Curso de Nutrição promove oficina de alimentação saudável e troca cultural entre Brasil e Japão

Curso de Nutrição promove oficina de alimentação saudável e troca cultural entre Brasil e Japão

Evento será ministrado pela psicopedagoga japonesa Mayumi Suzuki e oferecerá aos alunos capacitação para a atuação com o público infantil 


Os laboratório de práticas dietéticas oferecem ao alunos espaços modernos e bem equipados para que possam desenvolver habilidades práticas em dietoterapia (Foto: Ares Soares)
Os laboratório de práticas dietéticas oferecem ao alunos espaços modernos e bem equipados para que possam desenvolver habilidades práticas em dietoterapia (Foto: Ares Soares)

O curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, realizará, no dia 21 de agosto, oficina com o título “Japão e Brasil à mesa: preparando lanches para a escola”. O evento acontecerá das 14h às 16h, no laboratório de práticas dietéticas do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI).

A oficina tem como objetivo realizar uma troca cultural entre o Brasil e o Japão, que é um país que possui uma tradição de alimentação mais saudável, e será ministrado pela psicopedagoga Mayumi Suzuki Freires e pela professora do curso Virgínia Guerra

Durante o evento, será promovida a alimentação saudável para as crianças. Mayumi, que é original do Japão, ensinará aos participantes opções saudáveis de lanches para escola, unindo suas origens e formação. 

Sobre as convidadas 

Mayumi Suzuki Freires é uma psicopedagoga especialista em educação infantil, ex-coordenadora de projeto da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) em Aracati-CE, cofundadora da Associação Crianças de Luz em Canoa Quebrada.

Mayumi Suzuki e Virgínia Guerra (Foto: Arquivo Pessoal)

Virgínia Guerra é formada em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), possui mestrado em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é especialista em Educação em Saúde pela Unifor e especialista em Terapia Comportamental pelo Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde (IPGS). Possui experiência na área de nutrição e saúde coletiva, com ênfase em nutrição e segurança alimentar. 

Serviço

Oficina “Japão e Brasil à mesa: preparando lanches para a ascola”
Data: 21 de agosto de 2025
Horário: 14h às 16h
Local: laboratório de práticas dietéticas do NAMI