Estudo de aluna do mestrado em Administração da Unifor revela urgência no uso de novas tecnologias na inspeção predial

seg, 4 novembro 2024 16:53

Estudo de aluna do mestrado em Administração da Unifor revela urgência no uso de novas tecnologias na inspeção predial

Segundo a pesquisa, drones e câmeras termográficas podem ser mais precisas na avaliação de edificações


O estudo será apresentado na palestra conduzida por Emanuele Nobre (autora da pesquisa), moderação das professoras do PPGD Oderlene Oliveira e Roselene Couras (Fotos: Acervo pessoal/ Ares Soares)
O estudo será apresentado na palestra conduzida por Emanuele Nobre (autora da pesquisa), moderação das professoras do PPGD Oderlene Oliveira e Roselene Couras (Fotos: Acervo pessoal/ Ares Soares)

A legislação atual referente à inspeção predial se limita a métodos visuais, abordagem que, embora útil, não capta a totalidade dos potenciais riscos estruturais que um prédio pode enfrentar. Um estudo inovador, realizado por Emanuele Nobre como parte de sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade de Fortaleza - instituição da Fundação Edson Queiroz -, demonstrou que a integração de tecnologias avançadas, como drones e câmeras termográficas, pode fornecer uma compreensão muito mais detalhada e precisa do estado das edificações.

Orientado pela professora do PPGA Oderlene Oliveira, e financiado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a pesquisa revelou que o laudo termográfico, que utiliza tecnologia para detectar variações de temperatura e outras anomalias estruturais ocultas, supera significativamente os métodos tradicionais de inspeção visual. Segundo o estudo, as câmeras termográficas identificam problemas como infiltrações e falhas de isolamento térmico que são invisíveis a olho nu, proporcionando dados cruciais para a manutenção preventiva e evitando custos de reparos extensivos e dispendiosos.

“A superioridade da inspeção termográfica sugere que a legislação atual precisa ser revista e atualizada para incorporar o uso de tecnologias avançadas. O estudo propõe que, além da inspeção visual obrigatória, a inspeção termográfica também se torne requisito legal, garantindo que todas as análises prediais sejam tanto abrangentes quanto precisas”, destaca Emanuele Nobre.

O estudo também desenvolveu e disponibilizou checklist inovador para a inspeção, que inclui procedimentos detalhados tanto para a inspeção visual quanto termográfica. “Este instrumento pode servir como referência para a atualização das normativas, garantindo que as inspeções realizadas sigam os mais altos padrões de qualidade e segurança”, complementa.

A implementação destas tecnologias não apenas melhora a qualidade dos laudos de inspeção predial, como também proporciona base sólida para decisões mais informadas e seguras na gestão de condomínios. Com base nas evidências deste estudo, é imperativo que os legisladores considerem a revisão da lei, refletindo os avanços tecnológicos e as necessidades atuais de manutenção predial.

"Este estudo, com o apoio acadêmico e financeiro de instituições renomadas, enfatiza a importância de abordagem legislativa que acompanhe as inovações tecnológicas, garantindo a segurança e a integridade das edificações e o bem-estar dos seus ocupantes", ressalta a professora Oderlene Oliveira.

Apresentação do estudo

A mestranda Emanuele Nobre apresentará como as inovações tecnológicas podem transformar a gestão de condomínios e a segurança das edificações na palestra “Tecnologia e Gestão de Condomínios: melhorando laudos de inspeção predial com soluções digitais”, com moderação das professoras Oderlene Oliveira e Roselene Couras, ambas do PPGA. O evento acontecerá dia 6 de novembro, quarta-feira, das 19h às 21h, no Auditório A1 da Unifor.

Serviço

Palestra “Tecnologia e Gestão de Condomínios: melhorando laudos de inspeção predial com soluções digitais”
Data: 6 de novembro de 2024
Horário: 19h às 21h
Local: Auditório A1 da Unifor
* Acesso gratuito

News Navigation Portlet está temporariamente indisponível.