Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada são alternativas para profissionais em transição de carreira

ter, 25 junho 2024 18:39

Mestrado e Doutorado em Informática Aplicada são alternativas para profissionais em transição de carreira

Cursos propiciam formações em novas tecnologias para excelência profissional em diversas áreas das ciências exatas, como as Engenharias, Matemática, Física e afins


Profissões que utilizam a informática aplicada, como especialistas em inteligência artificial, estão em alta (Foto: Júlia Donato)
Profissões que utilizam a informática aplicada, como especialistas em inteligência artificial, estão em alta (Foto: Júlia Donato)

Com forte embasamento científico para o exercício profissional e acadêmico, o Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) da Universidade de Fortaleza  – instituição da Fundação Edson Queiroz – conta com atividades integradas de ensino e pesquisa multidisciplinar, trazendo diferentes oportunidades de qualificação para atuação no mercado profissional. Por ser um curso de alta importância e abrangência, em 2019, o PPGIA foi reformulado para atender aos alunos de diversas áreas das ciências exatas que estão buscando fazer uma transição de carreira, como as Engenharias, Matemática, Física e afins. 

De acordo com Vládia Pinheiro, coordenadora do Programa e doutora em Ciências da Computação, o curso ampliou seu público-alvo para atender aos profissionais que buscam se profissionalizar principalmente nas áreas de ciência de dados e inteligência artificial. "A nossa pós-graduação também tem sido atrativa para pessoas que desejam fazer uma transição de carreira, se especializando uma das áreas de concentração do Programa e ampliando o próprio currículo e, consequentemente, as oportunidades de trabalho", destaca. 

Para quem busca a transição na carreira profissional, as funções que utilizam a informática aplicada, como especialistas em inteligência artificial, estão em alta: um estudo da empresa de recrutamento e consultoria britânica Michael Page, divulgado em junho deste ano, mostra que as contratações de profissionais desse setor cresceram 39% no primeiro quadrimestre de 2024, em relação à igual período de 2023. O estudo aponta ainda que a alta demanda pode ser explicada pelos salários atrativos. Entre os cargos mencionados na pesquisa estão especialista em cibersegurança de IA, engenheiro de automação inteligente e cientista de dados.

Com nota 5 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o maior entre os programas de pós-graduação na área de Ciência da Computação das universidades públicas e privadas do Ceará e das instituições privadas do Norte e Nordeste, atualmente o programa conta com três linhas de pesquisa: Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Engenharia de Sistemas e Computação Visual e Interação.

Vládia conta, ainda, que durante o programa, os alunos são incentivados a buscar soluções para problemas atuais e importantes da sociedade que envolvam empresas, órgãos governamentais e outras universidades e institutos de pesquisa. "O curso oferece aos discentes a oportunidade de se aprimorarem de forma técnica e científica que os permitam se adaptar de forma efetiva às novas exigências do mercado de acordo com as suas áreas de atuação", explica. 

Mais sobre o PPGIA

O Programa de Pós-Graduação em Informática Aplicada (PPGIA) tem como um dos principais objetivos contribuir para a melhoria da qualidade da prática e do ensino de informática no estado do Ceará e na região Nordeste como um todo. É por isso que o PPGIA atua na formação de mestres e doutores que possam contribuir com atividades de pesquisa de excelência, tanto no Brasil quanto no exterior, através de uma postura autônoma e espírito inovador. O Mestrado em Informática Aplicada tem 25 anos, tendo sido lançado em 1999; já o Doutorado possui 13 anos, lançado em 2011.