Pós-Unifor realiza ação de impacto para melhorias urbanas em comunidade de Fortaleza

qui, 11 abril 2024 15:32

Pós-Unifor realiza ação de impacto para melhorias urbanas em comunidade de Fortaleza

Realizada pela Especialização em Arquitetura e Projeto Sustentável da Unifor, a iniciativa busca implementar mudanças a partir de intervenções urbanísticas


A especialização habilita os estudantes na análise, gerenciamento e emprego de soluções sustentáveis nos ambientes urbanos e construídos (Foto: Arquivo pessoal)
A especialização habilita os estudantes na análise, gerenciamento e emprego de soluções sustentáveis nos ambientes urbanos e construídos (Foto: Arquivo pessoal)

A Especialização em Arquitetura e Projeto Sustentável da Universidade de Fortaleza — mantida pela Fundação Edson Queiroz — promove nos dias 13 e 14 de abril, de 9h às 17h, a ação de impacto “Quando a academia e a comunidade se encontram” na comunidade São Vicente de Paulo, conhecida como Comunidade das Quadras, em Fortaleza, uma parceria com o instituto Escolhi Amar.

Parte do trabalho de conclusão de curso dos estudantes da Especialização, a iniciativa se propõe a realizar um projeto urbanístico de integração, lazer e cultura na comunidade a partir de um mutirão com duração de dois dias. 

O evento contará com a participação de moradores locais, alunos, professores e colaboradores da Unifor para implementar uma série de melhorias na sede da Associação de Moradores da Comunidade São Vicente de Paulo/Comunidade das Quadras e seu entorno.

Situado no bairro Aldeota, o local fica na Av. Virgílio Távora, entre as ruas General Tertuliano Potiguara, Vicente Leite e Beni Carvalho. Entre as ações planejadas, estão a instalação de pórticos, pinturas de piso e murais, além da implementação de uma nova iluminação.

Desenvolvimento do projeto

A ação de impacto organizada pelas docentes da formação, Liana Feingold e Laura Rios, foi inspirada no conceito de “acupuntura urbana”. O termo se refere a intervenções urbanas estrategicamente planejadas e implementadas em áreas específicas de uma cidade, com o objetivo de revitalizar, melhorar ou transformar esses espaços com potencial para produzirem um impacto transformador.


Locais que passaram pelas intervenções dentro da Comunidade das Quadras (Imagem: Arquivo pessoal)

Assim como na acupuntura tradicional, onde pequenas agulhas são aplicadas em pontos específicos do corpo para tratar doenças ou promover o bem-estar, a acupuntura urbana busca identificar pontos-chave na urbe que necessitam de atenção e intervenção.

Durante meses, os alunos da Pós-Unifor dedicaram tempo a estudar e visitar a Comunidade São Vicente de Paulo. Foram promovidas oficinas e rodas de conversa com escuta ativa — a fim de captar as percepções, reais necessidades e desejos dos moradores locais — para, então, construírem juntos soluções e melhorias de maneira coletiva, buscando melhor qualidade de vida por meio das intervenções.

Metodologia utilizada

Os alunos adotaram uma abordagem participativa e colaborativa ao desenvolver a ação de impacto. Eles trabalharam em colaboração com a comunidade local, ouvindo ativamente suas necessidades e ideias, seguindo uma metodologia baseada na construção coletiva. 

Juntos, criaram uma agenda cultural e implementaram projetos que visam melhorar o ambiente urbano da Comunidade São Vicente de Paula. Ao longo do processo, os estudantes aplicaram uma metodologia que valoriza os talentos e recursos locais, buscando promover o engajamento e a participação ativa dos habitantes.


Alunos e professores da Unifor contaram com a participação ativa da comunidade local para elaborar as ações de intervenção (Foto: Arquivo pessoal)

Dessa forma, os discentes também se planejaram para utilizar a sustentabilidade nas futuras intervenções, utilizando técnicas de design sustentável e incentivando a auto-gestão comunitária. Todo esse planejamento tem como proposta trazer modificações positivas e duradouras no território, com impactos significativos na qualidade de vida da comunidade.

Quer fazer parte da ação? 

Os estudantes interessados em participar da ação de impacto podem se juntar à iniciativa. Basta entrar em contato com a coordenadora da Especialização em Arquitetura e Projeto Sustentável, Suellen Galvão, por meio do número de telefone ou e-mail abaixo. 

Serviço

Ação de impacto na Comunidade São Vicente de Paulo/Comunidade das Quadras
Data: 13 e 14 de abril de 2024 (sábado e domingo)
Horário: 9h às 17h
Local: Associação de Moradores da Comunidade São Vicente de Paulo/Comunidade das Quadras (Av. Senador Virgílio Távora, entre as ruas General Potiguara, Vicente Leite e Beni Carvalho) – bairro Aldeota

Mais informações: sejaposunifor@unifor.br ou (85) 9.9920-1467 (Suellen Galvão)

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.