é médico pediatra (UFC, Hospital Walter Cantídio, 1995), especialista em Desenvolvimento Infantil (Universidade de Londres, 1997), mestre em Educação Médica (Universidade de Illinois em Chicago, 2001) e doutor em Educação Superior (Universidade de Liverpool, 2018). É professor titular de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor.
A professora Silvia de Melo Cunha é médica (UFC, 1987) especialista em Ginecologia e Obstetrícia (ESP- Ce, Hospital Geral de Fortaleza, 1990), mestre em Tocoginecologia (UFC, 2005) e doutora em Saúde Coletiva (Universidade de Fortaleza, 2021). É pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da Unifor.
Mestrado Acadêmico em Ciências Médicas é na Pós-Unifor
O Mestrado Acadêmico em Ciências Médicas da Pós-Unifor aprimora e qualifica a prática do profissional, agrega conhecimento e habilidades ligados a gestão e desenvolve competências de liderança, criatividade e inovação. O curso possui um corpo docente qualificado e infraestrutura com excelentes laboratórios para pesquisas e práticas.
Além disso, os alunos podem escolher entre duas áreas de concentração: Ciências Médicas, com as linhas de pesquisa em: Estudos Clínicos em Ciências Médicas e Estudos Translacionais em Ciências Médicas; e na área em Ensino em Saúde, com a linha: Educação e Desenvolvimento Profissional em Ciências Médicas.
Serviço
Seminário “Identidade Profissional - estado da arte, pesquisa e desafios na educação das profissões da saúde”
Data: 21 de agosto de 2025
Horário: 18h
Local: sala B48